De acordo com Paulo Netto, as políticas sociais são funcionais para a preservação e o controle da força de trabalho.
O Serviço Social, segundo Iamamoto, emerge, no Brasil, como profissão no contexto de industrialização e expansão urbana.
Acerca de três décadas, o Projeto Ético-Político vem sendo posto em curso sem tensões com o estatuto do(a) trabalhador(a) assalariado(a) do(a) Assistente Social.
A quebra do sigilo, conforme o Código de Ética Profissional, de 1993, só é admissível quando se tratar de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do(a) usuário(a), de terceiros(as) e da coletividade.
Ao(À ) Assistente Social é vetado(a) a utilização de instrumentos e técnicas que possam reforçar a discriminação étnico/racial.
As relações sociais, no capitalismo, são caracterizadas pela produção da riqueza social, e, ao mesmo tempo produzem e reproduzem a regressão social em larga escala.
Repórteres profissionais da área criminal, após os relatos dos moradores, começaram a fazer o rastreamento de crimes através da escuta de conversas de rádio entre os policiais.
Nessa história em quadrinhos, o garoto, dirigindo a carroça, argumenta com Patty que ela foi baleada e que, portanto, está eliminada da brincadeira.
Um processo de gestão estratégica implica o uso eficiente dos recursos públicos no atendimento das necessidades da sociedade, de forma que, em longo prazo, os objetivos traçados sejam alcançados.
Artigo 74: Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno... (CONSTITUIÇÃO, 1988). Tal controle pressupõe a existência de um único órgão de controle a que denominamos CONTROLADORIA ou ÓRGÃO CENTRAL DE CONTROLE INTERNO – nos moldes existentes em outros países [...] (SILVA, 2008, p. 213). Uma das atribuições da Controladoria é servir de instrumento de auxílio a um processo decisório, por meio de documentos e relatórios
Ao longo do processo de produção e reprodução do capitalismo, na sociedade brasileira, observa-se um modelo de desenvolvimento periférico, desigual e combinado.
A nova morfologia do trabalho seria responsável pela ampliação da garantia dos direitos sociais dos trabalhadores.
O modelo keynesiano atribui ao mercado a regulação das relações sociais.
De acordo com Ana Elizabete Motta, na conjuntura brasileira atual, as respostas presentes no conjunto dos programas sociais vêm sendo postas pelo binômio privatização/assistencialização da Seguridade Social.
O Projeto Ético-Político do Serviço Social se vincula à perspectiva funcionalista.