Redação ENEM 2022: tudo o que você precisa saber

Atualizado em 24/06/2022 às 10:16

A redação ENEM 2022 tira o sono de muito estudante. Por isso, neste post, você vai conferir todos os detalhes sobre esse texto, desde a parte técnica até algumas ideias de temas e argumentos para a produção. Também tem vídeo com a professora Cleuza Cecato e aquelas dicas essenciais que vão fazer a diferença no grande dia. Então, confira o post até o final e fique mais perto de conquistar a nota dos seus sonhos.

 

O Aprova Concursos preparou um curso exclusivo para você se dar bem na prova do ENEM. Nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos, ou seja, elas já estão organizadas na ordem dos assuntos que mais tem chances de serem cobrados na prova! Então, é só dar o play e seguir a sequência do seu ambiente de estudos, assim, você não perde tempo! E, elas também são gravadas por assunto, com a duração ideal para que você consiga aprender sobre o tema proposto pelo professor, sem ficar cansativa!

Afinal, a sua preparação só precisa durar o tempo necessário para você garantir uma boa nota. Com toda a certeza um dos nossos cursos irá aumentar muito as suas chances, venha para o Aprova e descubra o segredo para ser aprovado!

 

Prepare-se para o ENEM

Para mais informações ligue 0800 727 6282

 

Dicas da professora Cleuza para a redação ENEM

Preparar-se para escrever a Redação do Enem é valorizar o tempo de leitura e estudo em todas as áreas do conhecimento. Afinal de contas, as melhores respostas às propostas são elaboradas por quem se ampara em argumentação consistente, com base nos conhecimentos de uma ou mais áreas do saber.

Alguns teóricos e algumas teorias nos ajudam a analisar diferentes problemas em qualquer tempo e saber empregá-los é fundamental, porque viabiliza melhores abordagens com repertório sociocultural produtivo e possibilita a confecção de projetos de texto estratégicos.

Que tal, além disso, ganhar um pouco mais de vocabulário também? Para atender ao que é solicitado em cada competência do texto, é bem importante conhecer ideias que nos ajudam a entender nosso tempo, nosso cérebro e nossas ações. Que tal aproveitar para começar já?

Livros indicados no vídeo

A professora Cleuza indica alguns livros para estimular o senso crítico e servir de argumentação na redação. Separamos abaixo todos eles junto com a sinopse para você conferir.

1922: A Semana Que Não Terminou – Marcos Augusto Gonçalves

1922: A Semana que não TerminouNuma narrativa fluente, elegante e crítica, que mescla linguagem jornalística e relato histórico, o jornalista Marcos Augusto Gonçalves dá vida aos personagens e descreve as famosas jornadas que animaram o Teatro Municipal nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, durante o festival que ficou conhecido como Semana de Arte Moderna. Ao mesmo tempo em que reconstitui passo a passo o evento, o autor despe o episódio de mitos que o foram cercando ao longo do tempo: desde certas fantasias triunfalistas associadas a uma espécie de superioridade paulista na formação da cultura moderna brasileira, até as versões que, ao contrário, insistem em diminuir a importância histórica dos festivais encenados pelos rapazes modernistas e patrocinados pela elite econômica da emergente Pauliceia.

Nesse sentido, o livro incorpora críticas que têm sido feitas, desde a década de 1980, a algumas “verdades” consagradas pela historiografia e pelo senso comum. Como a ideia de que a arte e a literatura dos anos que antecederam a Semana seriam apenas acadêmicas ou passadistas, resumindo-se, quando muito, a manifestações de caráter pré-modernista.

Vigilância Líquida – Zygmunt Bauman

vigilância líquidaAtualmente, nos governos, no setor privado e, sobretudo, no ramo de proteção, impera uma noção onipresente de segurança – contra ameaças terroristas, contra a ação de hackers, mas também contra os outros, os desconhecidos. Já que o risco nos espreita nos mais inesperados recantos da vida cotidiana, acatamos as medidas de segurança para o nosso próprio bem – e assim nos tornamos “servos voluntários” de uma vigilância que não se mostra, invisível, mas que nos vê. Em Vigilância líquida, Zygmunt Bauman reflete sobre a fluidez da segurança no mundo de hoje. E explica a proliferação, em toda parte, dos dispositivos de controle, que incluem desde câmeras de vigilância a escâneres corporais. Como tudo na modernidade líquida, a vigilância se dilui e se insinua no dia a dia, culminando com os mecanismos de fiscalização digital, postos em prática pela internet e as redes sociais.

 

21 lições para o século 21 – Yuval Noah Harari

21 lições para o século 21Como podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas? O que fazer sobre a epidemia de fake news ou a ameaça do terrorismo? O que devemos ensinar aos nossos filhos?

Em Sapiens, Yuval Noah Harari mostrou de onde viemos; em Homo Deus, para onde vamos. 21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade.

Seu novo livro trata sobre o desafio de manter o foco coletivo e individual em face a mudanças frequentes e desconcertantes. Seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos?

 

 

Ilíada e Odisseia – Homero

Ilíada e OdisseiaObras fundadoras da literatura ocidental, Ilíada e Odisseia são muito mais do que poemas épicos que narram a história da guerra de Troia ou do retorno de Ulisses a sua terra natal. Elas são a origem de um enorme repertório mítico que, avançando nos séculos, desempenha até os dias de hoje um importante papel no imaginário e na cultura do ocidente.

Ilíada parece consistir, pelo título, apenas de um breve incidente ocorrido no cerco dos gregos à cidade troiana de Ílion, a crônica de aproximadamente cinquenta dias de uma guerra que durou dez anos. No entanto, graças à maestria de seu autor, essa janela no tempo se abre para paisagens vastíssimas, repletas de personagens e eventos. É nesse épico homérico que surgem figuras como Páris, Helena, Heitor, Ulisses, Aquiles e Agamêmnon, e em seus versos somos transportados diretamente para a intimidade dos deuses, com suas relações familiares complexas e às vezes cômicas.

