O ENEM 2020 é a sua chance de ingressar em uma universidade para iniciar a carreira dos seus sonhos. E, para te ajudar a se preparar, redigimos um texto com tudo o que você precisa saber para conquistar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio.

Como conquistar uma boa nota no ENEM 2020?

Quem faz o Exame Nacional do Ensino Médio tem como principal objetivo conquistar uma boa nota. Além de muito foco e determinação, é necessário se preparar com um bom curso online, resolvendo provas e questões de edições anteriores para conhecer os assuntos recorrentes no exame.

É importante também treinar muito para a redação, e uma das coisas que pode te ajudar é acompanhar o noticiário diário seja pela televisão ou pela internet, até mesmo nas redes sociais. Você deve estar sempre atento ao que é notícia, tanto no Brasil como no mundo, isso ajudará na construção de argumentos para o seu texto.

Preparação para o ENEM 2020

Assim sendo, se você busca uma preparação completa e específica para o ENEM 2020 nós temos a solução! Nossos cursos trazem o que realmente cai no exame de forma objetiva e com explicações direto ao ponto. As videoaulas possuem apenas 30 minutos de duração em média, o tempo necessário para você aprender sem enrolação!

ESTUDE PARA O ENEM COM O APROVA

Para mais informações ligue 0800 606 8889

Confira abaixo videoaulas de revisão de cada uma das disciplinas que serão cobradas no ENEM 2020:

Como calcular suas notas do ENEM?

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio são calculadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) de acordo com o sistema de avaliação conhecido como Teoria de Resposta ao Item – TRI.

A TRI não avalia os alunos apenas em relação a quantidade de acertos nas provas, analisa também as características de cada item e o padrão de resposta de cada um. Em resumo, caso muitos candidatos acertem determinada questão, a pontuação dela será menor. Em contrapartida, quem acertar questões nas quais poucos foram bem, conseguirá uma pontuação maior.

Você deve tomar cuidado se acertar poucas questões dentre as consideradas difíceis, pois a tendência é que a TRI conclua que seus acertos foram “no chute”, atribuindo uma pontuação menor do que a originalmente calculada.

Sabemos que esse método é um pouco complexo, mas é exatamente por isso que se torna muito difícil o candidato saber como somar sua nota do ENEM, não há como descobrir quais questões o Inep classifica como difíceis ou fáceis.

Como somar a nota do ENEM 2020?

Mesmo que para conhecer sua média final você tenha que aguardar o cálculo realizado pela TRI, existem formas de se chegar a uma pontuação aproximada na sua prova. Basta fazer uma média simples, somando as notas de cada uma das áreas do conhecimento e dividindo o resultado por 5.

A outra possibilidade é uma média por peso, mas é necessário que você saiba qual é o peso que a universidade que você tem interesse em entrar aplica para cada nota do ENEM. Com essa informação você então multiplica cada nota pelo peso que a universidade atribui.

Por exemplo, se a instituição de ensino superior que te interessa atribui peso 2 para a área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, então você terá que multiplicar a pontuação que obteve nessa área por dois.

Como fazer uma boa redação no ENEM 2020?

Ao se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio você sabe o quanto é importante fazer uma boa redação pois a nota tem grande peso no final.

Primeiramente, é importante que você saiba que ela é corrigida por dois corretores de forma independente. Cada um deles atribui uma nota entre 0 e 200 para cada uma das cinco competências abaixo:

  • 1 – Uso correto do Português;
  • 2 – Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo;
  • 3 – Defender seu Ponto de Vista com argumentos;
  • 4 – Demonstrar capacidade de argumentação;
  • 5 – Elaborar a Proposta de Intervenção.

 

Não tem segredo para fazer uma boa redação, a melhor maneira é praticando. Busque temas cobrados em edições anteriores e escreva textos sobre eles, no mesmo formato que será exigido no dia do exame.

Além de estar sempre muito bem informado sobre atualidades, cursos online como o Redação Para ENEM podem ajudar você a alcançar uma nota 1000 na redação ou chegar muito próximo disso.

O que mais cai no ENEM?

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio costumam ser bastante abrangentes nos assuntos cobrados, mas alguns conteúdos aparecem com maior frequência. Confira a seguir o que mais cai no ENEM:

Ciências Humanas: são 45 questões dividias entre as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Entre os assuntos mais importantes a serem estudados temos Idade Contemporânea, Geografia Agrária, Ética, Mundos do Trabalho, Cartografia, História do Brasil, Ideologia, Geopolítica, Idade Moderna, Meio Ambiente, Globalização, Democracia e Cidadania, Brasil Colônia, Natureza do Conhecimento e Cultura e Indústria Cultural.

