Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na Rua Leonídia Leite, 68, no Bairro Floresta, em Belo Horizonte, ocupado temporariamente pelo grupo Kaza Vazia, o artista retira com cuidado um dente da frente implantado e coloca um separador de lábios que deixa à mostra sua arcada incompleta. Assim, com a boca escancarada, percorre o caminho até o centro da cidade, parte a pé, parte de ônibus. Durante um tempo, permanece na Praça 7 de setembro, onde realiza malabares com a língua e o fragmento de dente que tem em sua boca, essa boca aberta impossibilitada de falar. [...] concomitantemente, distribui o panfleto Dente de elefante (2007) dedicado aos desdentados. Nele, o artista começa rastreando a origem da palavra banguela, e continua numa enunciação vertiginosa de narrativas que aliam à possibilidade de rir ou sorrir, própria de homens e macacos, a escravidão, a extração do ouro, a dificuldade de falar sem ter dentes, a epopeia de Tiradentes, as torturas na ditadura militar, a extração dos dentes do elefante para usá-los como material de arte. Texto do catálogo do artista Paulo Nazareth, lançado pela Editora Cobogó, em 2012.

Paulo é um artista contemporâneo e nesse trabalho ele utilizou a linguagem do (a)

Se a industrialização trouxe um grande desenvolvimento tecnológico, ela provocou também o surgimento de uma grande massa de trabalhadores vivendo nas cidades em condições precárias e trabalhando em situações desumanas. Surge então a chamada “pintura social", denunciando as desigualdades entre a pobreza dos trabalhadores e a riqueza da burguesia.

Nesse contexto, encontramos a pintura realista do século XIX, que se caracteriza pelo princípio de que o artista deve

Leia o cartaz e trecho abaixo para responder a questão.

A pauta política dos/as assistentes sociais é subsidiada por valores e princípios que se orientam pela defesa da liberdade, da democracia e do combate a todas as formas de preconceito, barbárie e violência. Afirma, portanto, a luta por um projeto societário comprometido com uma nova sociabilidade, em oposição à ordem do capital, o que pressupõe a superação de todas as formas de opressão e exploração.

Nesta perspectiva, foi aprovado no 44° Encontro Nacional CFESS-CRESS o documento "Agenda Permanente", nele é condensado uma parte da pauta política construída coletivamente ao longo dos últimos anos pelo Conjunto CFESS-CRESS, como produto de suas plenárias deliberativas, que ocorrem anualmente, conforme previsto na Lei nº 8.662/93, que regulamenta a profissão de assistente social no Brasil.

Com base no debate teórico‐metodológico, ético‐político e técnico‐operativo do Serviço Social e as respostas profissionais aos desafios de hoje, responda a questão.

No campo da defesa da seguridade social, são identificados no debate do Serviço Social contemporâneo, EXCETO:

São princípios e diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, EXCETO:

A organização e a articulação de serviços é um aspecto fundamental para atender as necessidades das famílias e garantir eficazmente uma estrutura de cuidado e proteção. Isso só se torna possível quando a organização dos serviços é estruturada de forma a permitir e facilitar o acesso das famílias. A articulação em várias frentes requer o encaminhamento de diferentes ações profissionais que se estruturam em três grandes processos: processos políticos organizativos, processos de gestão e planejamento e, processos sócioassistenciais.

Com base nas indicações para o trabalho com famílias e na construção de metodologias de trabalho, relacione a 2ª Coluna de acordo com a 1ª, associando corretamente cada DEFINIÇÃO e as respectivas CARATERÍSTICAS.

Assinale a opção que representa a sequência CORRETA:

A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO

O enunciador, na construção de seu discurso

A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO

Observando a função dos elementos linguísticos no texto, é correto afirmar

A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO

Atente para as frases:

1- “que proibia expressamente a importação e venda de livros" (L.2/3).

2- “...que ficaram no país" (L.12).

3- “...que a posição superior de toda a classe dominante decorre de qualidades inatas" (L.55/56).

O vocábulo “que" destacado nos períodos em evidência é classificado, respectivamente, como

A figura abaixo representa uma charge intitulada “Se as organelas pudessem falar", produzida com base em funções e/ou características próprias de cada uma delas.


NÃO está correto o que se afirma em:

A composição de carboidratos no glicocálice de hemácias, mostrado no esquema abaixo, representam aglutinogênios (antígenos) que determinam os grupos sanguíneos do Sistema ABO. A síntese do antígeno H depende da presença de, pelo menos, um gene autossômico dominante H no genoma do indivíduo e é indispensável para a adição do antígeno A e/ou do antígeno B (como mostrado no esquema), pelos produtos dos genes IA e IB, respectivamente. Os indivíduos com alelo H e os alelos ii, ou os indivíduos desprovidos do gene H são identificados no grupo “O" pelas técnicas tradicionais de determinação de grupos sanguíneos ABO, mas os indivíduos (hh) são ditos Falsos “O". Os alelos Hh apresentam segregação independente dos alelos IA IB i.

Considerando somente os antígenos determinantes do sistema ABO, assinale a afirmação INCORRETA.

Durante muito tempo os cientistas ficavam intrigados com o fato de que vinte diferentes aminoácidos compunham as proteínas e o DNA apenas (ATCG) e o RNA quatro diferentes nucleotídeos (AUCG). Se as proteínas derivavam de sequências do DNA copiadas em RNAm, deveria haver informação na forma de código. Vários trabalhos científicos se somaram para a determinação do código genético formado por 64 trincas que devem ser traduzidas sequencialmente.

Considerando o código genético degenerado e universal, assinale a afirmação INCORRETA.

Vários fatores que afetam a afinidade da hemoglobina (Hb) pelo O 2 (representada no gráfico abaixo em termos de saturação pelo O2) devem ser considerados para sua captura, transporte seguro e liberação adequada nos diferentes tecidos vascularizados do organismo humano. O pH local e a pressão parcial de oxigênio afetam a afinidade da Hb pelo O2 como mostrado abaixo. Além disso, as hemácias contêm um composto denominado BPG (2,3-bifosfoglicerato) que diminui a afinidade da Hb por O2. O BPG liga-se em uma cavidade, preferencialmente à desoxi-Hb, provocando mudança conformacional que se opõe à ligação de O2. Enquanto, antagonicamente, na Oxi-Hb, a cavidade é menor, o que dificulta a ligação do BPG.

Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

O bioma pode ser definido como um conjunto de tipos de vegetação característica que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. No Brasil, podemos definir seis amplos biomas (da maior extensão para a menor): a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.

Refletindo o fato de que os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada às condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc.) ali existentes, assinale a afirmação INCORRETA.

Várias medidas podem ser desenvolvidas para o controle de pragas urbanas e agrícolas, bem como de hospedeiros e agentes transmissores de doenças. Essas ações devem ser colocadas em prática levando em conta sua efetividade e minimizando possíveis danos para a saúde da população e para o meio ambiente.

O quadro a seguir mostra alguns possíveis tipos de controle, com dez possíveis medidas numeradas sequencialmente.

Com base nas informações acima e em conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282