Matutos, caipiras, jecas: certamente era com esses olhos que, em 1950, os 10 milhões de citadinos viam os outros 41 milhões de brasileiros que moravam no campo, nos vilarejos e cidadezinhas de menos de 20 mil habitantes. Olhos, portanto, de gente moderna, “superior", que enxerga gente atrasada, “inferior". (MELLO, João Manuel Cardoso de; NOVAIS, Fernando A. Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna. In.: SCHWARCZ, Lilia Moritz (org). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 574)
O trecho revela a relação conturbada entre o campo e a cidade na modernidade brasileira.
Sobre isso, é CORRETO afirmar:
O neoliberalismo chegou com atraso ao Brasil e terminou cedo. O Pacto Liberal-Dependente de 1991 foi dominante no Brasil entre, aproximadamente, 1991 a 2005. Nasceu do colapso do Plano Cruzado e do decorrente vácuo de poder que se estabeleceu entre 1987 e 1990. Para a classe capitalista de um país em desenvolvimento como o Brasil, a opção política fundamental está sempre em decidir se deve se aliar aos trabalhadores e às classes médias profissionais que constituem seu mercado interno ou às elites dos países ricos; em outras palavras, se deve ser parte da construção de uma nação ou se deve assumir a dependência. No primeiro caso, ela tem de aceitar maiores salários da burocracia pública e dos trabalhadores, e maiores gastos do Estado com educação, saúde e assistência social. Em compensação, tem um mercado interno maior e mais seguro para realizar lucros e investir; conta com o apoio do Estado na competição internacional; e se beneficia de maior estabilidade política, porque os governos são dotados de maior legitimidade. No segundo caso, as elites capitalistas locais globalistas pagam menos impostos e contam com aprovação maior da parte das elites dos países ricos à qual agrada sua submissão. [...] (BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A construção política do Brasil: Sociedade, economia e Estado desde a Independência. 2. ed. São Paulo: Editora 34. p. 296)
A globalização e a chamada “nova ordem mundial" não são movimentos espontâneos, mas a articulação de pactos e de afirmação de modelos. Entre 1991 e 2005, como afirma Bresser-Pereira, o Brasil aderiu ao chamado neoliberalismo com o Pacto Liberal-Dependente. No trecho, é perceptível uma crítica do autor que está expressa corretamente em:
Na lateral de um pneu, o condutor encontra um conjunto de códigos alfanuméricos que o auxiliam a identificar o pneu em si e a constatar se, de facto, esse pneu é o mais adequado para o seu carro. Sobre um pneu 175/70R13 é CORRETO afirmar que:
Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa CORRETA:
I. De acordo com o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, bicicleta é um veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, similar à motocicleta, motoneta e ciclomotor.
II. Acidentes evitáveis e inevitáveis são aqueles em que os motoristas envolvidos não fizeram tudo o que pôde ser feito para evitar que o acidente aconteça.
III. Distância de Reação é aquela que o veículo percorre depois de acionado o mecanismo de freio até parar.
As vias de trânsito onde velocidade máxima permitida é de 60km/h, são chamadas de?