Hoje vamos te contar o que estudar para concurso da Receita Federal, para que você saiba como pode antecipar sua preparação para o próximo edital prova da Receita Federal.
O que estudar para concurso da Receita Federal
Para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal, com base nos últimos editais, podemos afirmar que há possibilidade de a prova da RFB cobrar questões objetivas das disciplinas de:
Língua Portuguesa
Contabilidade Geral e Avançada
Direito Tributário
Comércio Internacional e Legislação Aduaneira
Espanhol ou Inglês
Raciocínio Lógico-Quantitativo
Administração Geral e Pública
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Legislação Tributária
Auditoria
Por outro lado, o cargo de Analista Tributário da Receita Federal, também com base nos últimos editais, é possível que a prova tenha questões sobre temas de:
Legislação Tributária e Aduaneira – para o cargo na Área geral
Informática – para o cargo na Área informática
Direito Constitucional e Administrativo
Língua Portuguesa
Direito Tributário
Espanhol ou Inglês
Raciocínio Lógico-Quantitativo
Administração Geral
Contabilidade Geral
Questões do último concurso da Receita Federal
Confira abaixo duas questões aplicadas nas últimas provas da Receita Federal:
Questão de Língua Portuguesa sobre Sintaxe
Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito de forma gramaticalmente correta.
O governo espera uma melhoria da economia, até o final do ano, mas, mesmo que essa hipótese se confirme, o efeito positivo sobre as contas fiscais não serão imediatos, com maior impacto no ano que vem.
Até junho a receita de tributos vinha evoluindo em ritmo inferior ao esperado, como já reconheceu a Secretaria da Receita Federal. O mesmo parece estar ocorrendo com a arrecadação previdenciária, que vinha ajudando à sustentar o patamar da arrecadação federal, como mostraram dados do Ministério da Previdência relativos ao primeiro semestre.
As contas fiscais de junho foram influenciadas negativamente pelo efeito estatístico do recolhimento do Refis da Crise, em junho de 2011. Provavelmente será tarefa mais difícil atingir as metas de superávit primário deste ano, num momento em que o Tesouro promete mais recursos para os Estados e promove desonerações fiscais.
Afinal, a área fiscal ganhou mais relevancia para o equilíbrio macroeconômico e, assim, para o controle da inflação , na medida da perda relativa de importancia da política de juros e do regime de metas de inflação.
Se as pressões sobre os preços visíveis nos últimos dias se confirmar, a política fiscal exigirá ainda mais atenção, por fragilidades tanto no longo como no curto prazo.
No relatório de auditoria, deve ser divulgado que os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a:
avaliação dos riscos de não conformidades nas demonstrações contábeis, sempre causadas por fraudes.
estimativa dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, exclusivamente causadas por erro, sendo de responsabilidade da administração a ocorrência de fraudes.
identificação de todos os riscos de distorção nas demonstrações contábeis e no relatório da administração, independentemente se causada por fraude ou erro, determinando sua materialidade.
gestão dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, identificadas na matriz de riscos, causada exclusivamente por erro.
avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro.
Agora que você já sabe o que estudar para prova da receita federal, pode começar seus estudos com um curso para o concurso da Receita Federal para aumentar suas chances de conquistar uma vaga!