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Em virtude do tamanho de sua área espacial e posição geográfica que ocupa, o Brasil possui uma grande diversidade de ecossistemas. Além da caatinga, na região Nordeste são encontradas importantes manchas de outros ecossistemas como

Os corredores de biodiversidade ou corredores ecológicos, foram regulamentados no Brasil no início dos anos 2000, como uma tentativa de mitigar os efeitos das ações antrópicas no meio ambiente.

Acerca desse assunto, analise as seguintes afirmações:

I. Os corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas.

II. Um dos objetivos desse sistema é proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal.

III. A movimentação de animais nesses corredores pode permitir a recolonização de áreas degradadas, conciliando a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ambiental na região.

Está correto o que se afirma em

Pesquisar, analisar e comparar, de maneira interdisciplinar, as relações entre preservação e degradação, e elaborar esquemas de investigação, por exemplo, são algumas das habilidades e competências associadas à

Conceitos cartográficos e conceitos geográficos tais como localização, natureza e paisagem podem ser construídos e melhor trabalhados a partir de práticas cotidianas como

Relacione corretamente as atividades apresentadas a seguir com os possíveis impactos ambientais decorrentes ou a elas associados, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta de cima para baixo é

É correto falar do espaço geográfico como um meio técnico-científico-informacional quando

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre a urbanização brasileira:

( ) Nos grandes centros urbanos, o aumento da degradação ambiental é consequência exclusiva da ação dos grupos mais pobres da sociedade, que poluem rios e lagoas com efluentes domésticos e lançam seus resíduos sólidos indiscriminadamente sobre ruas ou terrenos abandonados.

( ) Destaca as grandes cidades como palco de contradições entre inovações, modernização e pobreza.

( ) A primazia de metrópoles regionais como Manaus, Fortaleza e Curitiba se acentua, tornando-as centro de controle da vida econômica e política do País, rebaixando o tradicional comando exercido por São Paulo e Rio de Janeiro.

( ) Conjuntos habitacionais, favelas e cortiços, de um lado, e condomínios exclusivos, murados e controlados, de outro, demarcam os extremos da diferenciação espacial da habitação nas cidades brasileiras.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:

I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.

II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.

III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.

IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto político-pedagógico da escola.

Está correto o que se afirma em

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos no processo educativo de seus alunos. Levando em consideração tal definição, analise as seguintes afirmações:

I. A dimensão administrativo-financeira não deve ser contemplada no processo de elaboração e execução do PPP.

II. O PPP deve ser elaborado coletivamente por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.

III. O planejamento do PPP envolve pensar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da sala de aula em particular.

IV. O PPP de uma escola pode ser implementado por outra escola, desde que ambas façam parte do mesmo contexto territorial e, consequentemente, social.

Está correto somente o que se afirma em

Analise as seguintes orações:

I. “...a população não indígena de Roraima é formada por migrantes recentes..." (linhas 07-08)

II. “... mas antes tentaram pertencer a outros pontos do mapa...."(linhas 13-15)

III. “Talvez o que um brasileiro de Roraima vislumbre num venezuelano desesperado e sem lugar seja o retrato de si mesmo." (linhas 21-24)

IV. “A angústia de não pertencer rugia dentro da maioria das pessoas que entrevistei em Roraima, em diferentes momentos." (linhas 34-36)

V. “...o desejo de apagar as populações nativas, ainda que pela assimilação ou pela supressão de direitos." (linhas 46-49)

VI. “A identidade roraimense é fomentada na população por velhas e novas elites locais a partir da ideia de que o Brasil é contra eles..." (linhas 20-52)

No que diz respeito à função sintática dos termos sublinhados, é correto afirmar que em

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE – foi implementado em 1992 pela Secretaria da Educação – SEDUC –, com o objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do Estado. Considerando o SPAECE, analise as seguintes afirmações:

I. Em 2007, a SEDUC ampliou a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries, de forma censitária.

II. No tocante aos 6º e 9º anos, o SPAECE avalia a proficiência dos alunos em leitura e a evolução do seu desempenho em matemática.

III. A partir do 5º ano, o SPAECE aplica questionários contextuais junto a alunos, professores e diretores, que possibilitam a elaboração de indicadores relacionados ao perfil socioeconômico e hábitos de estudo.

IV. Os questionários destinados aos professores e diretores permitem traçar o perfil educacional, a experiência e a formação profissional, a prática docente e a gestão escolar dos envolvidos na área educacional.

É verdadeiro o que se afirma em

O termo caatinga tem origem Tupi-Guarani, que significa “mata branca", uma referência ao aspecto fisionômico da vegetação. No Brasil esse bioma ocupa uma área de aproximadamente 844.000km2. Sobre a distribuição, impactos ambientais e principais características da caatinga, é correto afirmar que

Considerando a Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA –, que foi criada pela Lei Nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, assinale a opção que NÃO corresponde a um dos princípios determinados pela PNMA.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – é o órgão consultivo e deliberativo com representação de órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil.

Dentre suas atribuições e objetivos, encontra-se:

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