Considere o seguinte formulário em HTML, que é submetido para “processar.php":
O arquivo “processar.php", escrito em PHP 5, deve obter o dado “nome" submetido. Qual é o comando correto para efetuar essa tarefa?
Qual dos recursos abaixo NÃO está disponível no PostgreSQL até a versão 9.6?
A respeito do Oracle versão 12c, considere as seguintes afirmativas:
1.A sintaxe “generated as identity" foi incluída para definição de chave autoincremento na definição das tabelas.
2.Na versão 12c, os tipos varchar, varchar2 e CHAR VARYING permitem que a coluna tenha no máximo 2.000 bytes.
3.Colunas invisíveis podem ser definidas de forma que não apareçam nos resultados de consultas com “SELECT * FROM" ou DESCRIBE e são ignoradas nas instruções INSERT quando não explicitadas na lista de colunas.
4.Nessa versão, os identificadores tiveram o número de dígitos significativos aumentados de 30 para 128 caracteres.
5.Desde a versão 9i, as consultas ligadas por UNION ou UNION ALL podem ser executadas em paralelo pelo “otimizador".
Assinale a alternativa correta.
Considere o código PHP a seguir:
Assinale a alternativa correta.
O satélite LANDSAT 8, lançado em 2013, dá continuidade à linha de satélites LANDSAT iniciada em 1972 e apresenta como principais diferenciais em relação aos seus antecessores o aumento no número de bits, de 8 para 16, e o aumento na precisão da localização (12 m para as bandas 1 a 9). Sobre os principais avanços do satélite LANDSAT 8, assinale a alternativa correta.
Considerando que imagens capturadas com comprimento de onda na faixa do termal podem ser utilizadas para diferentes finalidades (por exemplo, para exploração mineral e estudos sobre a formação de áreas úmidas), assinale a alternativa correta.
O NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) é muito utilizado no estudo da vegetação, tanto para obtenção de características da vegetação nativa quanto para o estudo de culturas temporárias e permanentes. O NDVI é calculado a partir do uso de imagens obtidas:
O sistema de projeção UTM utiliza como unidade de referência o metro. Isso facilita a realização de cálculos relativos à geometria das feições mapeadas, como, por exemplo, área e distâncias. No Sistema de Projeção UTM:
O geoprocessamento tem sido amplamente utilizado em atividades como planejamento urbano, ambiental e no controle epidemiológico. Sobre geoprocessamento, assinale a alternativa correta.
Com relação a SIG, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:
( ) SIGs são classificados em função da quantidade e finalidade dos algoritmos implementados, podendo ser: SIGs para processamento de dados (SIG Vetorial), SIGs para tratamento de imagem (SIG Raster) e SIGs de uso misto (SIG Alfanumérico).
( ) SIGs são ferramentas capazes de capturar, armazenar, consultar e manipular dados geoespaciais.
( ) SIGs são sistemas que se utilizam das geotecnologias.
( ) SIGs são programas que realizam a análise espacial e a gestão territorial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Em um projeto de desenvolvimento de software, a definição dos requisitos de software é essencial para se entender as necessidades dos clientes. Sobre requisitos de software, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:
( ) Requisitos funcionais descrevem o que um software deve fazer.
( ) Requisitos não funcionais descrevem o que um software não deve fazer.
( ) Requisitos de software são descobertos por meio de um processo chamado elicitação.
( ) A validação de requisitos consiste no teste dos requisitos implementados no software em funcionamento.
( ) Em processos ágeis de desenvolvimento de software, os requisitos devem ser definidos em detalhes no início do projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre os objetos implícitos do JSP, é correto afirmar:
Considere o texto a seguir:
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
Considere o trecho a seguir:
Dominar a atenção e ser capaz de eliminar outros estímulos que tentam nos distrair é uma habilidade que oferece múltiplas vantagens. Permite que nos concentremos no que realmente __________ ou __________, que __________ detalhes e matizes que outros não percebem, que __________ idiomas com mais facilidade, que __________ em nossas metas até atingi-las ou __________ o nível de estresse.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
No trecho “Além disso, há deleites livrescos que demandam aprendizado prévio e alguma medida de paciência: é preciso certa cancha para desfrutar Homero e nem todos chegam prontos a Virgílio", entre a parte antes dos dois pontos e a seguintes estabelece-se uma relação de:
Assinale a alternativa que apresenta a carga total entrando no terminal superior do elemento de circuito abaixo representado. Considere:
Existem aproximadamente 260 milhões de veículos de passageiros registrados na Europa. Supondo que a bateria de um veículo médio armazene aproximadamente 540 watts-hora (Wh) de energia, qual seria a estimativa da energia total armazenada em veículos de passageiros na Europa (em gigawatt-hora)?
A figura abaixo representa duas tensões alternadas senoidais observadas na tela de um osciloscópio.
Acionando-se, no osciloscópio, as funções necessárias para a obtenção da figura de Lissajous, qual forma será observada na tela?
Nos desenhos técnicos, a linha contínua estreita NÃO deve ser empregada para representação de:
Com relação às grandezas elétricas e magnéticas, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:
( ) A resistividade dos materiais permanece constante com o aumento da temperatura.
( ) A unidade de medida da corrente elétrica é o ampère A.
( ) A tensão elétrica representa a diferença de potencial elétrico entre dois pontos.
( ) A unidade de medida da indutância é o tesla T.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo
Em relação aos princípios básicos de eletro magnetismo, assinale a alternativa correta.
As cadeias de isoladores são fundamentais numa linha de transmissão para manutenção das distâncias dielétricas. Sobre esses equipamentos, considere as seguintes afirmativas:
1.A localização de falhas de cadeias de isoladores de vidro ou porcelana pode ser feita por inspeção visual.
2.Os tipos mais comuns de conexão de cadeias de isoladores são concha, boleto e garfo.
3.Instalam-se pesos adicionais nas extremidades das cadeias de isoladores para melhorar a estabilidade mecânica da linha.
4.Isoladores poliméricos podem ser utilizados para linhas de transmissão com tensão igual ou superior a 138 kV.
Assinale a alternativa correta.
Em linhas de transmissão, ocorrem descargas na superfície do condutor quando o campo elétrico ultrapassa o limite da rigidez dielétrica do ar. Com relação ao assunto, considere as seguintes consequências:
1.Emissão de luz e liberação de ozônio.
2.Ruído de rádio que causa interferência em circuitos de comunicação.
3.Vibração do condutor.
4.Aumento das perdas de potência.
São consequências do efeito mencionado:
Uma proteção mais simples, usada para transformadores empregados para alimentação de redes de baixa-tensão, é constituída por fusíveis de grande capacidade de ruptura, tipo “elo”, instalados nas três fases. Esse tipo é indicado para proteção:
Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:
1.Na 4ª linha, “los", em “...pode tê-los ajudado...", refere-se a “pesquisadores".
2.No 5º parágrafo, “eles", em “...eles testaram a mudança no nucleotídeo...", refere-se a “europeus e asiáticos".
3.Na última linha, “ela", em “...mas ela foi favorecida...", refere-se a “variante genética".
Assinale a alternativa correta.
O parágrafo abaixo dá início a um texto publicado na revista Galileu, edição de julho de 2017.
Especialistas sugerem que existe um horário ideal para se consumir café. Como explica o estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology, a cafeína pode ajudar a tornar sua memória mais eficiente, mas apenas se consumida nos horários certos. Numere os segmentos a seguir, determinando a sequência lógica desse texto.
( ) Esse cientista explicou como pessoas mais velhas eram afetadas positivamente pelo consumo da substância nos períodos da tarde, momento em que eles se sentiam mais cansados. Sherman se propôs então a verificar qual era o padrão em uma amostragem mais nova, já que, quando jovens, o ponto de menor disposição física das pessoas é pela manhã.
( ) O grupo da tarde, no entanto, não relatou grandes diferenças.
( ) A pesquisa, conduzida pela pós-doutoranda da Universidade de Boston, Stephanie Sherman, tinha como objetivo investigar as consequências que o café poderia ter em nossa memória. A especialista ficou intrigada com o assunto após observar os resultados obtidos por um outro pesquisador, Lee Ryan.
( ) Ela pediu para que um grupo de voluntários entre 18 a 21 anos comparecessem ao laboratório às sete da manhã e outro às duas da tarde, para um teste de memória. Antes de cada sessão, ela perguntava aos participantes o quão acordados eles se sentiam. Depois, eles recebiam um copo de café: metade recebia a substância pura e a outra recebia a versão descafeinada.
( ) Nenhum deles, porém, sabia dessa separação. Os resultados mostraram que o grupo da manhã que recebeu o café puro se beneficiou da ingestão de cafeína: não só relataram se sentirem mais despertos, como também apresentaram melhoras na memória.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo
O Decreto-Lei nº 243, de 28 de fevereiro de 1967, em seu art. 8º, estabelece que “a Cartografia Sistemática Terrestre Básica tem por fim a representação da área terrestre nacional, através de séries de cartas gerais contínuas, homogêneas e articuladas, nas escalas-padrão assim discriminadas: Série de 1:1.000.000, Série de 1:500.000, Série de 1:250.000, Série de 1:100.000, Série de 1:50.000 e Série de 1:25.000". Com base na articulação de folhas nas escalas definidas nesse decreto-lei, assinale a alternativa que apresenta: (a) a codificação da carta topográfica na escala 1:50.000 da região na qual encontra-se a localização cujas coordenadas geográficas são latitude 24°10'32" S e longitude 52°20'47" W; e (b) os limites geográficos dessa mesma carta.
Em relação à ampliação da escala de representação em trabalhos cartográficos, assinale a alternativa correta.
Um determinado sistema de coordenadas é adotado em função das atividades de engenharia a serem executadas. Dependendo da escala do mapeamento, o sistema de coordenadas UTM se torna inadequado, devido às distorções lineares provocadas, principalmente nos limites dos fusos UTM. Quanto aos sistemas de coordenadas UTM, LTM e RTM, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:
( ) Enquanto o fuso UTM tem uma amplitude longitudinal de 6°, os fusos RTM e LTM têm, respectivamente, amplitudes longitudinais de 2° e 1°.
( ) O sistema LTM atende à necessidade do mapeamento urbano no que diz respeito à equivalência entre as distâncias medidas em campo e sua respectiva projeção na planta topográfica.
( ) Para escalas iguais ou maiores que 1:2.000, a distorção linear provocada pelo sistema LTM, mesmo no limite do fuso, é tão grande que não pode e nem deve ser desprezada.
( ) O sistema RTM, utilizado para evitar a transposição de fuso quando a região mapeada está próxima do limite de fuso LTM, tem os meridianos centrais localizados apenas nas longitudes pares.
( ) À origem do sistema UTM, para mapeamentos no hemisfério Sul, são atribuídos os valores de 500 km e 10000 km, enquanto para os sistemas RTM e LTM são atribuídos os valores de 300 km e 6000 km.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O nivelamento geométrico, pela sua praticidade, é um método muito empregado na determinação de diferenças de nível, tanto entre pontos da superfície do terreno como entre pontos localizados internamente às edificações (construção civil).
Considere o esquema apresentado abaixo, que representa um nivelamento geométrico por visadas extremas que emprega miras convencionais e miras invertidas.

Assinale a alternativa com os valores corretos das cotas dos pontos A, C e D.