À luz da LAI (Lei n.º 12.527/2011), julgue o item a seguir
Informação sigilosa é a informação submetida permanentemente à restrição de acesso público, em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado.
À luz da LAI (Lei n.º 12.527/2011), julgue o item a seguir
Caso a manipulação de informação presente em documento possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificado de que esta confere com o original.
A respeito da comunicação enquanto campo e processo, julgue o item a seguir.
Na sociedade atual, é a mídia quem gera a realidade social, uma vez que os acontecimentos chegam às pessoas por meio da mídia e são construídos por meio de sua capacidade discursiva.
A experiência estética vem sendo algo midiatizado há mais de um século. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir.
A mediação tecnológica provoca a substituição da experiência autêntica e, por consequência, a sensível perda da memória involuntária.
A notícia, enquanto gênero informativo, tem o papel de informar com objetividade. A esse respeito, julgue o item a seguir.
Notícias curtas e factuais, características de sites jornalísticos, são formatos que eliminam a subjetividade profissional na seleção dos fatos que se tornarão notícia.
O produto jornalístico é resultado não somente do trabalho de jornalistas, mas também das relações que se estabelecem com fontes e com o público. Considere o item a seguir.
Mídia das fontes é uma expressão que remete ao fato de fontes de informações terem canais de divulgação direta com o público, sem passar pela mediação de um veículo de comunicação.
Quanto às formas de produção e estruturação da notícia em diferentes meios, julgue o item a seguir.
Estudos relacionados ao newsmaking comprovam que as decisões de seleção sobre o que se torna notícia se devem mais a questões subjetivas que em razão das normas profissionais.
A respeito da rotina de produção e das técnicas de produção de texto no jornalismo, julgue o item a seguir.
No texto informativo, espera‐se que o título funcione para atrair a atenção do leitor e corresponda a uma mensagem independente, portanto dispensável para a decodificação do restante da notícia.
Acerca das principais características do jornalismo digital, julgue o item a seguir.
Entre as funcionalidades do jornalismo digital em base de dados, está a de integrar os processos de apuração, composição, documentação e edição dos conteúdos.
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue o item a seguir.
A natureza indicial da fotografia, ou seja, o vínculo físico entre o referente e a foto, leva à credibilidade e à veracidade dessa reprodução técnica, características que, em parte, justificam seu uso pelo jornalismo.
Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item a seguir.
A webTV explora o conceito de programação segmentada, trazido pela TV a cabo, ao focar a criação de canais dedicados a interesses particulares ou os grupos especializados de telespectadores.
A respeito da comunicação enquanto campo e processo, julgue o item a seguir.
A utilização da palavra “massa” para designar um público ou uma audiência carrega a presunção de algo amorfo, sem rosto e sem identidade.
Acerca de ética na comunicação e de responsabilidade social da mídia, julgue o item a seguir.
Quando estendida aos meios de comunicação, a noção de accountability corresponde a formas de se buscar a responsabilização objetiva e subjetiva de profissionais e veículos, por meio da participação coletiva.
A notícia, enquanto gênero informativo, tem o papel de informar com objetividade. A esse respeito, julgue o item a seguir.
A objetividade jornalística pode ser traduzida pelo compromisso de sempre ouvir os diferentes lados envolvidos em um fato, antes de sua divulgação.
O produto jornalístico é resultado não somente do trabalho de jornalistas, mas também das relações que se estabelecem com fontes e com o público. Considere o item a seguir.
O modelo da comunicação de massa, difundido pela Internet, marca uma relação de transmissão entre emissor e receptor, cabendo ao público o papel de observador passivo da informação.