Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares
Nacionais para a EJA.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos, definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios na elaboração, no planejamento, na implementação e na avaliação das propostas curriculares das unidades escolares públicas e particulares que oferecem o Ensino Médio.
No Brasil, a partir dos anos 1950 e por um longo período, o
princípio da normalização orientou o atendimento
educacional ofertado aos estudantes com deficiência, entre
eles os surdos. A respeito desse princípio, julgue os itens a
seguir.
A observância desse princípio implica a criação, para as pessoas com deficiência, de condições de vida análogas às das pessoas normais de uma sociedade.
Considerando a legislação específica que regulamenta a
oferta da educação de surdos e o ensino da Língua Brasileira
de Sinais (Libras) no Brasil, julgue os itens subsequentes.
De acordo com a legislação vigente, o ensino da Libras deverá ser ministrado em nível superior e, prioritariamente, para a comunidade surda.
Um aluno da rede pública, matriculado no 5.º ano do
Ensino Fundamental, apresenta surdez profunda bilateral. No
dominio social, o desenvolvimento desse aluno á émuito bom;
ébem-humorado, educado e gosta de estar sempre com os
colegas. No dominio da linguagem e comunicação, ébastante
comunicativo; expressa-se por meio da Libras e possui um
pouco de oralidade. Domina Libras devido ao contato com o
professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
de sua escola, que também oferece curso de Libras para
todos os demais alunos. Ainda apresenta dificuldades na
linguagem escrita e na leitura, por nao compreender bem a
estrutura da lingua portuguesa.
Carla B. Alves e Maria Isabel Araújo. Estudo de caso: atendimento
educacional especializado para aluno com surdez na escola
comum. V Seminário Nacional de Educação Especial;
IV Encontro de Pesquisadores em Educação
Especial e Inclusão Escolar. Universidade
Federal de Uberlândia, s/d(com adaptações).
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens
subsecutivos acerca do AEE para alunos com surdez.
Os três momentos que compreendem o planejamento do AEE em Libras são: AEE em Libras; ensino da Libras; e ensino da língua portuguesa.
Apesar da diferencã existente entre linguas de sinais e á
linguas orais no que concerne á modalidade de percepcão e
producão, o termo "fonologia" refere-se também ao estudo
dos elementos básicos das linguas de sinais.
Lodenir Karnopp. Fonética e Fonologia. Universidade
Federal de Santa Catarina, s/d (com adaptações).
Considerando o texto acima e a fonologia da língua de sinais,
julgue os itens a seguir.
Os sinais de APRENDER e de LARANJA apresentam o mesmo movimento e o mesmo ponto de articulação.
Com relação à estrutura gramatical da Libras, julgue os
próximos itens.
Na Libras, os verbos podem ser classificados, basicamente, em dois grupos: os que possuem e os que não possuem marca de concordância.
A respeito da metodologia de ensino da Libras, julgue os itens
subsequentes.
Contação de histórias, desenvolvimento da criatividade plástica e utilização do sign writing são alguns dos elementos da cultura surda adotados pela pedagogia visual.
Considerando a legislação específica que regulamenta a
oferta da educação de surdos e o ensino da Língua Brasileira
de Sinais (Libras) no Brasil, julgue os itens subsequentes.
Os projetos que propõem o ensino da Libras encontram-se em fase de análise nas instâncias legislativas.
Um aluno da rede pública, matriculado no 5.º ano do
Ensino Fundamental, apresenta surdez profunda bilateral. No
dominio social, o desenvolvimento desse aluno á émuito bom;
ébem-humorado, educado e gosta de estar sempre com os
colegas. No dominio da linguagem e comunicação, ébastante
comunicativo; expressa-se por meio da Libras e possui um
pouco de oralidade. Domina Libras devido ao contato com o
professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
de sua escola, que também oferece curso de Libras para
todos os demais alunos. Ainda apresenta dificuldades na
linguagem escrita e na leitura, por nao compreender bem a
estrutura da lingua portuguesa.
Carla B. Alves e Maria Isabel Araújo. Estudo de caso: atendimento
educacional especializado para aluno com surdez na escola
comum. V Seminário Nacional de Educação Especial;
IV Encontro de Pesquisadores em Educação
Especial e Inclusão Escolar. Universidade
Federal de Uberlândia, s/d(com adaptações).
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens
subsecutivos acerca do AEE para alunos com surdez.
O professor do AEE em Libras deverá estabelecer parceria com os professores das salas de aula comuns para a discussão dos conteúdos curriculares.
Apesar da diferencã existente entre linguas de sinais e á
linguas orais no que concerne á modalidade de percepcão e
producão, o termo "fonologia" refere-se também ao estudo
dos elementos básicos das linguas de sinais.
Lodenir Karnopp. Fonética e Fonologia. Universidade
Federal de Santa Catarina, s/d (com adaptações).
Considerando o texto acima e a fonologia da língua de sinais,
julgue os itens a seguir.
Na Libras, existem 46 configuracões de maos, das quais o alfabeto datilológico utiliza apenas 26.
Apesar da diferencã existente entre linguas de sinais e á
linguas orais no que concerne á modalidade de percepcão e
producão, o termo "fonologia" refere-se também ao estudo
dos elementos básicos das linguas de sinais.
Lodenir Karnopp. Fonética e Fonologia. Universidade
Federal de Santa Catarina, s/d (com adaptações).
Considerando o texto acima e a fonologia da língua de sinais,
julgue os itens a seguir.
A expressao facial e o movimento corporal podem determinar ou diferenciar os significados dos sinais.
A respeito da metodologia de ensino da Libras, julgue os itens
subsequentes.
Um dos pressupostos da pedagogia surda é a presença do professor surdo nas salas de aula regulares, com suporte do professor ouvinte nas salas de recursos multifuncionais.
As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica definem a oferta do atendimento educacional especializado (AEE) em todos os níveis e em todas as etapas e modalidades, preferencialmente no atendimento à rede pública de ensino. Com base nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, julgue os itens seguintes.
Consideram-se como público-alvo do AEE alunos com deficiência física, intelectual, mental ou sensorial e alunos com transtornos globais do desenvolvimento, todavia não são considerados como público-alvo do AEE alunos com altas habilidades ou com superdotação.
No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre
a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015,
com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor
abrange inovações no campo educacional. No que se refere a
esse documento legal, julgue os itens que se seguem.
A educação inclusiva de surdos não está explicitada na lei pelo fato de não se enquadrar como deficiência física ou limitação na mobilidade.
Um aluno da rede pública, matriculado no 5.º ano do
Ensino Fundamental, apresenta surdez profunda bilateral. No
dominio social, o desenvolvimento desse aluno á émuito bom;
ébem-humorado, educado e gosta de estar sempre com os
colegas. No dominio da linguagem e comunicação, ébastante
comunicativo; expressa-se por meio da Libras e possui um
pouco de oralidade. Domina Libras devido ao contato com o
professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
de sua escola, que também oferece curso de Libras para
todos os demais alunos. Ainda apresenta dificuldades na
linguagem escrita e na leitura, por nao compreender bem a
estrutura da lingua portuguesa.
Carla B. Alves e Maria Isabel Araújo. Estudo de caso: atendimento
educacional especializado para aluno com surdez na escola
comum. V Seminário Nacional de Educação Especial;
IV Encontro de Pesquisadores em Educação
Especial e Inclusão Escolar. Universidade
Federal de Uberlândia, s/d(com adaptações).
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens
subsecutivos acerca do AEE para alunos com surdez.
Ao professor do AEE caberá a utilização de estrategias de á dramatizacão, pantomima e outras que contribuam para que o estudante surdo permaneça relaxado e bem-humorado durante o processo de ensino-aprendizagem.