Com relação aos autores considerados clássicos da sociologia, Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, assinale a alternativa correta.
Segundo o autor, os movimentos sociais se opõem a processos históricos de dominação na medida em que
Considerando o contexto das políticas étnico-raciais no Brasil, assinale a alternativa correta.
Quanto à importância do conceito de habitus para esse autor,assinale a alternativa correta.
Com base na análise de Lélia Gonzalez quanto ao racismo e sexismo na cultura brasileira, assinale a alternativa que apresenta a crítica realizada pela autora.
No que se refere à análise sociológica da relação entre cultura e redes sociais, assinale a alternativa correta.
Tendo em vista as informações do texto, é exemplo típico de estudo de estratificação social
O filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman, visando a explicar a sociedade do consumo, afirmou que, em uma sociedade de consumidores, todo mundo precisa ser, deve ser e tem que ser um consumidor por vocação. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O processo ensino-aprendizagem nas escolas se divide em duas vertentes principais. Em uma delas, o processo de aprendizagem se resume em dar aos educandos conteúdos para serem memorizados; trata-se do ensino tradicional. Na outra, há uma preocupação em que os conteúdos, pesquisados e estudados apartir de relações horizontais, tenham significado para o aluno. Há uma preocupação em facilitar uma aprendizagem que seja significativa. Muitos conteúdos apresentados para os alunos em sala de aula têm a mesma falta de significado de sílabas sem sentido. Isso porque os conteúdos estão desconectados da realidade, fragmentados a tal ponto que perdem a ligação com o todo. Tornam-se isolados e sem uma significação que permita ao aluno uma compreensão da totalidade, das relações de causa e consequência. Nesse contexto, ao invés de facilitar, eles dificultam uma compreensão da realidade. A outra vertente de aprendizagem contrasta com o ensino tradicional.
É a aprendizagem significativa ou experiencial. Sobre suas características, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Não é apenas a parte cognitiva que trabalha; incluem-se o emocional, suas experiências de vida, percepções, crenças e valores.
( ) É autoiniciada, exceto quando o primeiro estímulo seja exterior ao aluno, já que, neste caso, a pesquisa, o senso de descoberta, de compreensão e de captação vêm de fora.
( ) Ela é penetrante, pois modifica o modo de o aluno agir.
( ) O locus da avaliação reside no docente.
( ) O elemento de significação desenvolve-se, para o educando, dentro da experiência do educando como um todo.
A sequência está correta em
A proposta pedagógica é um convite, um desafio, uma aposta.
Uma aposta, porque, sendo ou não parte de uma política pública,
contém sempre um projeto político de sociedade e um conceito
de cidadania, de educação e cultura. Um caminho a ser construído,
que tem uma história que precisa ser contada, trazendo
consigo seus valores; as dificuldades que enfrenta; os problemas
que precisam ser superados; seus desejos; as suas vontades. De
acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil, garantida a autonomia dos povos indígenas na escolha
dos modos de educação de suas crianças de 0 a 5 anos de idade,
as propostas pedagógicas para os povos que optarem pela educação
infantil devem:
O Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações, apresenta na contextualização legal para a implantação da BNCC, um breve histórico da educação paranaense, os princípios orientadores que devem balizar a elaboração dos currículos escolares e a definição dos direitos e objetivos de aprendizagem, por etapas e anos de escolaridade, segundo suas especificidades. Dentre os princípios orientadores deste referencial, a avaliação dentro de uma perspectiva formativa tem especial destaque. Está em acordo com uma perspectiva formativa de avaliação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas para as afirmativas.
( ) Adotar a avaliação formativa significa abandonar tudo que vem sendo feito e partir para um processo completamente diferente.
( ) São aspectos essenciais a prática da avaliação formativa: a autoavaliação; a avaliação por pares; e, o feedback. ( ) Uma boa prática de avaliação formativa está em fazer o exercício de aprender a olhar aluno por aluno, conhecendo seu espaço de vida, suas iniciativas, seu fazer de novo, seus afetos e desafetos, dissonâncias, bem como o inusitado.
