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Leia o texto a seguir.

Uma mudança que já vem ocorrendo na prática em nossa língua, inclusive pelos praticantes da norma-padrão, é o verbo “namorar". A raiz desse verbo é “am", que significa “união". E sua ação pressupõe algo direto, em um reveza-mento constante de agente/paciente. É um verbo transitivo direto (claro, quando exigir complemento). Todavia, talvez porque psicologicamente nos neguemos a aceitar que a ação de namorar seja individual, o povo juntou certa preposi-ção a esse verbo, estabelecendo, assim, a companhia. [...] É praticamente impossível que a forma considerada correta se mantenha como tal.

Revista Língua Portuguesa. Edição 62, p. 20 (Adaptado).

Certas estruturas linguísticas vão sendo modificadas pelos falantes de acordo com a percepção que eles têm sobre elas, ainda que a norma-padrão costume manter suas prescrições. Assim, qual das frases a seguir, retiradas de jornais, é fruto da referida mudança na regência do verbo “namorar" e, portanto, está em desacordo com a norma-padrão?

Leia o texto.

Observe, nesse texto, o emprego dos verbos e dos modos em que estão conjugados e assinale a alternativa CORRETA.

 

 

 

 

 

Todos os 200 alunos de um determinado curso preparatório prestaram pelo menos um dos concursos públicos B, T ou R.

Desses alunos, 160 prestaram o concurso B, 120 prestaram o concurso T e 100 o concurso R. Se k alunos, dentre os 200

citados inicialmente, prestaram ambos os concursos B e R, então quantos são, ao todo, os possíveis valores de k?

Suponha que são verdadeiras as sentenças a seguir. I. Todo grande pensador tem raciocínio lógico perfeito. II. Quem tem raciocínio lógico perfeito pensa muito. III. Todo estudante pensa muito. Analise as quatro sentenças que seguem. 1.Quem não tem raciocínio lógico perfeito não é um grande pensador. 2.Todo grande pensador pensa muito. 3.Quem pensa muito é um grande pensador. 4.Algum estudante tem raciocínio lógico perfeito. 5.Algum estudante não tem raciocínio lógico perfeito e, portanto, não é um grande pensador. Dentre as sentenças (1), (2), (3), (4) e (5), exatamente quantas são consequências lógicas de (I), (II) ou (III)?

Um comerciante deseja calcular o valor total de laranjas utilizando o Microsoft Excel 2003. Qual alternativa representa a função que o comerciante deverá utilizar? O valor resultante da função está contido na célula E2.

O processo psicodiagnóstico é um procedimento teórico-técnico da psicologia. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que

O artigo 198 da Constituição Federal de 1988 dispõe sobre as diretrizes que organizam o sistema único de saúde. Nele lê-se: “As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:” (BRASIL, 1988). I. universalidade da cobertura e do atendimento. II. descentralização, com direção única em cada esfera de governo. III. atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. IV. participação da comunidade. As diretrizes dispostas pelo artigo 198 são aquelas expressas apenas nas asserções

A Assistência Social constitui uma das políticas inseridas no âmbito da seguridade social e está disposta pela Lei Orgânica de Assistência Social (Lei nº 8.742/93). O artigo 2º da referida lei prevê como objetivo da Assistência Social: I. a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice. II. promoção da integração ao mercado de trabalho. III. a garantia de 1 (um) salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que compro-vem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família. IV. o respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade. Fazem parte dos objetivos dispostos pelo artigo 2º aqueles expressos apenas nas asserções

Ao aprovar o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a Resolução CFP nº 010/05 prevê, em seu artigo 7º, que “O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações: (CFP, 2005).

I. A pedido do profissional responsável pelo serviço.

II. Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional.

III. Quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço.

IV. Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.

As situações previstas no artigo 7º são aquelas expressas apenas nas asserções

Sobre a estrutura sintática de regência, de concordância e de colocação dos trechos repetidos a seguir, assinale a alternativa que faz uma afirmação CORRETA.

 

 

 

 

A psicologia como ciência e profissão tem como uma de suas possibilidades de atuação a avaliação psicológica. A resolução 007/2003 é uma normativa que deve ser adotada pelos profissionais psicólogos para a elaboração de laudos psico-lógicos advindos desse procedimento técnico. É CORRETO afirmar que são aspectos normatizados nessa resolução

Os testes psicológicos são instrumentos técnicos de uso exclusivo da psicologia e, como tal, estão sob a égide de normativas para sua aplicação. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que alguns dos pressupostos técnicos e éticos de seu uso são

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