Tendo em vista que, de acordo com as recomendações da ICRP (International Commission on Radiological Protection), basicamente, a radioproteção objetiva a manutenção e conservação de condições seguras para as atividades que envolvam a exposição humana a radiações, julgue o próximo item, relativo a proteção radiológica.
Situação hipotética: Em um serviço de gamagrafia, a fonte radioativa foi exposta no local, para monitoração da área, e o técnico responsável mediu uma taxa de dose de 12 µSv/h. Assertiva: Nessa situação, se o técnico usasse um colimador com fator de redução de um dezesseis avos, a nova taxa de dose no local seria igual a 0,65 µSv/h.
Tendo em vista que, de acordo com as recomendações da ICRP (International Commission on Radiological Protection), basicamente, a radioproteção objetiva a manutenção e conservação de condições seguras para as atividades que envolvam a exposição humana a radiações, julgue o próximo item, relativo a proteção radiológica.
No Brasil, os limites primários anuais de doses equivalentes são valores normativos regulados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear em âmbito nacional e pela ANVISA nos níveis estadual e municipal.
Considerando que um sistema biológico exposto a radiações sofre lesões detectáveis nos seus diferentes níveis de organização — fragmentos de moléculas, moléculas inteiras, organelas celulares, células, tecidos, órgãos e subsistemas —, julgue o item que se segue, acerca dos efeitos da radioterapia sobre o organismo humano.
Mudanças na molécula de DNA podem resultar no processo conhecido como transformação neoplásica.
Em um parque de Goiânia, uma determinada roda gigante possui um raio de 20 m e realiza um quarto de volta em 30 s. Uma pessoa está sentada em uma das “cadeirinhas" da roda gigante. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Um adolescente de 70 kg está sentado em seu esqueite, de 2 kg, parado, no topo de uma rampa. Em seguida, guia o esqueite para baixo e atinge a base da rampa com uma velocidade de 5 m/s. O ângulo da rampa com sua horizontal é de 30º. A aceleração da gravidade é igual a 10 m/s2.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a distância, em metros, desprezando as forças de atrito existentes, em que o adolescente deslizou com seu esqueite.
No que se refere ao psicólogo hospitalar, à sua atuação e ao seu trabalho em equipe interprofissional, julgue o item a seguir.
A atuação do psicólogo hospitalar deve-se limitar ao motivo da hospitalização ante a particularidade do setting terapêutico.
Julgue o item seguinte, acerca das relações humanas e do trabalho do psicólogo no âmbito interdisciplinar.
Visões compartilhadas são frutos de interações de visões individuais.
A respeito da dependência química e da sua prevenção, julgue o próximo item.
Na visão sistêmica da educação para a saúde e a prevenção, o jovem, em vez de ser visto como delinquente, deve ser percebido como protagonista e agente de mudanças.
Ainda com relação à dependência química e à sua prevenção, bem como ao seu tratamento, julgue o item que se segue.
O tratamento por reforçamento comunitário limita-se a intervenções destinadas à prevenção ao uso do álcool.
Joana, de três anos de idade, acompanhada da mãe, foi submetida a uma avaliação médica. Durante o procedimento, o pediatra responsável, ao conversar com a mãe, desconfiou de maus-tratos e histórico de violência contra a criança. Por essa razão, o médico tomou as medidas cabíveis junto aos órgãos responsáveis, o que acarretou a instauração de processo judicial no qual o juiz buscou avaliar, essencialmente, a condição psicológica da criança, o regime de guarda, a existência de maus-tratos e seus possíveis efeitos. Assim, ele requereu que fosse realizada avaliação psicológica do caso, enfocando, entre outros aspectos, a condição psicológica da mãe e do pai nos cuidados com a criança, tendo em vista que a mãe, em depoimento, havia alegado suspeitar de prática de maus-tratos na criança pelo pai, que tem a guarda unilateral de Joana em razão de necessidades da mãe de internação e submissão a tratamento de depressão pós-parto.
Com referência a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Para atender à determinação judicial, o psicólogo poderá utilizar os mesmos métodos de investigação da esfera clínica.
Julgue o item subsecutivo, concernente à entrevista psicológica.
A entrevista inicial é fundamental para o diagnóstico e o tratamento em saúde mental.
Julgue o item a seguir, acerca do trabalho do psicólogo na área de psicologia da saúde, no contexto hospitalar.
O trabalho do psicólogo junto a portadores de doenças crônicas inclui cuidados preventivos nos níveis secundário e terciário de assistência.
Considerando o trabalho do psicólogo em programa hospitalar que assiste pessoas portadoras de doenças crônicas, julgue o item seguinte.
A intervenção junto ao portador de cardiopatias deve incluir informações acerca de fatores de risco controláveis para o adoecimento, como o tabagismo, que, embora não favoreça a ocorrência de ataques cardíacos ou acidente vascular cerebral, pode aumentar a chance de morte se essas condições acontecerem.
Com relação aos programas psicológicos de prevenção e tratamento em saúde mental, julgue o item que se segue.
Com relação ao atendimento grupal, deve ser considerado que, sendo o grupo aberto ou fechado, ele é preferível se comparado ao atendimento individual porque viabiliza a assistência a um maior número de pessoas.
Considerando a assistência em saúde mental, julgue o próximo item.
O acolhimento, que deve acontecer sempre, consiste na aceitação do indivíduo, em seu sofrimento e com seus problemas, por parte do profissional ou da equipe do serviço, sendo possível a exceção quando existe discordância entre a demanda do sujeito e a proposta terapêutica oferecida pela equipe.