Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 16 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo com a Declaração de Salamanca (1994), a educação de crianças com necessidades educativas especiais é uma tarefa compartilhada por pais e profissionais. Uma atitude positiva dos pais ajuda a integração escolar e social. O documento aponta que os pais são os principais associados no tocante às necessidades educativas especiais de seus filho e a eles deveria competir, na medida do possível:

Estudos têm demonstrado que a participação em serviços de educação durante os três primeiros anos de vida pode ter efeito relevante no desenvolvimento global e em especial no desenvolvimento cognitivo e ajustamento social de crianças em situação de risco para o desenvolvimento ou de crianças com algum tipo de atraso no desenvolvimento ou com deficiência sensorial, mental, motora, ou ainda com transtorno invasivo de desenvolvimento.
Programas de educação da criança do nascimento aos seis anos que funcionam em um contexto centrado na participação da família e da comunidade podem:

1) Promover ganhos de desenvolvimento e educacionais.
2) Reduzir sentimentos de isolamento, estresse e frustração que as famílias podem vivenciar.
3) Ajudar a criança com alteração ou atraso no desenvolvimento a se tornar uma pessoa produtiva e independente.
4) Eliminar definitivamente custos futuros com educação especial, reabilitação e cuidados com a saúde.

Dos itens numerados acima, referentes a benefícios conquistados com programas de educação da criança, estão corretos:

De acordo com o Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia, é correto afirmar:

Em relação à ortografia, leia as frases abaixo e assinale a alternativa que preenche corretamente e respectivamente as lacunas.

I O ____________ de veículos está intenso nas principais avenidas da cidade.

II Haverá um ___________ fantástico no Teatro Municipal.

III Reclamou à costureira que o ____________ da barra de sua calça estava errado.

Assinale o texto de pontuação correta:

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), a União deverá promover pelo menos duas conferências nacionais de educação até o final do decênio. A instância que deverá coordenar e articular essas conferências é:

“Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar a amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”. O texto acima, é a perfeita transcrição do artigo 229:

O Projeto Político Pedagógico (PPP) deve se constituir na referência norteadora de todos os âmbitos da ação educativa da escola. Por isso, sua elaboração requer, para ser expressão viva de um trabalho coletivo, a:

Leia o texto abaixo, referente ao livro de autoria de Neide Noffs e assinale a alternativa correta:

Neide Almeida Noffs direciona sua obra a todos aqueles que acreditam que a educação pode ser transformada, e, num futuro no qual a escola possa ser uma instituição de sucesso. Em sua práxis institucional, em diferentes funções, a autora observa que não há uma clareza entre os conceitos e conhecimentos da Pedagogia e da Psicologia, para os profissionais das instituições. Assim, concentra seu estudo na compreensão de dificuldades e falhas existentes, nas situações do cotidiano escolar, no que tange o plano de ensino, relação professor-aluno, análise de conteúdos de ensino e avaliação, sustentando teoricamente estes temas sob as duas vertentes citadas, a Psicologia e a Pedagogia. Discute o papel da Psicopedagogia no processo de aprendizagem escolar, cujo foco são as modalidades de aprendizagem identificadas no ato educativo, tanto no contexto clínico, como no institucional. Argumenta ainda, a necessidade do preparo do psicopedagogo, frente ao conhecimento específico do processo de ensino e aprendizagem, na dialética entre a ação inter e a transdisciplinar.

As considerações acima, são referentes ao livro de autoria de Neide Noffs:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282