Odisseia, por sua vez, se tornou também um substantivo comum, que denomina jornadas marcadas por perigos e eventos inesperados, e “homérico” um adjetivo usado para relatar feitos grandiosos, como o regresso de Ulisses a sua terra natal.

Comporte-se: A biologia humana em nosso melhor e pior – Robert Sapolsky

livro comporte-seSomos capazes de cometer atos terríveis de violência, mas também de agir de forma igualmente bondosa e empática uns para com os outros. Neste livro, Robert M. Sapolsky explora as diferentes camadas que compõem cada um dos comportamentos humanos, buscando entender como nosso cérebro evoluiu em paralelo com a cultura ― e como essa complexa dinâmica ajuda a definir os impulsos que nos moveram ao longo da história.

Eleito um dos melhores livros de 2018 pelos jornais Washington Post e Wall Street Journal, e narrado com sensibilidade e bom humor, Comporte-se é um trabalho fascinante que investiga não só o que nos torna humanos, mas os problemas que nos afligem desde sempre: a intolerância, a violência e os limites entre a moralidade e o livre-arbítrio.

 

 

 

Quando será a redação ENEM 2022?

Agora vamos falar sobre a data da redação ENEM 2022. Ela está agendada para o primeiro domingo de provas, no dia 13 de novembro das 13h30 às 19h. Mas, é importante lembrar que além do texto, dentro desse prazo de tempo, você também terá que responder 45 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias e outras 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, além de preencher o gabarito.

Como é a prova de redação?

Segundo a própria cartilha do participante do INEP, o candidato deverá produzir um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. E nesse texto, o participante deve defender uma tese, ou seja, uma opinião a respeito do tema, apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.

Além disso, o texto deve ser escrito de acordo com a modalidade de escrita formal da língua portuguesa. Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Sendo que essa proposta deve respeitar os direitos humanos.

A professora Cleuza lembra que a estrutura do texto deve ter quatro parágrafos. Sendo o primeiro introdutório ao tema com intertertexto, o assunto em si e os temas que serão discutidos na argumentação. Seguido por dois parágrafos para argumentação com exemplos, análises e trazendo alguns comparações e relações. E o último deles é destinado a retomada da problematização, a proposta de intervenção com cinco itens e a ideia de fechamento, a conclusão.

Como é avaliada a redação ENEM?

É importante lembrar que a redação é avaliada de acordo com cinco competências e cada uma delas vale de 0 a 200 pontos. Confira quais são:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Tema redação ENEM 2022

O tema da redação ENEM 2022 é um mistério. Por isso, o ideal é que você fique atento aos assuntos de destaque no Brasil. Para te ajudar com as atualidades, separamos abaixo a playlist completa do programa Notícias da Semana. Toda segunda-feira, a professora Cleuza traz os temas que foram destaques no país e no mundo.

Mas, o ideal é que você não fique tentando adivinhar o tema, mas sim foque na prática de textos de uma forma geral. Afinal, é como acontece com as questões para o ENEM, o ideal é praticar para aumentar o repertório, diminuir o nervosismo e estar mais confiante no dia da prova.

Últimos temas de redação

E para te ajudar a ter repertório para praticar, separamos os últimos temas de redação do ENEM, confira!

  • 2009: O indivíduo frente à ética nacional
  • 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
  • 2011:  Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
  • 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
  • 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
  • 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil – Neste ano houve duas aplicações regulares do exame.
  • 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Tema redação ENEM 2021

Conforme mencionamos anteriormente, o tema redação ENEM 2021 foi “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Sendo assim, separamos uma análise completa do professor Nelson Sartori sobre esse assunto. Confira o vídeo logo abaixo!

Nota zero redação ENEM

Algumas pessoas se questionam se é possível zerar a nota da redação do ENEM e a resposta é sim. Confira os motivos que podem levar a essa avaliação negativa:

  • Fuga total ao tema;
  • Não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;
  • Extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille;
  • Cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos 8 linhas de produção própria do participante;
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;
  • Números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;
  • Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
  • Assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
  • Texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;
  • Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho;
  • Texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Temas e repertório para a redação

Separamos mais um vídeo com a professora Cleuza para te ajudar a ter respertório e até mesmo inspiração para produzir a redação do Exame Nacional do Ensino Médio.

Prepare-se para a redação do ENEM

Agora que você já sabe tudo sobre a redação do ENEM, vamos falar sobre preparação. O ideal é que você encare a redação como qualquer outra disciplina do exame. Ou seja, é preciso assistir aulas sobre o assunto e praticar bastante. Então, a nossa dica é que você invista em um preparatório para o ENEM 2022.

curso enem 2022

Só assim, você terá ao seu lado a experiência de professores que entender muito do exame e podem te mostrar o menor caminho até a nota dos seus sonhos. Afinal, é a partir da nota do ENEM que se abrem diversas portas para o futuro acadêmico.

Além disso, aqui no Aprova temos o curso de Prática de Redação. Assim, você pode produzir redações com os últimos temas do exame e ter o seu conteúdo corrigido pelos nossos professores, além de ter aulas exclusivas sobre produção de texto.

Aula de revisão

Separamos abaixo uma aula de revisão para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio com a professora Celuza Cecato. Essa videoaula serve para te dar um norte para a preparação, e se quiser saber mais sobre o exame tem um post completo sobre o ENEM 2022 aqui no blog!

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! Há previsão ainda, que mais de que milhares de vagas sejam abertas nos principais concursos em todo o Brasil.

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Compartilhe com
seus amigos

Deixe seu Comentário