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Folha de respostas:

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Weiss (2004) diz sobre o Fracasso Escolar: I. A origem do fracasso pode estar na má condução do processo de ensino. II. A qualidade e a dosagem da quantidade de informações a serem transmitidas constituem falhas escolares que podem operar a favor do insucesso da aprendizagem. III. A aprendizagem normal dá-se no agir e no sentir do aluno. IV. Os aspectos que devem ser considerados na abordagem diagnóstica do fracasso escolar são: orgânicos, emocionais e pedagógicos. É correto APENAS o que se afirma em:

Conforme Mantoan (2001), analise os itens abaixo acerca da história da deficiência mental: I. Marcada por estudos antropológicos e sociais. II. Tem a Pedagogia em uma posição secundária, numa área que deveria ser de sua inteira e fundamental competência. III. Revela significativas as implicações retiradas da teoria piagetiana no que diz respeito à escolarização de deficientes mentais. IV. É marcada pela hegemonia das ciências médicas e paramédicas, o que encaminhou a abordagem para uma linha mais terapêutica que educacional. É correto o que se afirma em:

Sífneos (1972) e Malan (1981), citados por Cordioli (2009 p. 183), para a obtenção de melhores resultados com a Psicoterapia Breve Psicodinâmica, recomendam essa terapia para pacientes com as características relacionadas de forma correta na alternativa:

Conforme a Resolução n° 007/2003, que institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos, produzidos pelo psicólogo e decorrentes de avaliação psicológica, na redação de documentos psicológicos, é necessário considerar o disposto nos itens a seguir:

I. O documento deve, na linguagem escrita, apresentar uma redação bem estruturada e definida, expressando o que se quer comunicar. Deve ter uma ordenação que possibilite a compreensão por quem o lê, o que é fornecido pela estrutura, composição de parágrafos ou frases, além da correção gramatical.

II. O emprego de frases e termos não necessita ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional, mas deve garantir a precisão da comunicação, evitando a diversidade de significações da linguagem popular, considerando a quem o documento será destinado.

III. O psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo, devendo ficar atento aos cuidados em relação a seus deveres e suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional, às relações com a justiça e ao alcance das informações, identificando riscos e compromissos em relação à utilização das informações presentes nos documentos em sua dimensão de relações de poder.

De acordo com o disposto acima, marque a alternativa correta.

Em relação às responsabilidades do (a) psicólogo (a), descritas no código de ética profissional são deveres fundamentais dos psicólogos as afirmativas a seguir: I. Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia. II. Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante. III. Orientar o solicitante dos atendimentos: escola, médicos, padrinhos, ou outros sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, fornecendo, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho. Está (estão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

O artigo 35 da Lei que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais de Nova Candelária discorre que a vacância do cargo decorrerá dos itens descritos nas alternativas abaixo, com exceção do item da alternativa:

Fernandez (2001) nos coloca que, quando se trata de resolver problemas de aprendizagem que são oriundos de causas que se referem à estrutura individual e familiar (sintoma ou inibição), é necessária uma intervenção psicopedagógica pontual. Conforme cada situação-problema, será possível optar por intervenções específicas, conforme as afirmações abaixo: I. Tratamento individual e familiar psicopedagógico. II. Grupo de orientação com professores. III. Grupo de tratamento psicopedagógico de crianças. IV. Grupo de orientação paralelo de mães. V. Entrevistas com colegas e professores. É correto APENAS o que se afirma em:

Para Sífneos (1972), citado por Cordioli (2008, p. 168), é considerado elemento essencial para o tratamento em Psicoterapia Breve Psicodinâmica o item da alternativa:

Analise os itens I, II e III acerca da proposição abaixo e, após, marque a alternativa correta. De acordo com Borsa e Muniz, apud Hutz et al (2016), a avaliação psicológica é um processo técnico e científico, realizado com pessoas ou grupos de pessoas, que requer metodologias específicas de acordo com cada área do conhecimento. Entre as ferramentas de coleta de informações, estão os testes psicológicos que são definidos como procedimentos sistemáticos de observação e registro de comportamentos, com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos. Na prática da testagem psicológica com crianças e adolescentes alguns cuidados são fundamentais. I. Os resultados obtidos por meio dos testes psicológicos devem ser considerados de forma contextualizada, atrelados aos resultados das demais técnicas e procedimentos conduzidos ao longo do processo, como a entrevista, a hora do jogo e a observação. II. Os resultados dos testes devem ser confrontados com outros dados advindos de outros informantes: pais, professores, profissionais que atendam à criança ou ao adolescente, entre outros. III. O psicólogo deve considerar o contexto e os objetivos da avaliação, ou seja, na clínica o processo de investigação é mais longo e complexo. Já nos contextos escolar, jurídico e hospitalar a testagem geralmente possui característica mais pontual.

A missão primordial de um código de ética profissional é assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social de determinada categoria. São princípios fundamentais do (a) psicólogo (a), com exceção da alternativa:

Cordioli (2008, p.168) coloca alguns aspectos importantes acerca da psicoterapia Breve Psicodinâmica, conforme os itens a seguir: I. Enfatizar fatos da vida atual. II. Fixar data para término do tratamento. III. Focalizar aspectos da vida pregressa. Está (estão) correto(s):

Gil (2001) aborda que as necessidades de recursos humanos das organizações são definidas a partir do desenvolvimento da descrição e análise de cargos. Quanto a esse tópico, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa correta: I. A descrição de cargos é uma exposição ordenada das tarefas ou atribuições de um cargo que visa descrever o que o ocupante faz, como faz e por que faz, enquanto que a análise de cargos consiste no estudo que se faz para obter informações sobre as tarefas ou atribuições de um cargo. II. No que se refere às técnicas para coleta de dados para descrição e análise de cargos, podem ser utilizadas: observação direta, questionário e entrevistas. Essas devem ser definidas e aplicadas, evitando utilizar-se de mais de uma para atender à demanda. III. O processo de descrição e análise de cargos assemelha-se ao de uma pesquisa social, abrangendo as etapas: determinação dos dados requeridos, coleta de dados, análise dos dados, descrição e especificação de cargos.

De acordo com Zimermann, marque a alternativa correta.

Chiavenato (2010) refere que, em processos seletivos, identificar as características pessoais do candidato é uma questão de sensibilidade e requer um razoável conhecimento da natureza humana e das repercussões que a tarefa impõe à pessoa que irá executá-la. Sabemos que as características individuais estão relacionadas a alguns aspectos, tais como os descritos abaixo: I. Execução da tarefa em si que está relacionada à(ao): inteligência geral e habilidades específicas, atenção concentrada, raciocínio numérico... II. Interdependência com outras tarefas que envolve: visão de conjunto, espírito de integração, resistência à frustração, iniciativa... III. Interdependência com outras pessoas que consiste: nos relacionamentos, liderança, quociente emocional, comunicação... Assinale a resposta correta.

Enquanto sujeitos, precisamos de feedback, tanto positivo quanto negativo, necessitamos saber o que estamos fazendo de forma adequada e também inadequada, de modo a corrigir as deficiências e mantermos os acertos. (MOSCOVICI,2012). Assinale a alternativa incorreta quanto à forma de superar as dificuldades para dar um feedback.

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