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Marx em sua XI tese, Ad Feuerbach, ao afirmar que “Os filósofos não fizeram mais que interpretar o mundo de maneiras diferentes, o que importa é transformá-lo” evidencia a filosofia como

“É claramente perceptível o período de uma civilização exclusivamente técnica, que perde a conexão entre a teoria e a práxis; está ameaçada pela cisão da consciência e pela divisão dos homens em duas categorias: engenheiros sociais e hóspedes de instituições totais".

As consequências apresentadas por Habermas quanto à persistência e à extensão do controle tecnoburocrático evidenciam que suas observações estão fundamentadas numa lógica

I. concentrada na operacionalização das políticas públicas.

II. de purificação da contradição entre aparência e essência.

III. dependente da contraposição sujeito e objeto.

IV. do ser das coisas a partir do que elas não são.

Estão corretas somente as complementações contidas em

A arte não se situa sob a lei da estratégia revolucionária. No entanto a revolução que existe por amor à vida, necessita da reconstrução do estético sob o princípio do aumento do potencial humano de felicidade. Considerando essa proposição, atente para o seguinte trecho da análise que Adorno fez de um poema de Goethe, quanto à reconstrução do estético:

“As maiores obras líricas devem a sua dignidade precisamente à força com que nelas o Ego, afastando-se da alienação, invoca a aparência da natureza. A sua pura subjetividade, que nelas parece intacta e harmoniosa, comprova o contrário: o sofrimento numa existência alheia ao sujeito, bem como o amor desta existência. Na verdade, a sua harmonia nada é realmente senão o acordo entre tal sofrimento e tal amor".

Atente para o que se conclui a partir da leitura do trecho acima, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for Falso.

( ) Compreende-se que a dignidade da obra lírica se dá pela harmonização entre o sofrimento e o amor.

( ) A aparência ao revelar o sofrimento do sujeito pelo instituído anula a sua fé na reconstrução do estético.

( ) A obra de arte cumpre seu papel estético por criar uma realidade trans-histórica, parâmetro da felicidade e do amor.

( ) A indústria cultural veicula a valorização do instituído como o harmônico à subjetividade do Ego.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Conforme o § 261 de “Os Princípios da Filosofia do Direito" Hegel afirma que:

“Em face do direito privado e do interesse particular, da família e da sociedade civil, o Estado é, por um lado, necessidade exterior e poder superior (...) por outro lado, é para eles fim imanente (...)"

A partir da compreensão do Estado hegeliano como “realidade em acto da ideia moral objetiva" considere o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Esta relação, sociedade civil–estado, expõe uma antinomia sem solução.

( ) Os interesses da sociedade civil estão resguardados pelo Estado como seu fim imanente.

( ) O Estado impede a efetivação dos interesses da sociedade civil.

( ) O Estado sintetiza, na totalidade, os objetivos particulares da sociedade civil.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A Filosofia faz parte de uma das áreas de ensino do conhecimento escolar e é um tipo de conhecimento que contribui para a formação no ensino médio e para o cumprimento de suas finalidades. Considerando o Art 35 da LDB, assinale a opção que NÃO corresponde a uma finalidade do ensino médio.

Sobre os filósofos pré-socráticos, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Anaximandro considerou o apeiron o arché, ou seja, a substância primordial, origem de todas as coisas.

( ) Anaxímenes considerou o fogo como seu arché, substância primordial, princípio de todas as coisas.

( ) Empédocles propôs o ar como princípio de todas as coisas, o ar é o elemento mais sutil existente.

( ) Parmênides dizia que o ser é, e não pode deixar de ser, e o não ser não é, e não pode vir a ser.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Na obra Justiça Como Equidade. Uma reformulação, John Rawls concebe que os princípios de justiça devem ser concebidos a partir de um acordo equitativo na posição original. Em seu entendimento, esse acordo tem que ser visto como

Na obra A Paz Perpétua, Kant elencou os artigos definitivos para a paz perpétua entre os Estados. O primeiro artigo definitivo para a paz perpétua entre os Estados, segundo Kant, afirma que a constituição civil em cada Estado deve ser

A filosofia tomista teve ampla influência na história da filosofia prática. No que diz respeito ao suicídio, conforme o entendimento de Santo Tomás de Aquino no Tratado da Justiça, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) O suicídio é contra a natureza.

( ) O suicídio é lícito quando uma mulher o comete para evitar uma violação.

( ) Só Deus pode decidir sobre a vida humana.

( ) O suicida comete uma injustiça contra a comunidade.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

O direito de resistência foi defendido com ênfase pelo filósofo

A Filosofia de Wittgenstein foi um marco na história da reflexão sobre a relação entre filosofia e ciência. Quanto às teses da obra Tractatus logicophilosophicus, de Wittgenstein, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A proposição é uma figuração da realidade.

( ) O pensamento é a proposição com sentido.

( ) A filosofia é uma das ciência naturais.

( ) O fim da filosofia é ser uma teoria da realidade.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

David Hume teve destacada influência no empirismo moderno. Considerando a teoria do conhecimento humano, em Hume, é INCORRETO afirmar que

Na obra Justiça Como Equidade. Uma reformulação John Rawls concebe uma teoria da justiça como equidade, que se trata de uma

Em consideração às competências e habilidades a serem desenvolvidas em filosofia conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio, cabe à filosofia contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto nos seguintes outros planos:

Acerca da relação entre filosofia, ética e felicidade na obra A Política, de Aristóteles, considere as seguintes afirmações:

I. A felicidade de cada um deve ser proporcional às suas qualidades morais.

II. Os homens adquirem e preservam as qualidades morais graças aos bens exteriores.

III. A vida melhor é uma vida conforme as qualidades morais e com meios suficientes para a prática de ações moralmente boas

IV. Os prazeres do corpo devem se sobrepor aos bens da alma.

Está correto o que se afirma em

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