Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 31 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado


Acerca do poema acima e de seus aspectos linguísticos, julgue os itens que se seguem.

Na décima estrofe, a palavra “mais” intensifica o sentido da forma verbal “faz”.


Acerca do poema acima e de seus aspectos linguísticos, julgue os itens que se seguem.

No último verso do poema, observa-se um fenômeno denominado silepse – que ocorre em frases como O povo brasileiro

somo patriotas –, uma vez que a concordância verbal se faz com uma ideia e não com o sujeito da oração, que, no caso, é o

termo “essa voz"


A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

Sendo o trecho “Que às vezes se extasia como diante de fogos de artifício” (linhas 6 e 7) uma oração subordinada adjetiva, é correto afirmar que a autora subverte as regras de pontuação prescritas pela gramática ao isolar, com ponto final, tal trecho do termo ao qual ele se subordina.


A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

No trecho apresentado, fica evidente a postura combativa adotada na prosa de Clarice Lispector, enquadrada como literatura feminista, uma vez que nesse trecho o homem é apresentado como um inimigo, um entrave à liberdade da narradora.


No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do

texto acima, assim como às funções da linguagem e à

tipologia textual, julgue os itens subsequentes.

A palavra “língua”, empregada diversas vezes no texto, é um exemplo de palavra polissêmica.


No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do

texto acima, assim como às funções da linguagem e à

tipologia textual, julgue os itens subsequentes.

Predomina no texto a função referencial da linguagem, o que é evidenciado pelo emprego preponderante de palavras em sentido denotativo.


No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à

literatura brasileira, julgue os itens a seguir.

No último parágrafo do texto, faz-se presente, ainda que por meio da negação, uma das teses do Naturalismo, a de que o homem é produto do meio.


Acerca do poema acima e de seus aspectos linguísticos, julgue os itens que se seguem.

O fato de o poema não ter sido construído em terceira pessoa, assim como sua extensão, permitem que ele seja classificado como um poema épico.

Julgue os próximos itens com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos, definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios na elaboração, no planejamento, na implementação e na avaliação das propostas curriculares das unidades escolares públicas e particulares que oferecem o Ensino Médio.


A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

Por sua característica dialógica e por seu conteúdo, o excerto de texto poderia compor uma carta pessoal.


A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

O trecho “E a dor, silêncio” (linha 8) é uma frase composta pela coordenação de dois substantivos.


No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do

texto acima, assim como às funções da linguagem e à

tipologia textual, julgue os itens subsequentes.

No texto, o sentido da palavra “todo” em “todo membro da espécie humana” (linha 20) equivale a cada.


No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à

literatura brasileira, julgue os itens a seguir.

Nas formas verbais “abençoou” (linha 9) e “desabotoou” (linha 25), observa-se um hiato, de modo que cada uma das letras ‘o’ dessas palavras pertence a uma sílaba distinta dessas palavras.


No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à

literatura brasileira, julgue os itens a seguir.

A substituição de “dele” (linha 2) por sua prejudicaria a coesão do texto, por resultar em ambiguidade no que concerne ao referente do pronome.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282