Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A política econômica é um mecanismo de intervenção do governo na economia com objetivo de gerar crescimento e desenvolvimento econômico. Analise as afirmações abaixo:

1. A política fiscal é o mecanismo que o governo utiliza para o gerenciamento de suas receitas, através da arrecadação de impostos e dos seus gastos. Através dessa política, o governo pode expandir ou contrair a economia. Se há aumento da tributação (arrecadação) e baixos níveis de gastos, o governo está aplicando uma política fiscal contracionista, ao contrário, o aumento do gasto do governo e o “alívio” na tributação cria um efeito expansionista na economia.
2. Se o governo gasta mais do que arrecada, ele possui déficits, e, se essa situação permanecer, pode transformar-se em dívida pública, que deverá ser financiada, gerando custos financeiros para o governo.
3. O governo tem pouco ou nenhum controle sobre a política cambial, uma vez que a taxa dólar é estabelecida pelo mercado internacional.
4. A política monetária pode ser utilizada para controle dos níveis inflacionários. Um dos mecanismos é a taxa de juros oficial (SELIC). Entre outros efeitos, o aumento na taxa de juros causa um efeito “cascata” no sistema financeiro e todos os agentes passam a operar com taxas de juros mais elevadas, tornando o crédito mais caro e restringindo o consumo e controlado o aumento da demanda por bens e serviços.
5. A política de rendas estabelece o valor do salário-mínimo, assim como seus reajustes. Esta política trata também dos programas sociais e subsídios diversos para o desenvolvimento econômico do país.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282