Concurso PC SP: Saiba mais sobre o perfil da banca Vunesp

Atualizado em 11/09/2023 às 15:31

A Polícia Civil de São Paulo está com inscrições abertas para o concurso que oferece vagas para os cargos de Investigador, Médico Legista, Perito Criminal, Escrivão e Delegado. A banca responsável pela realização do certame é a Vunesp.

Inscrições e cargos

As inscrições para o concurso da Polícia Civil de São Paulo estão abertas desde o dia 11 de setembro de 2023 e seguem até o dia 10 de outubro do mesmo ano. É importante ficar atento aos prazos e não deixar para a última hora.

Os cargos ofertados são: Investigador de Polícia, Médico Legista, Perito Criminal, Escrivão de Polícia e Delegado de Polícia. É necessário possuir nível superior para concorrer às vagas, além de atender aos demais requisitos exigidos em edital.

Salários e vagas

Uma informação importante para os candidatos são os salários oferecidos para cada cargo. Os rendimentos podem chegar até R$ 15.037,99, o que mostra a atratividade do concurso da Polícia Civil de São Paulo.

No total, são ofertadas 3.500 vagas, distribuídas entre os diferentes cargos. Para quem almeja uma carreira na área da segurança pública, essa é uma excelente oportunidade de ingresso no serviço público.

Perfil da banca Vunesp no concurso PC SP

A Banca Vunesp, conhecida por sua tradição em concursos públicos, se destaca por oferecer provas que, embora não alcancem o alto nível de complexidade de outras bancas renomadas, como Cebraspe/CESPE ou FGV, ainda têm seus próprios desafios peculiares.

Uma das peculiaridades das provas da Vunesp reside nos enunciados prolixos e, por vezes, de interpretação labiríntica, que podem confundir até os candidatos mais experientes. Além disso, essa banca gosta de lançar questões que envolvem situações hipotéticas, exigindo uma abordagem analítica aguçada.

A Vunesp também tem a reputação de abordar de forma abrangente todo o conteúdo programático estipulado nos editais. Portanto, os candidatos devem estar preparados para uma gama diversificada de tópicos e conceitos.

Contudo, mesmo com esses desafios, a Banca Vunesp pode ser considerada relativamente previsível em sua abordagem. Ela tende a se basear fortemente em modelos de provas passadas e, em alguns casos, recicla questões previamente utilizadas. Isso significa que os candidatos podem se beneficiar estudando provas anteriores para entender melhor a linha de raciocínio da banca.

Provas e edital

As datas das provas estão previstas para os dias 26 de novembro e 03 de dezembro de 2023. É importante estar preparado e estudar com antecedência para aproveitar ao máximo essa chance.

O edital do concurso, com todas as informações detalhadas sobre as etapas do certame, conteúdo programático e demais orientações, pode ser encontrado no site oficial da banca Vunesp.

Por fim, vale ressaltar que um concurso como esse requer dedicação e empenho por parte dos candidatos. É fundamental estudar de forma organizada e manter o foco nos estudos, buscando sempre se atualizar sobre os assuntos pertinentes ao cargo almejado.

Portanto, se você tem interesse em fazer parte da Polícia Civil de São Paulo, aproveite essa oportunidade e inscreva-se no concurso. Inicie sua preparação o quanto antes e esteja próximo de conquistar uma carreira sólida e com boas perspectivas de crescimento.

Prepare-se para o concurso PC SP com o Aprova

concurso pc sp

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS