Início » Notícias » Concurso Nacional Unificado: Comissão formada para certame. Confira detalhes!
Atenção, concurseiros! O Concurso Nacional Unificado 2023 está com a sua comissão organizadora formada e a expectativa é que a banca seja contratada ainda neste mês de novembro. A seleção promete ofertar mais de 6.600 vagas em mais de 20 órgãos, com salários que chegam a R$ 23 mil.
Comissão organizadora definida
A comissão responsável por todos os trâmites que antecedem o Edital do Concurso Nacional Unificado já está formada. Confira abaixo os nomes dos membros que estarão à frente dessa importante etapa:
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI
Titular: Regina Coeli Moreira Camargo, responsável pela coordenação da Comissão
Suplente: Cristina Kiomi Mori
Advocacia-Geral da União – AGU
Titular: Armando Miranda Filho
Suplente: Guilherme Brum de Almeida
Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República
Titular: Andrea Cordeiro de Souza
Suplente: Marina Godoy Guimarães Frota
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep
Titular: Ricardo Magalhães Dias Cardozo
Suplente: Isabel Cristina Silva Chagas
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea
Titular: Fernando Gaiger Silveira
Suplente: Alexandre dos Santos Cunha
Fundação Escola Nacional de Administração Pública – Enap
Titular: Alexandre de Ávila Gomide
Suplente: Magali Zilca de Oliveira Dantas
Escolha da Banca em breve!
Importante: de acordo com informações, as bancas Cebraspe, FGV e Cesgranrio seguem na disputa para ficar responsável pelo Concurso Nacional Unificado. Segundo fontes ligadas ao Governo Federal, a contratação da banca tem enfrentado desafios.
Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário
Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
Políticas Sociais
Justiça e Saúde
Trabalho e Previdência
Dados, Tecnologia e Informação Pública
Quais cargos ainda estão sem bloco?
Advocacia-Geral da União (AGU)
A Advocacia-Geral da União (AGU) participará do Concurso Nacional Unificado, oferecendo 400 vagas autorizadas no edital único. Até o momento, a alocação do órgão em um bloco temático específico não foi determinada.
Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC)
O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania oferecerá 40 vagas de nível superior para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS).
Ministério da Educação
O Ministério da Educação autorizou o provimento de 70 vagas de nível superior. Vale destacar que um edital específico do Concurso MEC está em andamento, ofertando 220 vagas.
Ministério da Cultura
O Ministério da Cultura também participará do Concurso Nacional Unificado, com 50 vagas para o cargo de Analista Técnico-Administrativo, exigindo nível superior e oferecendo salário inicial de R$ 7.218,37.
Lembre-se: O exame será aplicado em 180 cidades brasileiras por meio de uma prova única.
CNU 2023: Página Oficial
O Concurso Nacional Unificado (CNU) agora possui uma página oficial criada pelo Governo Federal!
O Governo Federal elaborou o Edital unificado do Concurso Nacional com o propósito de ampliar a democratização do acesso ao serviço público. Em contraste com as edições anteriores, as provas serão conduzidas em várias cidades do país, não se limitando apenas às capitais.
Seguindo o cronograma disponibilizado no portal oficial da seleção, a escolha da banca encarregada pela organização do concurso deverá ser concluída até o dia 22 de novembro. A publicação do Edital está agendada para dezembro, e as provas estão programadas para serem realizadas em fevereiro ou março de 2024.
Guia Referencial para Concursos Públicos
Na Página Oficial do Enem dos Concursos, além de informações sobre a seleção, encontra-se o Guia Referencial para Concursos Públicos, elaborado pela Enap em parceria com o MGI. O guia orienta os candidatos em todo o processo seletivo, desde a fase pré-edital até o pós-edital.
Disciplinas Recomendadas para o Concurso Unificado
De acordo com o documento, as disciplinas recomendadas são: Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico-Quantitativo. O MGI adiantou temas que podem ser cobrados nas provas, como:
Valorização do ethos público;
Realidade brasileira e relações entre Estado;
Políticas públicas e desenvolvimento nacional.
Prepare-se com o Aprova para o CNU 2023!
Para se preparar adequadamente para o Concurso Nacional Unificado, é essencial ter foco e dedicação nos estudos. Para facilitar no processo, o melhor é contar com suporte profissional do Aprova, um preparatório especializado em aprovação.
No curso, você terá acesso apenas ao conteúdo relevante para a sua prova, sem perder tempo com informações desnecessárias. As videoaulas têm duração curta, e a metodologia em formato de plano de estudos permite uma assimilação eficiente dos temas mais importantes.
Prepare-se e aumente as suas chances se ser aprovado(a) no Concurso Nacional Unificado!