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Embora não haja consenso em relação a uma etiqueta para as tendências literárias contemporâneas, mas, utilizando o termo “pós-modernismo, analise as asserções que se seguem.

I. Pós-modernismo é um nome geralmente dado às formas culturais de um período que aparecem desde os anos 60, abrangendo certas características como reflexão, ironia e um tipo de arte que mistura o popular e o erudito.

II. É visto ora como continuação dos aspectos mais radicais de modernismo, ora, ao contrário, como marcando uma ruptura com o modernismo como um modernismo não-histórico que anseia acabar.

III. Como alguns dos denominadores comuns que servem para definir o pós-modernismo, pode-se citar que os discursos pós-modernos instalam e subvertem convenções; que esses discursos não desafiam os limites fixos entre os gêneros, entre os tipos de arte, entre teoria e arte, entre arte erudita e cultura de massa.

IV. Uma das características marcantes do pós-modernismo é o pluralismo de estilos e, particularmente, o que caracteriza a poesia pós-modernista é o ludismo na criação da obra, presença marcante da intertextualidade, a intensificação da metalinguagem e o fragmentarismo textual; já o que caracteriza a prosa pós-modernista é o enaltecimento do intimismo e da “literatura-verdade" presente na prosa política (romance-reportagem e o realismo fantástico), que rejeita as prosas regionalista, urbana e autobiográfica.

É correto apenas o que se afirma em

Na leitura, leva-se em conta que

I. o texto possui, além da parte visível constituída por sua materialidade linguística (o explícito), uma parte invisível (o implícito).

II. o ato de ler é uma atividade que requer a mobilização de conhecimentos: linguístico, enciclopédico, comunicacional, de textos, entre outros.

III. o texto é resultado da “soma" de palavras, frases ou de outros textos, organizado de determinado modo, dentre tantos outros possíveis.

É correto o que consta em

Considerando que os gêneros estão agrupados em cinco modalidades retóricas correspondentes aos tipos textuais, assinale a opção em que a correspondência dos exemplos e as respectivas modalidades está correta.

Leia o seguinte parágrafo:

"A dita Era da Televisão é, relativamente, nova. Embora os princípios técnicos de base sobre os quais repousa a transmissão televisual já estivessem em experimentação entre 1908 e 1914, nos Estados Unidos, no decorrer de pesquisas sobre a amplificação eletrônica, somente na década de vinte chegou-se ao tubo catódico, principal peça do aparelho de tevê. Após várias experiências por sociedades eletrônicas, tiveram início, em 1939, as transmissões regulares entre Nova Iorque e Chicago - mas quase não havia aparelhos particulares. A guerra impôs um hiato às experiências. A ascensão vertiginosa do novo veículo deu-se após 1945. No Brasil, a despeito de algumas experiências pioneiras de laboratório (Roquete Pinto chegou a interessar-se pela transmissão da imagem), a tevê só foi mesmo implantada em setembro de 1950, com a inauguração do Canal 3 (TV Tupi), por Assis Chateaubriand. Nesse mesmo ano, nos Estados Unidos, já havia cerca de cem estações, servindo a doze milhões de aparelhos. Existem hoje mais de 50 canais em funcionamento, em todo o território brasileiro, e perto de 4 milhões de aparelhos receptores." [dados de 1971] (Muniz Sodré) Fonte: http:/ww.pead.letras.ufrj.br/tema09/coesaogramatical.ht ml. Acesso em 15/09/2018.

Considerando o parágrafo acima, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.

( ) O objetivo do parágrafo é mostrar a evolução da televisão ao longo do tempo, o que define o critério de organização exclusivamente por tempo.

( ) As expressões indicadoras de tempo e de lugar, ao longo do parágrafo, evidenciam a ordenação por tempo e espaço simultaneamente.

( ) Quando se escreve sobre fatos, ideias ou fenômenos, com o objetivo de mostrar sua evolução ao longo do tempo e em diferentes lugares, deve-se organizar o parágrafo por um dos critérios (tempo ou espaço).

( ) Há no parágrafo, dentre outras, a correspondência: experimentação (fato) – entre 1908 e 1914 (tempo) – nos Estados Unidos (espaço).

A sequência correta, de cima para baixo, é

Leia atentamente o seguinte parágrafo:

"Viver é mesmo uma ginástica. O coração se contorce para bombear o sangue que, por sua vez, corre o corpo inteiro. A respiração estica e encolhe os pulmões. O aparelho digestivo se dobra e desdobra com o alimento. Tudo na vida animal é movimento – músculos que se contraem, músculos que se estendem. Graças a cerca de 650 músculos o homem pode, além de viver, ficar em pé, andar, dançar, falar, piscar os olhos, cair na gargalhada, prorromper em lágrimas, expressar no rosto suas emoções, escrever e ler este texto. Portanto, o desempenho da musculatura é muito mais forte que mera força bruta". Revista Superinteressante, n. 2, 1988

Considerando o parágrafo acima, assinale a afirmação verdadeira.

Escreva (1) para o que caracteriza a linguagem literária e (2) para o que caracteriza a linguagem não literária.

( ) A essência da linguagem está na palavra, que é usada por escritores e poetas em todo o seu potencial significativo e sonoro, estabelecendo interação entre autor e seus leitores/ouvintes.

( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido conotativo (ou figurado), que é aquele que as palavras e expressões adquirem em um dado contexto, quando o seu sentido literal é modificado.

( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido denotativo (ou literal), que é aquele que a palavra e as expressões são tomadas em sua significação “básica", a qual pode ser apreendida sem ajuda do cotexto e do contexto.

( ) Linguagem típica de textos com função utilitária, ou seja, que têm como finalidade predominante satisfazer a alguma necessidade específica, como informar, argumentar, convencer, dentre outras.

A sequência correta, de cima para baixo, é

Sabendo que o Romantismo considera a imaginação superior à razão e que a originalidade substitui a imitação dos (neo)clássicos, identifique as características desses estilos a seguir, escrevendo nos parênteses (1) para características do Arcadismo e (2) para características do Romantismo.

( ) exaltação ao racionalismo e ao convencionalismo rígidos da literatura clássica

( ) transposição, para a obra, do amor, paixão, emoção, intuição e alma do artista

( ) consubstanciação da natureza com o escritor

( ) rigor formal

( ) liberdade criadora

( ) nacionalismo

A sequência correta, de cima para baixo, é

Sobre o contexto sócio-histórico do Realismo e do Naturalismo na segunda metade do século XIX, é correto afirmar que

I. a Revolução Francesa está diretamente associada ao nascimento da estética realista. Ela desencadeou mudanças tão profundas no modo de produção que se tornou responsável pela reordenação da economia mundial no século XIX.

II. a industrialização acarretou um efeito social de acentuada distinção entre a burguesia e a classe trabalhadora (proletariado). Acentua-se uma burguesia hipócrita e fútil, que explora o proletariado enquanto professa o amor à justiça e à igualdade, comportamento denunciado em boa parte dos romances escritos nesse período.

III. o interesse pelo funcionamento e pela organização da sociedade leva os escritores realistas a abordarem as necessidades materiais humanas (alimentação, moradia, etc.) e discutir as condições econômicas (aspectos referentes ao mundo do trabalho) necessárias para satisfazer tais necessidades.

IV. mudanças profundas ocorreram no Brasil na segunda metade do século XIX, afetando a economia, a política, a arte, como, por exemplo, a extinção do tráfico de escravos, o imigrante assalariado como nova mão de obra; livre comércio com o exterior; ampliação da burguesia mercantil; o avanço científico e o progresso tecnológico; crise entre a Igreja e o Governo; cisão entre o exército e o imperador; além da influência do positivismo, sobretudo no meio militar, na burguesia e entre alguns grupos de intelectuais.

É correto o que se afirma apenas em

Considerando o Parnasianismo da segunda metade do século XIX e o Simbolismo do fim do século XIX e início do século XX no Brasil, atente para os itens listados a seguir e escreva, nos parênteses, 1 para as características do Parnasianismo e 2 para as características do Simbolismo.

( ) Volta ao Romantismo.

( ) Volta à cultura clássica.

( ) Exterioridade: culto à natureza.

( ) Interioridade: culto do sonho, da fantasia, da imaginação.

( ) Poema endereçado à emoção.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Leia o fragmento do conto pré-modernista "O Colocador de Pronomes", de Monteiro Lobato (1924) para a resolução da questão.

No conto intitulado “O Colocador de Pronomes", publicado em 1924, Monteiro Lobato ridiculariza a personagem central, Aldrovando, exatamente pelo uso de uma linguagem empolada e descabida, cheia de preciosismos e de palavras incompreensíveis para a maioria das pessoas.

Assinale a opção em que a significação (em itálico) do par de vocábulos está coerente com o uso presente no texto.

Assinale a opção em que todas as informações sobre a terceira fase do Modernismo brasileiro são corretas.

Considerando a justificativa para a acentuação da palavra “pôde" em “... mas que nunca pôde ser totalmente esquecida" (linhas 26- 27), assinale a opção em que a acentuação do termo destacado é justificada pelo mesmo motivo.

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – tem como principal finalidade avaliar o desempenho escolar e acadêmico do aluno ao final do Ensino Médio. Partindo dessa informação e tendo como foco situações para as quais servem os resultados do ENEM, é correto afirmar que esse exame

I. favorece a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio.

II. é utilizado como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, em especial para as instituições federais.

III. viabiliza o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

IV. constitui parâmetros para o sistema de avaliação formal das instituições escolares integrantes da rede de ensino privada.

Estão corretas as complementações contidas em

Considerando o texto acima, assinale a afirmação verdadeira.

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