( ) A avaliação formativa promove aprendizagens dos estudantes e também dos professores.
( ) Reconhecer na ação que o estudante também trabalha e que é capaz de gerir suas aprendizagens é algo desvelado nas práticas escolares e, mais especificamente, nos procedimentos avaliativos que realmente são formativos.
( ) O que realmente torna a avaliação formativa, na ação, em prol da aprendizagem, é a postura do professor pesquisador que, por sua vez, obtém dados para reflexão quando faz uso efetivo de procedimentos e instrumentos de avaliação formativa.
A sequência está correta em
Considerando o poder de garantir a comunicação sem confusão de sentidos, o uso da vírgula está adequadamente empregado em:
I. Não é fácil, confessemos, logo estabelecer uma amizade duradoura, quando não há respeito e lealdade.
II. Acredita-se, sobretudo entre os estudiosos do comportamento humano, que, por não haver seres perfeitos, há que se perdoar os eventuais deslizes de nossos irmãos.
III. Parabéns, querida. Sua prova, a despeito de alguns poucos erros, foi a melhor da turma.
IV. Todos os alunos da sala, mostravam-se ansiosos pelo resultado dos exames finais.
Está correto o que se afirma apenas em
Assinale a afirmativa correta.
No Paraná, vivem cerca de 13.300 indígenas. Aproximadamente 70% deles pertencem ao povo Kaingang (tronco linguístico Macro--Jê) e 30% ao povo Guarani (tronco linguístico Tupi Guarani). Há famílias descendentes do povo Xetá (tronco linguístico Tupi-Guarani) e algumas do povo Xokleng (tronco-linguístico Macro-Jê), distribuídas em 23 terras indígenas/aldeias. Conhecer estas etnias e suas culturas concorre para o preparo do docente ao lidar inclusivamente com a diversidade em sala de aula.
Assim sendo, identifique as referências culturais a seguir com as respectivas etnias.
I. Seu território, tradicionalmente, ocupado pelo povo Xokleng estendia-se de São Paulo ao Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, habitam a terra indígena de Ibirama. Esta é compartilhada com os Guarani e Kaingang e os casamentos interétnicos são frequentes. No Paraná, dividem a terra indígena de Apucaraninha com os Kaingang, aproximadamente 30 Xokleng. É provável que a presença dos Xokleng (vindos de Santa Catarina) esteja diretamente ligada aos laços de parentesco construído com os Kaingang.
II. Estão presentes em seus discursos cosmológicos, desde o século XVI, referências à Terra Sem Mal que é um lugar indestrutível, morada dos ancestrais, dos deuses, da abundância, das danças, acessível aos vivos onde é possível ascender sem a necessidade de morte. A Terra Sem Mal é, efetivamente, a preocupação dos xamãs guarani. O xamanismo ocupa um espaço central na cosmologia e na construção da sociabilidade.
III. Representada por uma população de cerca de 25 mil pessoas distribuídos em 32 terras indígenas, pelos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Estado do Paraná, contabilizam, aproximadamente, 9.120 pessoas, distribuídas em 13 terras indígenas.
IV. Sua cosmologia e a organização social são marcadas por um sistema de metades denominadas Kamé e Kairu, que classificam os parentes, os não-parentes, os humanos, as plantas, os animais e os espíritos. Na mitologia são os irmãos gêmeos, responsáveis pela criação dos seres da natureza e dos homens, que definiram as regras sociais e as condutas morais que os Kaingang devem seguir.
V. Pertencem ao tronco linguístico Tupi-Guarani. Foram contactados no século XIX; contudo, é a partir da década de 1940 que se intensificam as notícias sobre esse grupo. Habitavam tradicionalmente o noroeste paranaense, as margens do rio Ivaí, região conhecida como Serra de Dourados.
VI. Atualmente, somam, aproximadamente, 34 mil pessoas no Brasil e estão distribuídos pelos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Estão presentes, ainda, em países como o Paraguay, Argentina, Bolívia e Uruguai. No Paraná, são 4.000 pessoas aproximadamente.
Assinale a associação correta.