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Três cargas elétricas de mesmo módulo estão fixas e perfiladas como mostra a seguinte figura.

As distâncias entre as cargas negativas é 2d e a distância entre a carga positiva e as negativas é d. Considerando-se ε0 a permissividade elétrica, é correto afirmar que a energia elétrica dessa configuração é

Na física, define-se resistividade (ϱ) e condutividade (σ) elétrica dos materiais. A relação entre essas duas grandezas é ϱ = 1/σ. Quando se aplica uma diferença de potencial elétrica V, entre os extremos de um resistor ôhmico de comprimento L e seção transversal A, estabelece-se uma corrente i.

Assim, a resistividade elétrica do resistor é

Observe a figura a seguir:

Considere uma carga elétrica +Q1 em um ponto A de uma região do espaço. No ponto B do mesmo espaço se encontra uma carga +Q2 que dista de A uma distância d. A energia potencial elétrica necessária para deslocar a carga +Q2 até o ponto C é

Uma temática importante quando falamos em todos os níveis da educação, é a utilização das tecnologias de informação e comunicação – TICs – como meio auxiliar do professor no processo de ensino e aprendizagem. Com base no uso das TICs como ferramenta para o ensino de física, julgue os itens a seguir.

I. As mídias tecnológicas, mesmo não apresentando a mesma função que a escola, ao emprestar suas múltiplas linguagens aos projetos pedagógicos, apresentam um potencial educativo.

II. Um dos desafios da educação escolar é consolidar a escola como um espaço de compreensão e apropriação das linguagens provenientes das mutações tecnológicas que caracterizam o ensino contemporâneo. Nesse sentido, a escola assume a responsabilidade institucional de ser lugar exclusivo de legitimação do saber.

III. As crianças e adolescentes do século XXI, os denominados “nativos digitais", por conviverem com tecnologias diversas, possuem facilidade para lidar com as TICs, por isso, não necessitam passar por capacitação em letramento digital.

Está correto somente o que se afirma em

O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:

I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.

II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.

III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.

IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto político-pedagógico da escola.

Está correto o que se afirma em

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos no processo educativo de seus alunos. Levando em consideração tal definição, analise as seguintes afirmações:

I. A dimensão administrativo-financeira não deve ser contemplada no processo de elaboração e execução do PPP.

II. O PPP deve ser elaborado coletivamente por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.

III. O planejamento do PPP envolve pensar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da sala de aula em particular.

IV. O PPP de uma escola pode ser implementado por outra escola, desde que ambas façam parte do mesmo contexto territorial e, consequentemente, social.

Está correto somente o que se afirma em

Analise as seguintes orações:

I. “...a população não indígena de Roraima é formada por migrantes recentes..." (linhas 07-08)

II. “... mas antes tentaram pertencer a outros pontos do mapa...."(linhas 13-15)

III. “Talvez o que um brasileiro de Roraima vislumbre num venezuelano desesperado e sem lugar seja o retrato de si mesmo." (linhas 21-24)

IV. “A angústia de não pertencer rugia dentro da maioria das pessoas que entrevistei em Roraima, em diferentes momentos." (linhas 34-36)

V. “...o desejo de apagar as populações nativas, ainda que pela assimilação ou pela supressão de direitos." (linhas 46-49)

VI. “A identidade roraimense é fomentada na população por velhas e novas elites locais a partir da ideia de que o Brasil é contra eles..." (linhas 20-52)

No que diz respeito à função sintática dos termos sublinhados, é correto afirmar que em

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE – foi implementado em 1992 pela Secretaria da Educação – SEDUC –, com o objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do Estado. Considerando o SPAECE, analise as seguintes afirmações:

I. Em 2007, a SEDUC ampliou a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries, de forma censitária.

II. No tocante aos 6º e 9º anos, o SPAECE avalia a proficiência dos alunos em leitura e a evolução do seu desempenho em matemática.

III. A partir do 5º ano, o SPAECE aplica questionários contextuais junto a alunos, professores e diretores, que possibilitam a elaboração de indicadores relacionados ao perfil socioeconômico e hábitos de estudo.

IV. Os questionários destinados aos professores e diretores permitem traçar o perfil educacional, a experiência e a formação profissional, a prática docente e a gestão escolar dos envolvidos na área educacional.

É verdadeiro o que se afirma em

Assinale a opção em que a palavra “mapa" está empregada em um sentido metafórico e abstrato mais saliente.

A taxa de escolarização do ensino fundamental, no Ceará, com relação ao período de 2013 a 2015, registrou os seguintes dados:

Com base na análise da tabela acima, e tendo em vista que a taxa líquida abrange somente os alunos atendidos dentro da faixa etária regular obrigatória e a bruta compreende todos os alunos atendidos, incluindo os fora de faixa, é correto afirmar que

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