Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Pedrinelli e Nabeiro (2012) relacionam o universo de possibilidades do corpo da pessoa com deficiência e esporte . A partir desses autores, o professor de educação física que atua com esse binômio, deve:

Segundo Weineck (1999), a duração e o percurso ideal de um exercício são determinados de acordo com o objetivo do treinamento. O autor explica ainda que a aceleração, fundamental para um corredor de velocidade, deve ser treinada em um percurso que corresponda à capacidade de desempenho individual do atleta de sprint. Contudo, há uma sugestão de metragem para o treino de aceleração. Reconhecer essa distância evita lesões, não torna o treino insuficiente ou evita atingir outros tipos de fases da corrida. Assinale a alternativa que indica a metragem que se deve treinar os corredores de sprint.

O Lazer vem tendo o seu conceito alterado a partir de transformações sócio-históricas. Ao ser considerado um instrumento de intervenção profissional, na área do ensino em Educação Física, pode-se dizer que as atividades de lazer:

O Treinamento Desportivo é composto por várias fases. Tubino et al. (2007) diz que podemos incluir a aplicação de testes físicos para a identificação das qualidades/valências físicas na Fase de Diagnóstico Físico dos atletas/alunos. Estes testes possuem um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos para a sua aplicação, os protocolos. Pela sua validação científica, os protocolos oferecem segurança e confiabilidade na avaliação. Assinale a alternativa correta quanto aos testes para avaliar a Força Explosiva dos Membros Inferiores, valência física presente em grande parte das modalidades esportivas.

Aprender a jogar está diretamente relacionado ao domínio dos fundamentos do desporto e tal fato proporcionará ao atleta a autonomia para a prática. No caso dos desportos, esta autonomia, dar-se-á a partir de situações de aplicação destes conteúdos no processo ensino-aprendizagem. Crianças e jovens não necessitam inicialmente de elementos que proporcionem especialização, mas sim da familiarização com os elementos técnicos, táticos ou físicos. Para entendermos os fundamentos técnicos básicos do Basquetebol, podemos abordá-los na forma de movimentos da modalidade (Daiuto,1973; Almeida, 1999; Villas Bôas, 2004): o domínio do corpo, o manejo de bola, o drible, os passes, os arremessos e os rebotes. Assinale a alternativa correta quanto a estes fundamentos.

O Handebol, como todos os desportos, possui regras básicas e características técnicas e táticas. Este jogo coletivo tem como característica:

Segundo Sadi (2010), o sistema de classificação proposto pela Pedagogia do Esporte leva em conta as condições e os objetivos das táticas dos jogos. Assim, I – Invasão; II - Rede/Parede; III - Rebatida/ Campo e IV – Alvo, servem como categorias em que as modalidades são enquadradas. Assinale a alternativa em que todas as modadlidades estão corretas e respectivamente relacionadas à classificação apresentada.

Durante uma aula/treino, um aluno adulto entra em parada cardiorrespiratória. Após todos os procedimentos iniciais, é necessário começar a ressuscitação cardiopulmonar. Sendo apenas o professor a realizar o procedimento, a relação por minuto entre compressões torácicas e ventilações (sem vias aéreas avançadas) que deve ser realizada, até a chegada do socorro, incluindo profundidade mínima e máxima das compressões, segundo American Heart Association (2015), é de:

Atualmente, a presença do Esporte no ambiente escolar sugere algumas ações diferenciadas. Baseando-se em sugestões presentes em Assis (2001), assinale a alternativa que NÃO se refere a esse contexto.

Sabe-se que o profissional de Educação Física deve estar atento ao processo de desenvolvimento e aprendizagem das habilidades motoras, em crianças e jovens, relacionadas ao esporte. Segundo Moreira (1999), se considerarmos que a aprendizagem do esporte deve ser significativa para o aluno, esta depende da disposição do aluno em aprender em interação com seu conhecimento prévio, além da utilização de recursos, pelo professor, considerando tais questões. Tani (2005), também ressalta que a interação do aprendiz no ambiente facilita o aprendizado: ele aprende novas tarefas ou adapta habilidades já aprendidas. Assim, percebe-se que a participação ativa leva ao aprendizado. Assinale a alternativa que NÃO está relacionada à participação ativa, segundo os Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo (2009).

O Treinamento Esportivo, segundo Pellegrinotti (2002), visa buscar respostas, na performance do indivíduo, vinculadas à melhoria do desempenho na prática esportiva ou na atividade física para a saúde. A metodologia científica do treinamento, além do objetivo já apontado, tem considerado investir na inibição de efeitos nocivos ao sistema orgânico e psicológico do praticante, uma vez que muito tem sido discutido sobre os pontos positivos e negativos do esporte e da atividade física na saúde das pessoas. Assinale a afirmativa que melhor retrata essa questão.

Na corrida, segundo Hegedus (1986), as fases da ação dos membros inferiores devem ser observadas para que o corredor consiga maximizar seu desempenho durante todo o trajeto. São fases da corrida e suas definições:

Segundo Weineck (1999), a proporção de fibras musculares de tipo I e II é definida geneticamente e acaba por ser, muitas vezes, determinante para o sucesso em determinada modalidade. Quanto às fibras musculares, assinale a afirmativa correta.

Durante o processo de aprendizagem, os alunos constroem o gesto motor até dominarem o movimento. Segundo Magill (1993), o modelo de estágios do processo de aprendizagem de Fitts e Posner é dividido em:

Segundo Kunz (1998), o processo de ensino do Esporte deverá conduzir ao desenvolvimento de três competências: objetiva, social e comunicativa. Para desenvolver a competência objetiva, o aluno deverá:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282