Concurso TJ SP 2023, edital revela quais são as fases do concurso

Atualizado em 08/03/2023 às 17:00

O edital do concurso TJ SP, publicado em 03 de fevereiro de 2023, traz detalhes de como será o processo seletivo que definirá os próximos 400 servidores públicos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Dentre as informações compartilhadas estão as etapas do concurso, que serão duas. A primeira etapa será composta pela prova objetiva e a segunda para a prova prática.

Se você se interessa pelo conteúdo, é só continuar com a leitura deste artigo, aqui você confere todos os detalhes sobre a prova.

Fases do concurso TJ SP

Prova objetiva

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de 5  horas e visa avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato necessário ao desempenho do cargo.

A prova objetiva será composta de 100 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, de acordo com o conteúdo programático. E será aplicada no dia 28/05/2023.

Conteúdo da prova objetiva

As questões da prova objetiva serão distribuídas em blocos como segue:

BLOCO I: Língua Portuguesa;
BLOCO II: Conhecimentos em Direito;
BLOCO III: Conhecimentos Gerais (atualidades, matemática, informática e raciocínio
lógico).

Avaliação da prova objetiva

A prova objetiva será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório, onde o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco, além do caráter classificatório.

O bloco III terá apenas caráter classificatório.

Será considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5.

Serão convocados para a prova prática (formatação e digitação) APENAS os candidatos habilitados e com melhor classificação.

Conteúdo da prova prática

A prova prática, de caráter eliminatório, buscará aferir o conhecimento e habilidades do candidato, utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows.

Avaliação da prova prática

A prova prática, de caráter eliminatório, constará de duas atividades (formatação e digitação), a serem realizadas como segue

Formatação de um texto

Formatação de um texto preestabelecido de acordo com as instruções a serem dadas quando da aplicação da prova, que será desenvolvida em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de editor de texto Microsoft Word 2016 ou superior em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.

Serão observados os erros cometidos nos seguintes itens: tipo de fonte, tamanho da fonte, formatação da fonte: negrito, itálico e sublinhado, alinhamento do texto, espaçamento do texto (entre linhas, entre parágrafos), margem e parágrafo.

A formatação será pontuada de 0 a 2 pontos.

Para cada ocorrência de erro de formatação: diferente, extra ou a falta do que for solicitado, será descontado 0,2 ponto.

A nota 2 será atribuída para a formatação correta do texto, sem erros, em no máximo 5 minutos.

Os candidatos inscritos como pessoas com deficiência terão o tempo máximo de 8 minutos para a realização da formatação do texto.

Caso o candidato termine a formatação do texto antes de se esgotar o tempo previsto poderá realizar correções na formatação, se entender necessário.

Digitação de um texto

Cópia de texto impresso, com aproximadamente 1.800 caracteres, em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de software específico para uso na prova, em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.

A digitação será pontuada de 0 a 8 pontos.

Os erros serão contados caractere a caractere (a mais, a menos ou diferente), em comparação com o texto original, considerando-se erro toda e qualquer divergência. A produção em desacordo, extra e/ou a falta de digitação do texto original será considerada
como erro. A correção considerará como correto somente a cópia fiel do texto que será fornecido para a digitação.

Para cada erro cometido será descontado 0,05 ponto.

A nota 8 (oito) será atribuída à transcrição integral do texto, sem erros, em no máximo 11 minutos.

Os candidatos inscritos como pessoas com deficiência terão o tempo máximo de 17  minutos para a realização da prova de digitação.

  • A nota do(a) candidato(a) nesta prova será calculada segundo a fórmula: Nota = 8 – (erros x 0,05) + 2 – (erros x 0,2).

Será considerado(a) APROVADO o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 5 pontos, os demais serão considerados REPROVADOS.

Estude com Aprova Concursos

Por ser um certame que oferece ótimas oportunidades, é natural que a concorrência seja grande. Mas o candidato que otimiza seu estudo está um passo à frente. Contar com um curso preparatório é a principal estratégia para você conquistar sua aprovação.

O conteúdo a ser estudado é extenso. Porém, com a metodologia do Aprova, você tem acesso a um material produzido por especialistas de acordo com o que realmente pode cair na prova.

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS