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Sobre a Revolução Pernambucana de 1817, é correto afirmar que

Considere as seguintes afirmações sobre o modelo de Nacional-desenvolvimentismo que predominou durante o Governo Juscelino Kubitschek:

I. A Planificação da economia, através do Plano de Metas, apresentou a proposta de estatização das empresas multinacionais e o investimento de capital público, oriundo de impostos, nas empresas estatais.

II. Abertura da economia para o capital internacional com presença de empresas multinacionais, sobretudo no setor automobilístico, provocou o escoamento dos recursos nacionais para o exterior.

III. O alto custo da realização do Plano de Metas e a abertura para o mercado internacional, gerou uma alta inflacionária e uma onda migratória de nordestinos e nortistas para as metrópoles que se industrializavam.

É correto o que se afirma em

Atente para o seguinte excerto a respeito dos mandatos de Fernando Henrique Cardoso:

“O Presidente aprofundou as reformas e buscou diminuir o estado-empresário (Estado interventor, muito envolvido na produção de bens e serviços), ainda que fosse criticado pela falta de ação em áreas como educação, saúde e previdência social, bem como pela privatização e seus métodos. Os recursos gerados pelas privatizações, aliás, não se converteram em pagamento da dívida pública nem em investimentos. Eram usados para pagar tãosomente o montante principal da dívida, que praticamente quadruplicou durante os dois mandatos de Fernando Henrique".

A partir da leitura do excerto acima, é correto inferir que

O final do século XIX marcou, no Ceará, o aparecimento da Padaria Espiritual. No que diz respeito a esse movimento, é correto afirmar que foi um

Considere a seguinte proposição: “Para superar a escola vazia de conhecimentos significativos, é necessário que os docentes alcancem um domínio complexo daqueles conteúdos que têm de ensinar, sob pena de se limitarem ao domínio da forma sem conteúdo".

O que se espera do professor de história em relação ao domínio complexo do conteúdo é que ele

O trabalho do historiador requer métodos específicos, como levantar informações sobre o objeto de estudo, estabelecer hipóteses explicativas, analisar e classificar as fontes históricas, estabelecer relações de causalidade, elaborar a explicação histórica do fenômeno estudado. Esta última é a fase da interpretação, possivelmente a mais árdua, uma vez que requer

As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes

“Bizâncio" e “Império Bizantino" são termos convencionais, utilizados por estudiosos modernos e contemporâneos, para referir-se à continuação do Império Romano no Oriente. No que concerne aos dois termos analise as seguintes afirmações:

I. O termo “bizantino" deriva de “Byzantion", antigo assentamento helênico que o imperador Constantino, à procura de um segundo centro para o Império, decidiu urbanizar e atribuir ao lugar o seu próprio nome “Constantinopla".

II. Os árabes e otomanos chamavam os bizantinos “rum", isto é, romanos, mas Carlos Magno, considerando-se como único sucessor dos antigos imperadores romanos, designava-os como “gregos".

III. Nas fontes medievais, é possível encontrar a palavra “bizantino", algumas vezes, para indicar apenas os habitantes da capital imperial.

É correto o que se afirma somente em

Algumas lideranças africanas e seus agrupamentos políticos exerceram importância fundamental nos processos de emancipação de seus países. Relacione corretamente o líder político com o que se diz sobre ele, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o processo de modernização da América Latina no decorrer da Segunda Guerra Mundial.

( ) O desenvolvimento industrial foi bastante superficial e a urbanização derivou da fuga de camponeses da fuga das condições miseráveis da vida no campo.

( ) As classes elevadas da sociedade eram constituídas por uma oligarquia proprietária de terras e uma pequena burguesia industrial e comerciante.

( ) O modelo político foi o populismo, os casos emblemáticos foram Vargas no Brasil e Peron na Argentina.

( ) Entrou em decadência no final dos anos de 1950 e levou a uma forte instabilidade, política, em muitos casos desencadeou ditaduras militares apoiadas por potências estrangeiras.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:

I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.

II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.

III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.

IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto político-pedagógico da escola.

Está correto o que se afirma em

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos no processo educativo de seus alunos. Levando em consideração tal definição, analise as seguintes afirmações:

I. A dimensão administrativo-financeira não deve ser contemplada no processo de elaboração e execução do PPP.

II. O PPP deve ser elaborado coletivamente por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.

III. O planejamento do PPP envolve pensar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da sala de aula em particular.

IV. O PPP de uma escola pode ser implementado por outra escola, desde que ambas façam parte do mesmo contexto territorial e, consequentemente, social.

Está correto somente o que se afirma em

Analise as seguintes orações:

I. “...a população não indígena de Roraima é formada por migrantes recentes..." (linhas 07-08)

II. “... mas antes tentaram pertencer a outros pontos do mapa...."(linhas 13-15)

III. “Talvez o que um brasileiro de Roraima vislumbre num venezuelano desesperado e sem lugar seja o retrato de si mesmo." (linhas 21-24)

IV. “A angústia de não pertencer rugia dentro da maioria das pessoas que entrevistei em Roraima, em diferentes momentos." (linhas 34-36)

V. “...o desejo de apagar as populações nativas, ainda que pela assimilação ou pela supressão de direitos." (linhas 46-49)

VI. “A identidade roraimense é fomentada na população por velhas e novas elites locais a partir da ideia de que o Brasil é contra eles..." (linhas 20-52)

No que diz respeito à função sintática dos termos sublinhados, é correto afirmar que em

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE – foi implementado em 1992 pela Secretaria da Educação – SEDUC –, com o objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do Estado. Considerando o SPAECE, analise as seguintes afirmações:

I. Em 2007, a SEDUC ampliou a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries, de forma censitária.

II. No tocante aos 6º e 9º anos, o SPAECE avalia a proficiência dos alunos em leitura e a evolução do seu desempenho em matemática.

III. A partir do 5º ano, o SPAECE aplica questionários contextuais junto a alunos, professores e diretores, que possibilitam a elaboração de indicadores relacionados ao perfil socioeconômico e hábitos de estudo.

IV. Os questionários destinados aos professores e diretores permitem traçar o perfil educacional, a experiência e a formação profissional, a prática docente e a gestão escolar dos envolvidos na área educacional.

É verdadeiro o que se afirma em

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