Na segunda de suas Meditações Metafísicas, René Descartes apresenta-nos o chamado argumento da cera, a partir do qual o filósofo chega à terceira verdade de sua meditação. Tal verdade consiste no fato de que

A partir do texto, afirma-se que o homem é único animal que trabalha porque
A chamada querela dos universais foi, nos últimos séculos da Idade Média, uma das principais e mais determinantes discussões filosóficas para o advento do pensamento moderno. Segundo a posição nominalista de Guilherme de Ockam, no século XIV, os universais são
No contexto da escola, trabalhar com o ensino do movimento humano que remete à cópia e à imitação do movimento é
Arcos, bolas, cordas, bancos e equipamento de som são alguns recursos que garantem uma aula de Educação Física. Dada a peculiaridade da Educação Física, os materiais citados são
Analise as afirmações a seguir
O movimento corporal presente na Educação Física se reestrutura a cada instante em função de dois aspectos: o Homem e o Mundo.
PORQUE
Ele trabalha o Homem em sua totalidade, onde os seus movimentos corporais são relações estabelecidas entre o sujeito, o espaço e os outros.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
No ensino dos conteúdos, durante as aulas de Educação Física, há sempre valores morais em jogo, tais como: a justiça e a injustiça, o certo e o errado, a solidariedade e o egoísmo, o respeito e o desrespeito, dentre outros. Portanto, ensinar um determinado movimento, habilidade ou fundamento dentro do contexto de um conteúdo específico de ensino, é, antes de tudo, ensinar regras de comportamento e de convivência social. Para Piaget (1994), a evolução da prática e da consciência da regra abrange três fases que seguem a seguinte ordem de desenvolvimento:
As apresentações de composições coreográficas dentro e fora do espaço das escolas colaboram na construção da autoestima dos alunos.
PORQUE
As apresentações são resultado da capacidade técnica e criativa do professor para elaborar coreografias.
Considerando as afirmações acima, conclui-se que
Em relação à atuação do psicólogo de trânsito, julgue os itens que se seguem.
O psicólogo de trânsito participa da fiscalização dos exames médicos e psicológicos efetuados em clínicas credenciadas fazendo visitas aos postos de atendimento para verificar a adequação das instalações e dos procedimentos dos profissionais, além de consultar a opinião dos usuários sobre o serviço prestado.
Com relação à terapia comportamental-cognitiva (TCC), julgue os itens que se seguem.
As orientações da TCC incluem a análise do problema ou o diagnóstico do transtorno mental para identificar os fatores de vulnerabilidade ou predisposições desencadeadores e mantenedores do problema.
Acerca do auxílio da família no enfrentamento das diversas fases da doença, julgue os itens subsequentes.
Quando o curso da doença é progressivo, como, por exemplo, no caso do Alzheimer, a doença é constantemente sintomática, aumentando as limitações do doente e a tensão vivida pela família, que pode chegar à exaustão.
Acerca do auxílio da família no enfrentamento das diversas fases da doença, julgue os itens subsequentes.
Por sua natureza episódica e inconstância, alternando períodos de estabilidade e baixo nível de sintomatologia com os de crise, as doenças reincidentes assustam e exigem flexibilidade.
Julgue os itens subsecutivos, com relação à adesão do paciente obeso ao tratamento.
As concepções fantasiosas que o obeso faz de sua imagem podem impedir sua adesão ao tratamento, visto que dificultam a compreensão do paciente a respeito de seu quadro.
A respeito de psicopatia e sua avaliação, julgue os itens a seguir.
A psicopatia designa comportamentos antissociais extremados, sempre associados a crimes bárbaros, sem prejuízo das faculdades da razão.
Acerca do transtorno de personalidade múltipla (TPM) e do DDAH, julgue os itens subsequentes.
No TPM, também conhecido como transtorno dissociativo de identidade, pode haver perda total ou parcial de memória e episódios histriônicos com incapacidade temporária de andar ou falar.