Pedrinelli e Nabeiro (2012) relacionam o universo de possibilidades do corpo da pessoa com deficiência e esporte . A partir desses autores, o professor de educação física que atua com esse binômio, deve:
Segundo Weineck (1999), a duração e o percurso ideal de um exercício são determinados de acordo com o objetivo do treinamento. O autor explica ainda que a aceleração, fundamental para um corredor de velocidade, deve ser treinada em um percurso que corresponda à capacidade de desempenho individual do atleta de sprint. Contudo, há uma sugestão de metragem para o treino de aceleração. Reconhecer essa distância evita lesões, não torna o treino insuficiente ou evita atingir outros tipos de fases da corrida. Assinale a alternativa que indica a metragem que se deve treinar os corredores de sprint.
O Lazer vem tendo o seu conceito alterado a partir de transformações sócio-históricas. Ao ser considerado um instrumento de intervenção profissional, na área do ensino em Educação Física, pode-se dizer que as atividades de lazer:
O Treinamento Desportivo é composto por várias fases. Tubino et al. (2007) diz que podemos incluir a aplicação de testes físicos para a identificação das qualidades/valências físicas na Fase de Diagnóstico Físico dos atletas/alunos. Estes testes possuem um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos para a sua aplicação, os protocolos. Pela sua validação científica, os protocolos oferecem segurança e confiabilidade na avaliação. Assinale a alternativa correta quanto aos testes para avaliar a Força Explosiva dos Membros Inferiores, valência física presente em grande parte das modalidades esportivas.
Aprender a jogar está diretamente relacionado ao domínio dos fundamentos do desporto e tal fato proporcionará ao atleta a autonomia para a prática. No caso dos desportos, esta autonomia, dar-se-á a partir de situações de aplicação destes conteúdos no processo ensino-aprendizagem. Crianças e jovens não necessitam inicialmente de elementos que proporcionem especialização, mas sim da familiarização com os elementos técnicos, táticos ou físicos. Para entendermos os fundamentos técnicos básicos do Basquetebol, podemos abordá-los na forma de movimentos da modalidade (Daiuto,1973; Almeida, 1999; Villas Bôas, 2004): o domínio do corpo, o manejo de bola, o drible, os passes, os arremessos e os rebotes. Assinale a alternativa correta quanto a estes fundamentos.
O Handebol, como todos os desportos, possui regras básicas e características técnicas e táticas. Este jogo coletivo tem como característica:
Segundo Sadi (2010), o sistema de classificação proposto pela Pedagogia do Esporte leva em conta as condições e os objetivos das táticas dos jogos. Assim, I – Invasão; II - Rede/Parede; III - Rebatida/ Campo e IV – Alvo, servem como categorias em que as modalidades são enquadradas. Assinale a alternativa em que todas as modadlidades estão corretas e respectivamente relacionadas à classificação apresentada.
Durante uma aula/treino, um aluno adulto entra em parada cardiorrespiratória. Após todos os procedimentos iniciais, é necessário começar a ressuscitação cardiopulmonar. Sendo apenas o professor a realizar o procedimento, a relação por minuto entre compressões torácicas e ventilações (sem vias aéreas avançadas) que deve ser realizada, até a chegada do socorro, incluindo profundidade mínima e máxima das compressões, segundo American Heart Association (2015), é de:
Atualmente, a presença do Esporte no ambiente escolar sugere algumas ações diferenciadas. Baseando-se em sugestões presentes em Assis (2001), assinale a alternativa que NÃO se refere a esse contexto.
Sabe-se que o profissional de Educação Física deve estar atento ao processo de desenvolvimento e aprendizagem das habilidades motoras, em crianças e jovens, relacionadas ao esporte. Segundo Moreira (1999), se considerarmos que a aprendizagem do esporte deve ser significativa para o aluno, esta depende da disposição do aluno em aprender em interação com seu conhecimento prévio, além da utilização de recursos, pelo professor, considerando tais questões. Tani (2005), também ressalta que a interação do aprendiz no ambiente facilita o aprendizado: ele aprende novas tarefas ou adapta habilidades já aprendidas. Assim, percebe-se que a participação ativa leva ao aprendizado. Assinale a alternativa que NÃO está relacionada à participação ativa, segundo os Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo (2009).
O Treinamento Esportivo, segundo Pellegrinotti (2002), visa buscar respostas, na performance do indivíduo, vinculadas à melhoria do desempenho na prática esportiva ou na atividade física para a saúde. A metodologia científica do treinamento, além do objetivo já apontado, tem considerado investir na inibição de efeitos nocivos ao sistema orgânico e psicológico do praticante, uma vez que muito tem sido discutido sobre os pontos positivos e negativos do esporte e da atividade física na saúde das pessoas. Assinale a afirmativa que melhor retrata essa questão.
Na corrida, segundo Hegedus (1986), as fases da ação dos membros inferiores devem ser observadas para que o corredor consiga maximizar seu desempenho durante todo o trajeto. São fases da corrida e suas definições:
Segundo Weineck (1999), a proporção de fibras musculares de tipo I e II é definida geneticamente e acaba por ser, muitas vezes, determinante para o sucesso em determinada modalidade. Quanto às fibras musculares, assinale a afirmativa correta.
Durante o processo de aprendizagem, os alunos constroem o gesto motor até dominarem o movimento. Segundo Magill (1993), o modelo de estágios do processo de aprendizagem de Fitts e Posner é dividido em:
Segundo Kunz (1998), o processo de ensino do Esporte deverá conduzir ao desenvolvimento de três competências: objetiva, social e comunicativa. Para desenvolver a competência objetiva, o aluno deverá: