É um processo constitutivo das práticas de produção e promoção de saúde que implica responsabilização do trabalhador/equipe pelo usuário, desde a sua chegada até a sua saída que consiste em ouvir a queixa do paciente, considerando suas preocupações e angústias. Nesse processo, deve-se fazer uso de uma escuta qualificada que possibilite analisar a demanda, colocando os limites necessários, garantindo atenção integral e resolutiva, segundo a Política Nacional de Humanização. Tratase:
De acordo com o Ministério da Saúde, durante o pré-natal existem diversos exames de rotina. O exame solicitado no 2º trimestre é:
Paciente J.I.T, feminina, de 24 anos de idade, apresentou a data da última menstruação no dia 4/03/2018. A data provável do parto (DPP), segundo a Regra de Naegele, é:
São considerados resíduos de serviços de saúde classificados no subgrupo A1:
De acordo com a Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990, o documento que estabelece critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde, o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados além das posologias recomendadas, os mecanismos de controle clínico, e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, quando couber, é o documento denominado: