Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 49 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d

Sobre o conceito de habitus desenvolvido por Pierre Bourdieu, é correto afirmar que

“O estudo da estrutura de classes preenche um espaço importante na análise de estratificação social desde a Sociologia clássica, com Marx e Weber. A forma como os indivíduos são alocados na estrutura de classes e as chances de vida associadas às posições sociais é tema central na literatura sociológica. Na esteira das teorias marxista e weberiana, diversas diretrizes teórico-conceituais foram traçadas para análise de classes".

Com base nas reflexões feitas por Marx e Weber sobre as classes sociais, avalie as afirmações a seguir.

I. Na perspectiva marxiana, as relações entre classes estão relacionadas às relações sociais de produção e ao domínio das forças produtivas.

II. Marx e Weber partem de um pressuposto comum fundamentado na ideia de que as pessoas estabelecem relações para executar funções no interior de uma sociedade.

III. O ponto de vista weberiano enfoca a complexidade do mercado de trabalho capitalista, observando situações, posições e mobilidades dos agentes no seu interior.

É correto o que se afirma em

“Um dos objetos de estudo cada vez mais frequente é o da ação coletiva e suas diversas formas de expressão e visibilidade: desde os rituais de iniciação e rixas intertribais, passando por revoltas camponesas e banditismo social, levantamentos por carestia alimentar ou exceção de impostos, conflitos sociais por razões salariais e outras podendo desembocar em protestos, greves e manifestações, mobilizações contra guerra e pela paz, pela defesa do meio ambiente ou movimentos étnicos, religiosos, nomeadamente os de cariz profético ou messiânico. Porém, a questão que surge como mais relevante consiste em saber como é que surgem tais ações coletivas; ou seja, quais as precondições necessárias, quais as fases pelas quais uma determinada entidade social (etnia, classe, grupo profissional ou movimento interclassista como o feminista ou ambiental) forja uma identidade e consciência (inter) grupal capaz de encontrar uma plataforma comum de objetivos e despoletar uma ação coletiva".

A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A compreensão sociológica das ações coletivas deve buscar encaixar as manifestações aos modelos teóricos clássicos, buscando identificar como se comportam no interior do processo de lutas de classe.

( ) As ações coletivas envolvem múltiplas maneiras de fazer e lutar, em virtude de problemas sociais que não estão inscritos na prática a priori, exigindo dos pesquisadores estratégias de compreensão de sua complexidade.

( ) O estudo de movimentos sociais exige estratégias metodológicas para compreensão dos objetivos de complexas lutas sociais produzidas por múltiplas causalidades e que geram efeitos sociais diversos.

( ) As identidades sociais forjadas nas lutas coletivas constituem um problema para análise sociológica, pois a fragmentação das ações coletivas contribuem para criação de movimentos destituídos de referência e potencial revolucionário.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

“Pesquisar e discutir o trabalho na sociedade contemporânea permanece uma tarefa essencial para os cientistas sociais preocupados em compreender a mudança social. Os novos usos, a complexificação da divisão do trabalho, a flexibilização das atividades produtivas, não reduziram a sua importância como fator essencial de manutenção do sistema capitalista e em diferentes contextos, o trabalho mantém seu caráter formador de identidades de classe. Por outro lado, os efeitos da introdução de novas tecnologias empresariais e a imposição da flexibilidade como um novo padrão nas relações capital/trabalho colocaram em xeque e enfraqueceram a resistência dos trabalhadores e sindicatos ao uso continuado de práticas de emprego precário de desprotegido de regulação legal. No entanto, novas pautas foram introduzidas e questões relativas a formas de ação coletiva e de articulação institucional e política para assuntos relativos ao trabalho em territórios produtivos se tornaram parte importante das novas estratégias das instituições de representação dos trabalhadores". RAMALHO, José Ricardo. Trabalho e os desafios da pesquisa sociológica. Revista Brasileira de Sociologia, vol. 01, n. 01, jan/jul 2013.

Considerando o que se afirma no texto, assinale a afirmação verdadeira.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282