Ciências da Natureza: Mais 45 questões distribuídas entre temas de Biologia, Química e Física. Entre os assuntos mais cobrados destacamos Termodinâmica, Meio Ambiente, Leis da Física, Físico-química, Mecânica, Humanidade, Citologia, Ondulatória, Química Orgânica, Eletricidade, Histologia e Fisiologia, Óptica e Biotecnologia.

Linguagens e Códigos: Também possui 45 questões sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Arte e Literatura. Entre os assuntos mais cobrados destacam-se Leitura e Interpretação de Texto, Análise do Discurso, Leitura e Artes, Domínio Lexical, Compreensão Textual e Gêneros Textuais. Nessa etapa também há a redação sobre algum tema de relevância nacional ou mundial.

Matemática: Mais 45 perguntas sobre temas de Geometria; Aritmética; Escala, Razão e Proporção; Funções; Porcentagem; Gráficos e Tabelas; e Probabilidade.

Em resumo, saiba o que estudar para o ENEM com a playlist abaixo, assista:

Datas do ENEM 2020

Pela primeira vez o Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em duas versões diferentes: a prova regular acontecerá nos dias 1º e 8 de novembro de 2020. Já a versão digital do Enem deve ser realizada nos dias 11 e 18 de outubro.

O ENEM 2020 será presencial nas duas versões. Neste ano começa a transição do exame no papel para o computador. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), essa mudança iniciará em um projeto-piloto para 50 mil candidatos de 15 capitais brasileiras.

Portanto, no ato da inscrição os candidatos deverão fazer a adesão opcional e o valor será o mesmo. A previsão é que, até 2026, o Enem seja 100% digital.

Como se inscrever no ENEM 2020?

Para você fazer sua inscrição, deverá acessar o site do Inep, dentro do prazo (provavelmente maio de 2020) e informar:

  • – endereço de e-mail, telefone celular ou fixo;
  • – solicitar atendimento especial (caso necessário);
  • – selecionar a cidade onde irá fazer as provas;
  • – escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol);
  • – criar uma senha, que será solicitada sempre que você acessar o sistema.

Anote seu número de inscrição no ENEM 2020 e a senha cadastrada, essas informações serão necessárias para acompanhar o andamento da inscrição, consultar o Cartão de Confirmação, acessar resultados e, posteriormente, fazer inscrição nos programas do Ministério da Educação (Prouni, Sisu e Fies).

Neste momento também será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) que é o boleto da taxa de inscrição que você poderá pagar em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios dentro do vencimento.

Isenção ENEM 2020

É possível ter direito a gratuidade na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, mas fique atento pois o período de solicitação é aberto antes mesmo do prazo de inscrições (o que deve acontecer em abril).

Para pedir isenção é necessário que você se encaixe em algum dos critérios a seguir:

  • – Estar cursando a última série do Ensino Médio em escola pública declarada ao Censo Escolar;
  • – Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada. Possuir renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido. E renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou mensal de até três salários mínimos.

O resultado do processo de isenção será divulgado alguns dias antes da abertura do prazo de inscrições.

Página do Participante ENEM 2020

Depois de garantida a inscrição no exame, você encontrará todas as instruções necessárias acessando a Página do Participante. Além de orientações, também é possível visualizar o cronograma, quais são as dúvidas mais frequentes, assistir vídeos com tutoriais, enfim, todo o conteúdo necessário para te auxiliar nas provas.

É na página do participante que você irá conferir, quando forem disponibilizados, o local de realização das provas.

Gabarito ENEM 2020

Fique atento ao gabarito oficial do ENEM, ele será sempre disponibilizado pelo Inep, e você poderá acessá-lo tanto pelo site como pelo aplicativo. Nessas plataformas é possível ainda fazer o download dos cadernos de questões.

Resultado ENEM 2020

O resultado do exame geralmente é divulgado em janeiro do ano seguinte a prova, neste caso 2021. O do ENEM 2019, por exemplo, acontecerá apenas no próximo dia 17 janeiro.

As informações são organizadas por área do conhecimento, gerando uma pontuação separada para cada área. Para consultar será necessário informar o número do seu CPF.

Veja mais notícias no blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE O ENEM

Curta no Facebook a página do Aprova! Siga também nosso perfil no Instagram

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *