Concurso ANEEL: mais de 40 vagas e iniciais de R$ 16 mil esperam por você!

Atualizado em 28/08/2023 às 11:50

O Governo Federal anunciou a autorização para o Concurso da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Segundo a portaria, o Edital deve ser publicado em até seis meses, já com a comissão formada desde 09 de Agosto!

Serão 40 vagas ofertadas de nível superior para diversos cargos em Brasília/DF, e com possibilidade de trabalho em home-office. Acompanhe o artigo para conferir mais detalhes:

 

 

Remuneração e benefícios

Os candidatos que conquistaram a aprovação no prestigiado concurso da ANEEL têm acesso a atrativas remunerações, representando um importante reconhecimento pelo seu esforço e dedicação.

De acordo com as disposições estabelecidas na Lei nº 13.326, datada de 29 de julho de 2016, o subsídio oferecido aos Especialistas em Regulação pode alcançar um valor notável de até R$ 22.929,74, marcando a trajetória profissional desses indivíduos no topo da carreira!

Carreira na ANEEL: quais os principais cargos?

Para ingressar nas carreiras da Agência é necessário a realização de Concurso ANEEL. O quadro de pessoal é composto dos cargos de Técnico Administrativo, Analista Administrativo e Especialista em Regulação, além do quadro com 20 Procuradores Federais.

Último Concurso ANEEL

O último concurso ANEEL foi realizado em 2010, sob organização do Cespe/UnB, atual Cebraspe. Na ocasião, foram abertas 186 vagas, sendo 47 para Técnico Administrativo, 63 para Analista Administrativo e 76 para Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia. Foi dividido em duas etapas: a 1ª de prova objetiva e discursiva de caráter eliminatório e classificatório e a 2ª de avaliação de títulos de caráter classificatório.

A seleção recebeu 50.533 inscrições, o que ocasionou uma concorrência de 271 candidatos por vaga.

Prova Objetiva

As provas objetivas do Concurso ANEEL foram compostas de 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, valendo 120 pontos, com itens a julgar/assinalar certo e errado.

Prova Discursiva

As provas discursivas para o cargo de Técnico Administrativo foram compostas de uma redação de até 30 linhas, acerca de conhecimentos básicos.

Já para os cargos de Analista Administrativo e Especialista em Regulação os candidatos tiveram que realizar uma redação de até 30 linhas acerca dos conhecimentos específicos e duas questões discursivas de até 20 linhas.

Sobre a ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é uma autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que foi criada para regular o setor elétrico brasileiro, por meio da Lei nº 9.427/1996 e do Decreto nº 2.335/1997.

A ANEEL iniciou suas atividades em dezembro de 1997, tendo como principais atribuições:

  • Regular a geração (produção), transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica;
  • Fiscalizar, diretamente ou mediante convênios com órgãos estaduais, as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica;
  • Implementar as políticas e diretrizes do governo federal relativas à exploração da energia elétrica e ao aproveitamento dos potenciais hidráulicos;
  • Estabelecer tarifas;
  • Dirimir as divergências, na esfera administrativa, entre os agentes e entre esses agentes e os consumidores;
  • Promover as atividades de outorgas de concessão, permissão e autorização de empreendimentos e serviços de energia elétrica, por delegação do Governo Federal.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Preparar-se com o Aprova é o primeiro passo para garantir sua aprovação no futuro Concurso ANEEL. Isso porque a equipe do Aprova possui metodologia reconhecida nacionalmente por focar em conteúdos que realmente podem cair na prova. A equipe de especialistas analisa o edital e propõe o plano de estudos ideal para sua aprovação!

Concurso ANEEL

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS