Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Segundo Maria Carmelita Yasbek, a profissão e o conhecimento que a ilumina explicam-se no movimento histórico da sociedade, que é produto de relações sociais, de ações recíprocas dos homens entre si, no complexo processo de reprodução social da vida. Em seu texto Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social (2009), ela coloca em questão esses fundamentos na contemporaneidade, particularizando  as décadas de 80,90 e os primeiros anos do século XXI.

Com base nas discussões dessa autora, analise as seguintes afirmativas.

  1. São múltiplas as mediações que constituem o tecido de relações sociais que envolvem o processo de produção e reprodução da vida social em suas expressões materiais e espirituais.
  2. Na tarefa de explicitar como se constituem e se desenvolvem as tendências de análise sobre o Serviço Social brasileiro e as interpretações sobre sua intervenção e sobre a realidade social na qual se move, entende-se que essas tendências não se configuram como homogêneas, mas são permeadas por diversas clivagens, tensões e confrontos internos.
  3. É conhecida a relação entre a profissão e o ideário católico na gênese do Serviço Social no Brasil, e essa relação imprime a profissão um caráter de apostolado fundado em uma abordagem da questão social como um problema moral e religioso.
  4. O movimento de renovação no Serviço Social latino-americano impõe aos assistentes sociais a necessidade de construção de um novo projeto

comprometido com as demandas das classes subalternas e determina uma aproximação com  a teoria social de Marx.

Estão corretas as afirmativas

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282