Os artigos críticos devem ser submetidos à esterilização. Os artigos considerados críticos são:
O câncer de colo de útero constitui uma preocupação para as equipes da Atenção Básica à saúde, sendo um dos tipos de neoplasia que pode ser facilmente debelada se realizado o diagnóstico na fase inicial. Daí a necessidade de maior conscientização das mulheres quanto à importância dos exames preventivos regulares. Em relação a colpocitologia oncótica durante a gestação, podemos AFIRMAR que:
Leia as alternativas que seguem e assinale a resposta sequencialmente CORRETA.
I. O Estado deve garantir ações e serviços necessários a toda a população, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
II. O Estado deve garantir espaços que permitam o envolvimento da sociedade no processo de formulação e implantação da política de saúde.
III. Deve ser garantido um conjunto de ações e serviços que supram as necessidades de saúde da população e apresentem elevada capacidade de resposta aos problemas apresentados, organizados e geridos pelos diversos municípios e estados brasileiros.
IV. Os cidadãos têm direito ao acesso a um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços resolutivos, preventivos e curativos, individuais e coletivos, de diferentes complexidades e custos, que reduzam o risco de doenças e agravos e que proporcionem o cuidado à saúde.
A reforma sanitária constitui um marco na política de saúde nacional. Constituem condicionantes desta reforma, EXCETO:
Em casos de Mononucleose Infecciosa:
Para manutenção e retenção do lençol de borracha em posição estável junto dos dentes, de modo que afaste e retraia os tecidos moles e fluidos salivares, podemos utilizar grampos. De modo geral, a série de grampos é dividida em:
De acordo com o decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, são portas de entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços, EXCETO:
Canguilhem (2009) se contrapõe à visão funcionalista positivista do processo saúde-doença. Marque a alternativa que apresenta a visão que se relaciona com a concepção do autor:
Estudos baseados em evidência demonstram a eficácia da terapia familiar em transtornos do desenvolvimento, em psicopatologias e na alteração de doenças crônicas. Na concepção de Falceto (2008), assinale a afirmativa INCORRETA:
O ano se compõe de dez meses e o resto é Natal. O autor considera IMPERFEITA essa composição porque:
“O homem compreenderá a existência da noite, como já compreendera a da manhã.” O sentido conotativo dessa frase ENFATIZA:
A palavra “QUE" nas duas primeiras ocorrências no primeiro quadrinho SÃO, respectivamente:
Observe o anúncio abaixo:

O emprego da crase também deve ocorrer obrigatoriamente em:
Considera a doença como resultante da agressão de um agente a um organismo, sendo eficaz para a explicação da patogênese das doenças infecciosas. De acordo com tal conceito, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
I. Período de incubação
II. Período de transmissibilidade
III. Período de latência
IV. Patogenicidade
V. Infectividade
( ) Conjunto de qualidades específicas do bioagente, que lhe permitem vencer barreiras externas e penetrar em outro organismo vivo e aí multiplicar-se.
( ) Intervalo de tempo que decorre entre a exposição a um bioagente e o aparecimento de sinais ou sintomas da doença, durante o qual não existem sinais clínicos manifestos da doença e o doente ainda não constitui fonte de contágio.
( ) Intervalo de tempo entre a exposição do indivíduo a agente inanimado e o início dos sinais e sintomas de uma doença não infecciosa.
( ) Intervalo de tempo no qual o bioagente pode ser transferido, direta ou indiretamente, de um indivíduo infectado a outro, ou de um animal infectado ao homem, ou de um homem infectado a um animal, inclusive os artrópodes.
( ) Capacidade de o bioagente, uma vez instalado no organismo do homem e de outros animais, produzir sintomas em maior ou menor proporção dentre os hospedeiros infectados.
Doença típica de regiões que sofrem problemas de abastecimento de água tratada e que causou pandemia na Índia e outros países da Ásia, chegando até o norte da África em 1817 a 1823: