Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 24 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Assinale, entre as alternativas abaixo. a que apresenta corretamente o conceito de polissem ia:

Parte do Município de Jambeiro é banhada pela represa de Santa Branca, formada pelas águas dos rios Paraibuna e Paraitinga. A sede do Município é cortada pelo rio Capivari (afluente do rio Paraíba), que nasce no perímetro urbano, formado pela junção dos ribeirões ______ e ______, que passam pela cidade.

Assinale, entre as alternativas abaixo, a que completa corretamente o texto acima, sobre a hidrografia do Município de Jambeiro:

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, extraído dos Parâmetros Curriculares de Geografia para o Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: "Muitos são os fenômenos naturais que despertam interesse e curiosidade dos alunos pelos processos e tempos da natureza. O estudo do vulcanismo, dos ' terremotos, com suas consequências muitas vezes catastróficas para a sociedade, poderá ser explorado como detonador de uma discussão dos processos que originaram as diferentes formas de relevo. Quase sempre esses fenômenos de grande impacto são a maneira mais favorável de introduzir temáticas da natureza. É essencial que o professor possa fazê-los compreender que existem leis naturais que regulam esses fenômenos. Ele pode explicar alguns desses fenômenos que ficaram marcados na História, a exemplo do ocorrido em Pompéia e Herculano, na da antiguidade. Pode relativizar com eventos atuais, como a cidade de ________________, na Califórnia, Estados Unidos, situada em uma linha de _________________ que a coloca em permanente risco de uma catástrofe.

No início do século XX, a região de Jambeiro possuía grandes plantações de café. Com a queda do preço do café no final dos anos 20 do século XX houve o êxodo de muitas famílias jambeirenses para outras regiões do Estado (fenômeno também ocorrido em todas as pequenas cidades do Vale), passando a economia a basear-se na pecuária leiteira, que emprega reduzida mão-de-obra.

Em consequência, a população do município chegou a cair, na década de 60, para menos de 3000 habitantes. A atividade comercial. bastante intensa na época do café, foi muito abalada na década de 30 do século XX, em virtude da mudança de grande número de famílias para as _____________________________________________.

O artigo 5° da Lei 1722/2015, que institui o Plano Municipal de Educação de Jambeiro, que estabelece a proposta educacional do Município, com suas respectivas diretrizes, objetos, metas e ações, "Será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com _______________________________________ avaliar a execução do PME, estabelecendo os mecanismos, necessários ao acompanhamento das metas".

A lacuna do texto do Artigo 5°, transcrito acima, pode ser completada corretamente, com uma das alternativas abaixo. Assinale-a.

No campo de interesse do aluno, em Geografia, podem surgir muitos temas, quase sempre colocados pela mídia. Entre eles, os dos grandes conflitos políticos e sociais. As guerras separatistas na I uta pela redefinição de fronteiras territoriais ou soberanias ou autonomias nacionais. Dificilmente o aluno poderia ter uma compreensão exata sobre o assunto sem a explicação sobre o processo de construção desses territórios ao longo da História, como seus diferentes povos se apropriaram deles para definir a configuração das fronteiras em conflito. Mais uma vez a Geografia e a História interagem como condição necessária para que o aluno tenha uma visão crítica dos conflitos e:

A sede municipal de Jambeiro localiza-se na latitude aproximada de 23°15'13" sul e na longitude 45°41'16" oeste, estando a uma altitude de 1695 metros. Sua população estimada em 2009 era de 5500 habitantes e a densidade demográfica 30,20h/km².

Do texto acima, a única informação errada refere-se a:

De acordo com o artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), os municípios incumbir-se-ão de:

I - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.

II - Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.

III - Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.

IV - Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

V - Assumir o transporte escolar de todos os alunos do município.

Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

Entre as afirmativas abaixo, assinale a que representa o princípio fundamental da Escola Inclusiva segundo a Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas, na área de necessidades educativas especiais.

O ensino de Geografia pode levar os alunos a compreender de forma mais ou menos ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e prepositiva. Para tanto, porém, é preciso que eles adquiram conhecimentos, , dominem categorias, conceitos e procedimentos básicos com os quais este campo do conhecimento opera e constitui suas teorias e explicações, de modo que possam não apenas compreender as relações socioculturais e o funcionamento da natureza às quais historicamente pertence, mas também conhecer e saber utilizar uma forma singular de pensar sobre a realidade: _________________________________.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282