O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – foi criado para
I. medir a qualidade do aprendizado nacional;
II. orientar a elaboração dos currículos escolares dos estados e municípios;
III. monitorar a ação educacional dos sistemas municipais de ensino;
IV. estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Estão corretas somente as complementações contidas em
A abordagem sobre o desenvolvimento da competência dos estudantes, pelo docente, pode levar o professor a refletir sobre cada situação de aprendizagem e, assim, tornar
A teoria crítica de currículo, nos anos de 1980, no Brasil, compreende duas vertentes que caracterizam a produção pedagógica brasileira da época, quais sejam:
Abramovay, Andrade e Esteves (2007) destacam que o protagonismo juvenil na área educacional tem relação direta com a cidadania, em virtude de
A taxa de escolarização do ensino fundamental, no Ceará, com relação ao período de 2013 a 2015, registrou os seguintes dados:
Com base na análise da tabela acima, e tendo em vista que a taxa líquida abrange somente os alunos atendidos dentro da faixa etária regular obrigatória e a bruta compreende todos os alunos atendidos, incluindo os fora de faixa, é correto afirmar que