João está encarregado de projetar um banco de dados PostgreSQL para gerenciar informações sobre casos jurídicos e advogados, considerando as seguintes especificações:
• a tabela "Caso" armazena informações sobre os casos, incluindo um identificador único “IDCaso” como chave primária;
• a tabela "Advogado" armazena informações sobre os advogados, incluindo um identificador único “IDAdvogado” como chave primária;
• cada caso pode ter vários advogados envolvidos;
• um advogado pode estar envolvido em vários casos.
Nesse contexto, João precisa modelar um relacionamento “muitos-para-muitos” entre "Caso" e "Advogado". Para isso, ele deverá criar uma tabela de associação, denominada "Participacao", utilizando o script SQL:
João está analisando o plano de execução de uma consulta SQL complexa e percebe que o seu desempenho é insatisfatório. Após uma análise detalhada, ele identifica que a consulta está usando, na cláusula “WHERE”, uma função em uma coluna da tabela, o que está afetando negativamente a sua execução.
Com a intenção de melhorar o desempenho da consulta, João deverá:
No processo de acompanhamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), os indicadores que são empregados para a mensuração de esforço e refletem a execução, a economicidade e a excelência na realização das ações são indicadores:
Determinada temática está sujeita à competência legislativa concorrente da União, dos estados e do Distrito Federal. Ao realizar essa constatação, Ana, deputada estadual que pretendia apresentar uma proposição legislativa sobre a referida temática, concluiu corretamente que:
Selecione a alternativa que apresenta uma transformação de variáveis que NUNCA é válida: