Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Julgue o próximo item, referente a tabela de temporalidade, acondicionamento, armazenamento, preservação e conservação de documentos em arquivo.

A tabela de temporalidade do arquivo de uma instituição pública deve contemplar informações relativas à eliminação ou à guarda permanente dos documentos, além dos prazos de permanência em cada fase de arquivamento.

Um transformador de corrente é utilizado na saída de um cabo de alimentação para reduzir a corrente elétrica a um valor seguro que possa ser medido por um amperímetro analógico. Possui como característica uma relação de transformação nominal (relação entre o número de espiras do secundário para o número de espiras do primário) igual a 240 e um fator de correção de relação dado por FCR=1,025. Com base nessas informações e assumindo-se que o amperímetro registre uma corrente RMS igual a 7,0 A, é correto afirmar que o valor da corrente, em RMS, através do cabo de alimentação, estará compreendido entre:

A seção 10.4 da Norma Regulamentadora 10 (NR 10), trata da Segurança na Construção, Montagem, Operação e Manutenção dos serviços elétricos. Considerando as seguintes afirmativas em relação ao requisito de segurança:

I. As instalações elétricas devem ser construídas, montadas, operadas, reformadas, ampliadas, reparadas e inspecionadas de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores e dos usuários e serem supervisionadas por profissional autorizado, conforme dispõe esta NR.

II. Nos trabalhos e atividades referidas, devem ser adotadas medidas preventivas destinadas ao controle dos riscos adicionais, especialmente quanto a altura, confinamento, campos elétricos e magnéticos, explosividade, umidade, poeira, fauna e flora e outros agravantes, adotando-se a sinalização de segurança.

III. Os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuam isolamento elétrico devem estar adequados às tensões envolvidas e serem inspecionados e testados de acordo com as regulamentações existentes ou recomendações dos fabricantes.

IV. Os locais de serviços elétricos, compartimentos e invólucros de equipamentos e instalações elétricas são exclusivos para esta finalidade, sendo possível, em alguns casos, utilizá-los para armazenamento ou guarda de outros objetos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Um motor de indução trifásico com rotor em gaiola de esquilo, categoria N, foi acionado por um conversor PWM de frequência (ou inversor PWM) sob tensões e potências compatíveis com os valores nominais do motor e do conversor. A frequência da tensão de saída ajustada no conversor PWM foi de 30 Hz. Para estra frequência foi medida uma velocidade de 590 rotações por minuto (rpm) no eixo do motor. Com base nesses dados, qual o número de polos do motor e o valor do seu escorregamento durante o teste realizado?

De acordo com a nomenclatura ANSI, os números dos relés de sobrecorrente instantâneo, sobrecorrente temporizado, sobretensão, subtensão, são, respectivamente:

O custo de produção de uma usina termelétrica, em R$/hora, pode ser calculada pela seguinte função:

Onde Pg é a geração da usina termelétrica dada em MW.

Supondo que esta usina supre totalmente uma carga de 100 MW e desprezando-se as perdas na linha de transmissão que conecta a usina à carga, pode-se afirmar que o valor do custo total de operação e do custo marginal de operação da referida usina termelétrica serão, respectivamente:

Dado o diagrama unifilar de um esquema elétrico típico de subestações de sistemas elétricos de potência, pode-se concluir que se trata de:


Acerca de gerência de projetos, julgue o item a seguir.

O registro de lições aprendidas é uma saída do processo gerenciamento do conhecimento do projeto e pode incluir recomendações e ações propostas para cada situação registrada.

Julgue o próximo item, a respeito da segurança da informação.

Como medida necessária para viabilizar a operação alternativa dos negócios da organização em caso de indisponibilidade dos recursos originais, o plano de continuidade de negócios estabelece que esses recursos sejam sistematicamente mantidos em duplicidade.

A respeito da gestão de relacionamento e engenharia de requisitos, julgue o item seguinte.

Requisitos externos são derivados de metas, políticas e procedimentos das organizações, do cliente e do desenvolvedor e incluem requisitos de processo, requisitos de implementação, restrições de entrega e restrições orçamentárias.

A respeito de engenharia de software, julgue o próximo item.

Na dimensão controle da análise essencial de sistemas, são considerados os aspectos temporais e comportamentais do sistema em sua modelagem.

A respeito de engenharia de software, julgue o próximo item.

Na análise de pontos de função, as funções transacionais representam as funcionalidades efetivamente fornecidas para o usuário e são categorizadas em entradas externas, saídas externas e consultas externas.

Acerca de programação orientada a objetos, Java e PHP, julgue o item a seguir.

Em PHP, a diretiva "display_errors", incluída no arquivo "php.ini", determinará a realização de registros de log dos erros que ocorrerem na execução do código e sua gravação em um arquivo definido pela diretiva "error_log".

A respeito de gestão estratégica, julgue o próximo item.

O BSC (balanced scorecard) mantém uma visão integrada e balanceada da organização; entre as suas quatro perspectivas, uma delas, denominada processos externos, tem a visão externa da organização.

Com relação a banco de dados, julgue o item seguinte.

Na SQL (structured query language), existem funções de agregação com diferentes capacidades; como, por exemplo, a função AVG, que é responsável pelo cálculo da média dos valores de determinado campo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282