Analise as definições:
I. Quantidade de moeda a ser trocada de acordo com a posse de um produto, bem ou serviço.
II. Quantidade de moeda que foi trocada na aquisição de um produto, bem ou serviço.
III. Quantidade de dinheiro que se aceita ser trocado por um produto, bem ou serviço.
Os itens I, II e III tratam, correta e respectivamente, de:
Considere que, em uma planilha eletrônica do Microsoft Excel/2003, do pacote de aplicativos Office XP, versão em português, na sua configuração padrão, o valor da célula B1 foi obtido através da aplicação da fórmula =2+3. Um usuário seleciona e copia a célula B1 e, em seguida, seleciona a célula C1 e executa a operação de colar. Com base nessas informações, após a operação, é correto afirmar:
É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para a execução de seu objeto.
O texto acima refere-se a um processo licitatório, cuja modalidade é a de
Em relação à administração de contratos de obras de infraestrutura, analise:
I. É dever do gestor do contrato anotar, em registro próprio, as ocorrências, de qualquer natureza, verificadas durante a execução do contrato, determinando o que for necessário para regularizá-las, inclusive notificando a contratada.
II. É dever do gestor do contrato encaminhar à autoridade superior proposta de rescisão do contrato, quando o objeto estiver sendo executado de forma irregular, em desacordo com as especificações e, ainda, quando constatada a paralisação da execução ou cometimento de faltas que ensejem a adoção dessa medida, garantida ampla defesa à contratada.
III. A administração pública só poderá promover alterações contratuais em comum acordo com a contratada.
IV. O gestor do contrato pode ser responsabilizado penalmente caso não cumpra alguns deveres legais, porém civil e administrativamente, a responsabilidade recai sempre sobre o chefe do setor ao qual o gestor do contrato está subordinado.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III e IV são:
O tratamento de águas residuárias é realizado por meio de operações físicas unitárias e processos químicos e biológicos, que são agrupados de forma a compor o sistema. Dentre outros, são exemplos desse tipo de tratamento:
No estudo de análise da demanda de um rio observou-se que, apesar de supostamente constante, em alguns períodos a vazão era superior à descarga mínima. Nesse contexto, a recomendação técnica para que seja possível atender à demanda nos períodos de estiagem deverá ser a de
Quanto às consequências decorrentes da alteração do nível da água em um terreno, analise as assertivas:
I. O rebaixamento do nível poderá ocasionar problemas como recalques, provocados pela redução da pressão neutra, aumentando, assim, a tensão efetiva no solo, carregando-o.
II. A elevação do nível poderá provocar recalques quando ocorrer em solos colapsíveis, pois a saturação gerará uma súbita compressão.
III. O aumento do nível dágua poderá provocar a elevação das fundações de uma residência, uma vez que haverá redução da tensão efetiva no solo.
É correto concluir que
No que concerne à relevância dos fenômenos hidráulicos nas obras de construção civil, é INCORRETO concluir:
A diversidade de aquíferos existentes no subsolo brasileiro possibilita a aplicação de distintos processos de captação, onde se considera as características da estrutura geológica das rochas. Nesse contexto, o tipo de aquífero mais explorado pela população em geral é
O processo de estabilização de um terreno inclinado, que foi objeto de trabalho para contenção de escorregamentos, está corretamente associado com
O conceito a ser considerado pelo projetista na fase de planejamento das estruturas de concreto de uma edificação está corretamente descrito em:
O runoff é de fundamental importância para diversas obras de engenharia e a sua definição está associada à água que
Considere o cronograma físico abaixo, que representa a programação de uma obra com duração prevista de 4 meses.
Sabendo-se que o custo total previsto é de cem mil reais, calcule o preenchimento de toda a tabela abaixo e responda ao que se pede a seguir. 
Tendo em vista os dados levantados na Tabela II, é correto afirmar:
Nos estudos para avaliação de impactos ambientais de empreendimentos de infraestrutura, tem sido comum realizar o diagnóstico ambiental em diferentes escalas de detalhe, conforme se trata da área de influência indireta, área de influência direta ou da área diretamente afetada (ou área de intervenção). A sequência aceitável para as escalas de trabalho, na mesma ordem das áreas de influência acima, para um estudo de impacto ambiental de uma rodovia cujo traçado abrange áreas urbanas, áreas de uso agrícola, além de áreas com remanescentes de vegetação nativa, corresponde a:
As medidas a adotar em relação aos impactos ambientais negativos de um empreendimento costumam ser classificadas em uma das seguintes categorias: medidas preventivas, mitigadoras e compensatórias. Uma medida mitigadora de impacto ambiental tem por objetivo