Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 39 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

É um princípio constituidor da gestão democrática:

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, os conhecimentos curriculares por área de conhecimento são:

Quanto ao Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta.

Quanto ao currículo, assinale a alternativa correta.

Com base nas Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica, considere os seguintes objetivos:

  1. Definir os indicadores e critérios de avaliação dos sistemas de ensino, instituições, gestão, desempenho dos professores e estudantes, para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
  2. Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
  3. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
  4. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.

É/São objetivo(s) presente(s) nas Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica:

O texto a seguir é referência para a questão.

Sobre o conteúdo do texto, considere as seguintes afirmativas:

  1. Experimentos que utilizam células-tronco de seres humanos não têm aceitação unânime dentro da comunidade
    científica e dentro da sociedade civil.
  2. Nos Estados Unidos, as propostas de se desenvolver células humanas em embriões de animais, para posterior
    transplante desses embriões em outros animais, não foram levadas adiante.
  3. De acordo com a revista Nature, o governo japonês é o primeiro governo a apoiar experiências que utilizam célulastronco humanas para o desenvolvimento, em animais, de órgãos humanos.

Assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa em que o termo sublinhado NÃO retoma outro termo antecedente na oração.

Considere os seguintes pares de sentenças:

  1. João parece ter beijado Maria.
    Maria parece ter sido beijada por João.
  2. O médico custou para examinar a paciente do quarto 20.
    A paciente do quarto 20 custou para ser examinada pelo médico.
  3. Todo homem ama uma mulher.
    Uma mulher é amada por todo homem.
  4. Meu irmão pretendeu encontrar um amigo.
    Um amigo pretendeu ser encontrado por meu irmão.

O(s) par(es) de sentenças que veiculam o mesmo significado é/são:

O texto a seguir é referência para a questões.

Em relação ao texto, é correto afirmar que:

O texto a seguir é referência para a questões.

 

A floresta de Hambach é carinhosamente chamada pelos ativistas de “Hambi”, uma espécie de diminutivo em alemão.
Ainda a respeito dos ativistas e suas manifestações, é correto afirmar:

Assinale a alternativa em que o termo “que” NÃO apresenta ambiguidade de referência com termo antecedente.

Quanto ao planejamento pedagógico, assinale a alternativa correta.

Quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, assinale a alternativa correta.

Quanto aos profissionais da educação, assinale a alternativa correta.

Em relação às metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE), assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282