Após quase 20 anos de espera, tudo indica que o novo certame do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte finalmente aconteça dentro dos próximos 365 dias. A publicação do edital está em fase avançada de estudos e, ao que tudo indica, deve se concretizar muito em breve pois, se levarmos em consideração a quantidade de cargos vagos, a reposição se faz urgente. Confira no decorrer do post tudo o que já sabemos sobre o tão aguardado concurso TJ RN 2021.

ANTECIPE SUA PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO TJ RN 2021 COM O APROVA

Ou, se preferir, ligue: 0800 606 8889

Sobre o concurso TJ RN 2021

Conforme dito no início da postagem, a realização do novo concurso do TJ RN está em um estágio bastante acelerado de estudo, pelo menos foi o que afirmou o presidente do órgão, desembargador João Rebouças, ao participar de uma live exibida em rede social oficial da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte (OAB-RN). Acredita-se que, tão logo a pandemia chegue ao fim, a conclusão desses estudos deve acontecer e, consequentemente, a realização ser anunciada. Inclusive já haveria até uma banca contratada para organização, no caso o Núcleo Permanente de Concursos da COMPERVE (Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Como o último certame aconteceu em 2001, de lá para cá muitos funcionários se aposentaram, foram exonerados ou pediram exoneração, enfim, a realidade é que atualmente são mais de mil cargos vagos no TJ Rio Grande do Norte. Para se ter uma breve noção, somente a função de Auxiliar Técnico, que exige nível médio, tem uma vacância de 316 cargos, enquanto as funções de nível superior, Técnico Judiciário, Oficial de Justiça e Analista Judiciário têm, respectivamente, 326, 82 e 4 cargos vagos. Isso para citar apenas as funções que certamente deverão estar presentes no próximo concurso. Se o intuito for o de preencher todos os cargos, teremos pelo menos 728 vagas oferecidas no edital TJ RN 2021.

Voltando ao pronunciamento feito pelo presidente do Tribunal em live, foi dito ainda que as oportunidades que vierem a ser oferecidas são para lotação nas secretarias das comarcas do interior do estado, ou seja, ao contrário do que acontece quando o local de trabalho se dá em gabinetes de juízes e desembargadores, as vagas não devem exigir graduação específica em Direito. Outro ponto interessante a ser mencionado é que as provas deverão ser aplicadas em um mesmo dia e horário, permitindo assim que os candidatos se inscrevam para apenas uma comarca.

Sobre os cargos que estarão no edital TJ RN 2021

Se levarmos em consideração os principais cargos, ou seja, aqueles que certamente serão ofertados no concurso TJ RN 2021, seguem as informações referentes aos requisitos para concorrer e também as atribuições de cada um deles:

Auxiliar Técnico

  • Nível Médio Completo
  • Atribuições: receber, registrar e autuar as petições e dar andamento aos processos; datilografar ou digitar os atos e termos processuais; informar sobre o andamento dos processos; e executar outras atribuições que lhes forem conferidas pelo Juiz.

Técnico Judiciário

  • Nível Superior Completo em Qualquer Área de Formação
  • Atribuições: datilografar ou digitar sentenças e despachos; arquivar resenhas, ofícios, Diário Oficial e registrar sentenças; cumprir os provimentos e as determinações do Juiz e do Diretor de secretaria; orientar e prestar informações sobre os processos; executar outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Juiz; e substituir o Diretor nas suas faltas e impedimentos.

Oficial de Justiça

  • Nível Superior Completo em Qualquer Área de Formação
  • Atribuições: fazer, pessoalmente, as citações, intimações, notificações, prisões, e demais diligências que lhe forem ordenadas; lavrar, no processo, certidões dos atos de que trata o inciso anterior e autos de penhora, de depósito, de resistência ou de arrombamento, nos casos previstos em lei; proceder e conduzir à presença do Juiz ou autoridade competente os que forem encontrados em flagrante delito, ou por ordem escrita da mesma autoridade; convocar pessoa idônea para auxiliá-lo nas diligências e testemunhar os atos de seus ofício, quando necessário; executar as ordens emanadas do Juiz perante o qual servir; exercer as funções de porteiro dos Auditórios e do Tribunal do Júri; comparecer diariamente ao expediente do foro, na Vara perante a qual servir; solicitar o auxílio de força pública para o cumprimento dos autos de ofício, quando necessário, mediante prévia autorização do Juiz; e portar por fé, sob as penas da lei, a autenticidade e veracidade dos atos de ofício.

Último concurso TJ RN

Como dito acima, o último concurso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, com oferta de vagas para servidores, aconteceu no ano de 2001. A banca responsável pela organização foi a Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte em convênio com a Universidade Potiguar. Na ocasião foram disponibilizadas vagas para os cargos de Auxiliar Técnico, Técnico Judiciário e Oficial de Justiça.

Todos os candidatos tiveram que realizar provas objetivas com um total de 100 questões, divididas da seguinte maneira:

  • Auxiliar Técnico – Português (35), Conhecimentos Gerais (25), Noções de Informática (20) e Lei de Organização Judiciária do Estado do Rio Grande do Norte (20).
  • Técnico Judiciário e Oficial de Justiça – Português (20), Noções de Direito Constitucional (15), Lei de Organização Judiciária do Estado do Rio Grande do Norte (15), Noções de Processo Civil (15), Noções de Processo Penal (15),  Conhecimentos Gerais (10) e Noções de Informática (10).

Para conferir na íntegra o edital TJ RN 2001 clique aqui.

No início de 2020 foi anunciado um concurso do TJ RN, mas dedicado a preencher 33 vagas na área de Tecnologia da Informação, na ocasião os cargos disponibilizados foram: Analista de Suporte Pleno (Infraestrutura), Analista de Suporte Pleno (Banco de Dados), Administrador de Sites (Web Master), Técnico de Suporte Sênior, Analista de Sistemas Sênior, e Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte.

Resumo – Concurso TJ RN 2021

  • Banca: COMPERVE
  • Inscrições: A Definir
  • Cargos: Auxiliar Técnico, Técnico Judiciário, Oficial de Justiça, entre outros
  • Níveis: Médio e Superior
  • Vagas: A Definir
  • Remuneração: A Definir
  • Situação: Em fase final de estudos

Antecipe a preparação para o concurso TJ RN 2021!

Não é porque ainda não existe uma data definida para a publicação do edital que você ficará esperando de braços cruzados, certo? Use essa indefinição a seu favor, iniciando agora mesmo sua preparação. Quanto antes você começar a estudar, muito maiores serão suas chances de ter sucesso quando o novo certame for anunciado. E para isso, nada melhor do que contar com o fundamental auxílio do melhor curso online para concurso.

Nele você poderá assistir videoaulas que apresentam apenas o que realmente cai nas provas. Isso é sinônimo de economia máxima de tempo, pois não será necessário perder horas preciosas com assuntos desnecessários. As videoaulas têm ainda a vantagem de concluírem o conteúdo ao que se referem em poucos minutos, otimizando a maneira como a matéria é passada e facilitando a assimilação. Portanto, estudar assistindo videoaulas é a forma mais rápida e eficiente de ficar muito bem preparado.

Videoaula Grátis

Como você pôde ver ao falarmos a respeito do concurso do TJ RN realizado em 2001, uma das disciplinas cobradas foi Português. E não apenas foi cobrada, como foi a que maior quantidade de questões apresentava nas provas. Ela com certeza também estará presente no conteúdo programático do próximo certame e tendo um grande peso na pontuação. Que tal acompanhar uma videoaula especial, gravada pela Prof.ª Carolina Santana, para que, além de conhecer um pouco mais da metodologia Aprova, saiba o que pode vir a ser cobrado?

Outra disciplina que certamente deverá fazer parte dos seus estudos para o concurso TJ RN 2021, seja concorrendo a cargos de nível médio ou de nível superior, é Informática. Muitas pessoas não dão a devida importância, uma vez que costumam ser pouca, se comparado as demais disciplinas, a quantidade de questões cobradas nas provas, mas acredite, obter um bom percentual de acertos pode ser determinante para sua aprovação. Confira então na videoaula grátis abaixo, especialmente gravada pelo Prof. Marcio Hollweg, o que tem mais chance de cair na avaliação e, consequentemente, quais são os temas onde você precisará ter maior foco.

Enquanto isso, uma disciplina que deve voltar a aparecer no conteúdo programático, só que nesse caso exclusivamente para os cargos de nível superior, como aconteceu em 2001, é Noções de Direito Constitucional. E claro, a exemplo das outras duas disciplinas já mostradas, nós também vamos te dar um empurrãozinho para saber por onde iniciar os estudos. Note que, com a ajuda do Prof. Antonio Kozikoski, tudo fica mais fácil. Então basta dar o play e conferir.

Questões

questões concurso anvisa

Estudar resolvendo questões deixa sua preparação mais poderosa

Mas não só de videoaulas deve viver seu curso online e sua preparação para o concurso TJ-RN 2021. Quem compra o preparatório pré-edital do Aprova, ganha acesso também ao Aprova Questões, uma plataforma repleta de questões para treinar. Praticar resolvendo questões de concursos anteriores torna sua preparação ainda mais poderosa. Assim é possível testar os conhecimentos adquiridos, adquirir ainda mais conhecimento e, consequentemente, ganhar mais segurança para marcar as alternativas corretas no dia da aplicação da prova.

Quer exemplos de questões que podem ser encontradas na plataforma? Então vamos lá, começando com uma de Português, cobrada em um dos passados concursos do TJ-RN:

“A preocupação com o reconhecimento facial tem crescido nos últimos anos, visto que a tecnologia tem sido usada para fins de segurança pública e privada e de marketing. No Brasil, a novidade já chegou. Durante o carnaval deste ano, um homem foi preso depois de ser reconhecido por uma câmera, e a ViaQuatro do metrô paulista foi impedida de usar o reconhecimento facial. O debate sobre a regulamentação da tecnologia está previsto na Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em agosto de 2020”

De acordo com a tradição gramatical:

a) a segunda e a terceira vírgulas são empregadas no excerto por razões diferentes.

b) a quarta vírgula empregada no excerto separa orações de mesmo sujeito.

c) a primeira vírgula empregada no excerto é de uso facultativo.

d) a quarta e a quinta vírgulas são empregadas no excerto pela mesma razão.

Agora uma questão de Noções de Direito Constitucional:

Considerando as disposições constitucionais sobre nacionalidade e cidadania, assinale a opção correta.

a) É assegurado ao estrangeiro com residência permanente no Brasil o direito de voto nas eleições municipais, desde que casado com pessoa de nacionalidade brasileira.

b) Espanhol naturalizado brasileiro pode ser titular de qualquer ministério, mas não pode eleger-se presidente ou vicepresidente da República.

c) Italiano naturalizado brasileiro pode ser presidente do Senado Federal.

d) Alemão naturalizado brasileiro pode ser deputado federal, mas não presidente da Câmara dos Deputados.

e) Cidadão com dupla nacionalidade não pode ser governador de estado.

E aí, saberia as respostas? Essas são apenas duas das muitas questões específicas da Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte presentes no acervo do Aprova Questões, e que certamente deixarão sua preparação ainda mais poderosa.

Ou seja, antecipar seus estudos com o curso online do Aprova terá importância crucial durante sua caminhada até o dia do futuro concurso. Então, prepare-se conosco, pois assim, acredite, você aumentará suas chances de se tornar o feliz proprietário de uma das vagas que vierem a ser oferecidas. Por isso, quando acontecer, não esqueça de nos avisar, contando sobre seu sucesso em nosso Hall dos Aprovados.

Concentre-se com música!

Sabia que algumas músicas são capazes de deixar sua concentração mais aflorada? Pois é! Com o intuito de te ajudar a ter sucesso no futuro concurso do TJ RN, deixando seus estudos mais eficientes, preparamos uma playlist especial! Ouça:

Muitas vezes a ansiedade pela realização do sonho é tanta, o cansaço pelo esforço mental que o estudo para concursos é tamanha, que a concentração pode acabar nos deixando na mão. Mas acredite, não compensa ficar ansioso, nervoso, e nem ir além dos seus limites. Isso tende apenas a te prejudicar. A melhor maneira é relaxar.

Assim sendo, e já que falamos de relaxamento, aqui vai mais uma de nossas playlists especialmente preparada com músicas que te ajudarão a ter pensamento positivo para se se dar bem no grande desafio que será buscar uma das vagas no concurso TJ Rio Grande do Norte 2021.

Para ouvir mais músicas que serão de grande auxílio na manutenção da sua motivação, na hora de fazer atividades físicas no intervalo dos estudos, e muitas outras situações, basta clicar aqui.

VEJA MAIS NOTÍCIAS EM NOSSO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *