A gestão da informação e do conhecimento que passa por etapas e relações internas e externas às organizações e pessoas, viabiliza a construção de novos conhecimentos e a reorganização dos processos organizacionais. Sobre a gestão da informação e do conhecimento, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Dado.
2. Informação.
3. Conhecimento.
4. Conhecimento explícito.
5. Conhecimento tácito.
( ) Conjunto de informações relacionadas entre si, que exploram as possibilidades dentro de um contexto.
( ) Consiste em tudo o que foi documentado, arquivado, codificado de forma que pode ser distribuído a outras pessoas ou transformado em um processo ou uma estratégia sem exigir interação interpessoal.
( ) É o resultado do processamento e da manipulação de um conjunto de dados para torná-los significativos e úteis.
( ) Normalmente está no domínio da aprendizagem cognitiva, subjetiva e experiencial, sendo altamente pessoal e difícil de formalizar.
( ) É qualquer elemento identificado na sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinada situação.
A sequência está correta em
Trata-se de critério de gestão de risco a ser aplicado sempre que existirem incertezas científicas sobre a possibilidade de um produto, evento ou serviço desequilibrar o meio ambiente ou atingir a saúde dos cidadãos, o que exige que o estado analise os riscos, avalie os custos das medidas de prevenção e, ao final, execute as ações necessárias, as quais serão decorrentes de decisões universais, não discriminatórias, motivadas, coerentes e proporcionais. É critério dotado de eficácia direta, que impõe ao Estado Democrático de Direito um conjunto de diligências não tergiversáveis, no sentido de que a obrigação de resguardar, de garantir o direito fundamental ao meio ambiente sadio, ocorrerá com a adoção de medidas proporcionais, mesmo casos de incerteza quanto à produção de danos fundamentadamente temidos, ou seja, quando houver juízo de verossimilhança.
As informações dizem respeito ao princípio da
Considere que no caso que está sendo julgado, há prova de que os réus extraíram 5 m3 de areia do leito de um arroio, sem autorização. Consta dos autos que o arroio em comento vinha sendo alvo constante de inúmeras ações de pequenos exploradores dos seus recursos minerais. O juiz da causa entendeu que: “seja pelo reduzido valor patrimonial a ser usurpado da União, seja pelo mínimo dano ambiental que a retirada de 5 m³ de areia poderia causar, reconheço que inexiste razão para efetivação da reprimenda penal”.
A decisão mencionada está
De acordo com a Lei nº 15.434/2020 (Código Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Entende-se por desenvolvimento sustentável, aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades.
( ) Considera-se poluição, toda e qualquer alteração dos padrões de qualidade e da disponibilidade dos recursos ambientais e naturais, resultante de atividades ou de qualquer forma de matéria ou energia que, direta ou indiretamente, mediata ou imediatamente afete desfavoravelmente a biota.
( ) É dever de todo cidadão informar ao Estado sobre atividades poluidoras ou degradadoras de que tiver conhecimento, devendo a comunicação ser procedida por escrito e identificada.
( ) Os fundos ambientais e o Plano Estadual de Saneamento são considerados instrumentos da política estadual do meio ambiente.
A sequência está correta em
Na frase “[...] eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria.” (3º§), o verbo “ganhar” está na forma correta de concordância com o sujeito. Assinale a alternativa que apresenta uma frase com erro de concordância verbal.