O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:
I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.
II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.
III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.
IV. É intenção curricular a concretização de um projeto de indivíduo para um projeto de sociedade, que independe do projeto político-pedagógico da escola.
Está correto o que se afirma em
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos no processo educativo de seus alunos. Levando em consideração tal definição, analise as seguintes afirmações:
I. A dimensão administrativo-financeira não deve ser contemplada no processo de elaboração e execução do PPP.
II. O PPP deve ser elaborado coletivamente por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.
III. O planejamento do PPP envolve pensar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da sala de aula em particular.
IV. O PPP de uma escola pode ser implementado por outra escola, desde que ambas façam parte do mesmo contexto territorial e, consequentemente, social.
Está correto somente o que se afirma em
Analise as seguintes orações:
I. “...a população não indígena de Roraima é formada por migrantes recentes..." (linhas 07-08)
II. “... mas antes tentaram pertencer a outros pontos do mapa...."(linhas 13-15)
III. “Talvez o que um brasileiro de Roraima vislumbre num venezuelano desesperado e sem lugar seja o retrato de si mesmo." (linhas 21-24)
IV. “A angústia de não pertencer rugia dentro da maioria das pessoas que entrevistei em Roraima, em diferentes momentos." (linhas 34-36)
V. “...o desejo de apagar as populações nativas, ainda que pela assimilação ou pela supressão de direitos." (linhas 46-49)
VI. “A identidade roraimense é fomentada na população por velhas e novas elites locais a partir da ideia de que o Brasil é contra eles..." (linhas 20-52)
No que diz respeito à função sintática dos termos sublinhados, é correto afirmar que em
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE – foi implementado em 1992 pela Secretaria da Educação – SEDUC –, com o objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do Estado. Considerando o SPAECE, analise as seguintes afirmações:
I. Em 2007, a SEDUC ampliou a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries, de forma censitária.
II. No tocante aos 6º e 9º anos, o SPAECE avalia a proficiência dos alunos em leitura e a evolução do seu desempenho em matemática.
III. A partir do 5º ano, o SPAECE aplica questionários contextuais junto a alunos, professores e diretores, que possibilitam a elaboração de indicadores relacionados ao perfil socioeconômico e hábitos de estudo.
IV. Os questionários destinados aos professores e diretores permitem traçar o perfil educacional, a experiência e a formação profissional, a prática docente e a gestão escolar dos envolvidos na área educacional.
É verdadeiro o que se afirma em
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – foi criado para
I. medir a qualidade do aprendizado nacional;
II. orientar a elaboração dos currículos escolares dos estados e municípios;
III. monitorar a ação educacional dos sistemas municipais de ensino;
IV. estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Estão corretas somente as complementações contidas em
No que diz respeito à pintura corporal e à arte dos índios brasileiros, considere o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) As cores mais usadas para pintar o corpo são vermelho do urucum, o negro esverdeado do jenipapo, e o roxo da uva.
( ) Os primeiros registros dessa pintura datam de 1560 e no século XX ela foi objeto de estudo do antropólogo francês Lévi-Straus.
( ) Algumas pinturas possuem características geométricas, como é o caso da tradição dos povos Kadiwéu.
( ) De acordo com Lévi-Straus as pinturas corporais são todas do mesmo estilo e composição e não refletem hierarquias.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Os seguintes versos são os últimos de uma conhecida música popular que ficou famosa na voz de Luiz Gonzaga.
“Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chores não, viu?
Que eu voltarei, viu, meu coração"
Assinale a opção que corresponde ao nome da canção e do respectivo autor da letra.
O Teatro de Bonecos ou mamulengos é uma prática cultural milenar, que no Nordeste assumiu características próprias. No Ceará temos importantes grupos de “bonequeiros", dentre os quais encontram-se Folguedo, Formosura, Carrossel, Circo Tupiniquim e Gingobel.
Sobre Teatro de Bonecos no Ceará, é correto afirmar que
Assinale a opção que expressa a abordagem do teatro na educação como área de conhecimento e consequente motivação do pensamento criador.
A Sociedade Cearense de Artes Plásticas – SCAP foi criada em 1944, por um grupo de artistas, intelectuais e estudantes, para promover a afirmação da arte moderna no Ceará. Suas principais contribuições foram a promoção do ensino e a organização de exposições de artes visuais. Dentre os escultores que integram a SCAP, destacam-se:
A característica básica do PCN de Artes é a proposta triangular – que deve ser um ponto de partida para o ensino da Arte na escola. Essa abordagem tem como requisito um educador em constante transformação, em movimento e há modalidades a serem trabalhadas nos ciclos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam a elaboração dos conteúdos em linguagens, das quais se EXCLUI a linguagem
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas cinco regiões. Considerando a cultura de cada região, relacione corretamente a região a sua cultura, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1- Nordeste
2- Norte
3- Centro-oeste
4- Sudeste
5- Sul
( ) As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã); o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-demamão, a dança de fitas e boi na vara. Na culinária, estão presentes: churrasco, camarão, pirão de peixe, cozido de carne em uma panela de barro.
( ) Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba-meu-boi, maracatu, carnaval, ciranda, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da sua cultura. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arrozdoce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.
( ) A cultura é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, e o cururu. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, mariaisabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural, peixes do Pantanal, como o pintado, pacu, dourado, entre outros.
( ) Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba-meu-boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
( ) A quantidade de eventos culturais é imensa. As duas maiores festas populares são: o Círio de Nazaré, e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho. Outros elementos culturais da região são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino. A influência indígena é fortíssima na culinária, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Ensino e aprendizagem de arte não é mera proposição de atividades sem fundamentos, ao aluno bem como a instituição de ensino deve se fazer entender que a disciplina tem objetivos específicos e os conteúdos “sempre se ligam a determinado espaço cultural, tempo histórico e a condições particulares que envolvem aspectos sociais, ambientais, econômicos, culturais, etários." (BRASIL, 1997, p.49). O professor é o mediador entre as partes: instituição/aluno – disseminação do conhecimento. Os três eixos norteadores produzir, apreciar e contextualizar, são definidos nesta articulação individualizados, porém interligados no contexto.
Considerando esses três eixos, numere os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:
1- Produzir
2- Apreciar
3- Contextualizar
( ) Percepção, decodificação, interpretação, fruição de arte e do universo a ela relacionado. Refere-se à análise da produção artística individual e do outro, interpretando segundo seus conhecimentos preconcebidos, “a produção histórico-social em sua diversidade, a identificação de qualidades estéticas e significados artísticos no cotidiano, nas mídias, na indústria cultural, nas práticas populares, no meio ambiente". (BRASIL, 1997, p.50)
( ) A seleção dos conteúdos é baseada em critérios que visam despertar a curiosidade estimulando o conhecimento da própria cultura, e a descoberta da cultura do outro em diferentes épocas. Segundo os PCN's. (BRASIL, 1997, p.51)
( ) São as experiências que o aluno tem na prática nas atividades propostas (como expressão, construção, representação), observando a temática a que está relacionada. É o processo de criação que se realiza por intermédio de experimentações (técnicas, materiais, substratos) e também do uso das diversidades de linguagens artísticas. (BRASIL, 1997, p.50)
A sequência correta, de cima para baixo é:
Considere a seguinte afirmação “A percepção estética é a chave da comunicação artística". Partindo dessa premissa, atente para o que se diz a seguir sobre estética e seu conceito, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) No processo de apreciação de uma obra de arte, as questões de natureza estética, dependem exclusivamente dos conhecimentos técnicos do expetador sobre o processo de produção naquela linguagem artística.
( ) A construção do conhecimento em arte depende de relações significativas, a partir da percepção de elementos estéticos como a qualidade de linhas, texturas, cores, sons e movimentos.
( ) Os elementos básicos da comunicação e expressão da pintura abstrata são linha, cor e formas concretas do cotidiano.
( ) A qualidade estética da obra de arte depende unicamente da sensibilidade do artista.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Atente às seguintes afirmações a respeito da arte africana ou afro-brasileira.
I. As primeiras manifestações da arte africana chegaram ao Brasil com os povos escravizados pelos portugueses durante o período colonial e imperial.
II. O conjunto de tradições culturais dos africanos que aqui aportaram no período colonial e imperial, tais como festas, danças e ritmos formaram um tipo de arte que recebe o nome de afro-brasileira.
III. A música é uma das expressões artísticas que não recebeu contribuição da arte africana, porque os negros que aqui desembarcaram, não conseguiram introduzir na cultura afro-brasileira o uso dos instrumentos musicais que são peculiares à sua música como por exemplo o berimbau, o afoxé e o agogô.
IV. O Maracatu é uma manifestação artística que se formou a partir de elementos exclusivos da arte africana.
Está correto o que se afirma em