Texto para responder à questão.
Sobre o texto leia as afirmativas a seguir. I. Pi Patel narra, em primeira pessoa, um episódio de sua vida, imprimindo suas impressões e sensações sobre o fato ocorrido. II. Piscine faz analogia com personagens da Bíblia para descrever sua religiosidade e sua fé nas coisas da vida. III. Piscine compara sua situação à troca de nomes de figuras bíblicas e à crucificação de Jesus. Está correto apenas o que se afirma em:
Texto para responder à questão.
No trecho "Não é o QUE acontece com Piscine Molitor Patel." (§ 1), a palavra destacada refere-se a:
Texto para responder à questão.
A oração destacada em "É verdade que as pessoas QUE CONHECEMOS podem nos modificar." atribui ao fragmento ideia:
Texto para responder à questão.
De acordo com os estudos de regência verbal e com o padrão culto da língua, leia as afirmações sobre os verbos destacados em "Só por precaução, ACRESCENTEI TI =3, 14 e TRACEI um grande círculo que, depois, dividi em dois com a linha de diâmetro, para EVOCAR a lição mais elementar da geometria.". I. As três formas verbais são nacionais e correspondem ao núcleo do predicado das orações a que pertencem. II. A terceira forma destacada indica, basicamente, o estado das coisas. III. O primeiro verbo é copulativo e não necessita de complemento. Está correto apenas o que se afirma em:
Caso o funcionário público se aproprie de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo em proveito próprio ou alheio, incorrerá na prática do crime de: