Sobre o conceito de comunicação interna, considere as seguintes afirmativas:
1.O conjunto de instrumentos de comunicação interna inclui os eventos de confraternização, a comunicação face a face, a intranet, o rádio-empresa e o house organ.
2.A comunicação interna pode ser avaliada por meio de pesquisas e indicadores, dada a interdependência entre suas ações e as de outras áreas usuárias de suas ferramentas.
3.No monitoramento do ambiente interno de uma organização realizado mediante a análise SWOT, são avaliadas as oportunidades e forças de uma ideia, de um projeto ou de um produto.
Assinale a alternativa correta.
No Brasil, o Estado tem se caracterizado como um dos maiores clientes do mercado publicitário. No que diz respeito à utilização da publicidade pelos órgãos públicos, é correto afirmar que seu uso:
1.informa o cidadão de seus direitos, muitas vezes pouco evidenciados pela legislação.
2.altera positivamente comportamentos sociais, como as campanhas de saúde pública.
3.melhora o conhecimento de serviços públicos, pois muitos cidadãos desconhecem o que tais entidades podem oferecer.
4.promove pessoas em cargos públicos, inclusive visando propósitos eleitorais.
Assinale a alternativa correta.
Levando em conta os conhecimentos sobre o conceito de identidade organizacional, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras V ou falsas F:
( ) É composta pela missão, valores e princípios organizacionais.
( ) Influencia grupos externos na percepção da organização.
( ) É a projeção pública da organização.
( ) Corresponde à personalidade da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O reconhecimento da Opinião Pública é de extrema importância para o entendimento da Publicidade como natureza e processo. No que diz respeito ao conceito de Opinião Pública, considere as seguintes afirmativas:
1.É a expressão do sentimento de um grupo social sobre uma questão controversa em um momento específico.
2.É um fenômeno social coletivo, mas se apoia em uma realidade individual.
3.Está relacionada a um fenômeno social de caráter político.
Assinale a alternativa correta.
A escolha da mídia adequada para transmitir uma mensagem é uma importante etapa do Plano de Mídia. Com ela, o anunciante procura atingir:
Sobre o conceito de redes sociais na internet, considere as seguintes afirmativas:
1.Os atores são o primeiro elemento da rede social, representados pelos nós (ou nodos).
2.As conexões de uma rede social são constituídas dos laços sociais, que, por sua vez, são formados através da interação social entre os atores.
3.A interação representa um processo sempre comunicacional.
4.A interação social, no âmbito do ciberespaço, se dá de forma síncrona, ou seja, em tempo real.
Assinale a alternativa correta.
Pela ótica publicitária, Roberto Menna Barreto (1982) diz que “criatividade é sinônimo de solução de problema" e “criatividade em propaganda é o que persuade contingentes humanos – público, mercado – sobre os valores de um produto, um serviço, ou meramente um ponto de vista". São considerados potencializadores do processo criativo:
1.Ler todos os dias dois jornais, uma revista, escutar música e assistir pouca televisão.
2.Ir ao cinema pelo menos uma vez por semana.
3.Ler no mínimo 20 livros previamente selecionados, sendo apenas um sobre propaganda.
4.Ter hobbies e outros interesses.
Assinale a alternativa correta.
Sobre o Plano de Mídia, é correto afirmar:
A comunicação interna é um dos grandes desafios de todas as organizações. A respeito do processo de comunicação interna, considere as seguintes afirmativas:
1.Não se restringe à comunicação descendente, incluindo a comunicação horizontal e a comunicação ascendente.
2.Comunicação descendente é a característica principal do fluxo democrático de informações de uma empresa.
3.Tem por objetivo promover o equilíbrio do clima interno por meio de análise e monitoração do ambiente.
Assinale a alternativa correta.
O conceito de endomarketing objetiva manter informados todos os integrantes da organização sobre a sua cultura, política, objetivos e diretrizes. Sobre o assunto, considere as afirmativas abaixo:
1.Os projetos de endomarketing são essencialmente sistêmicos.
2.Os projetos de endomarketing diminuem os custos com propaganda e publicidade.
3.Endomarketing é a tarefa bem-sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários para atender bem os consumidores.
Assinale a alternativa correta.
Marketing e Publicidade são áreas interdependentes nas organizações. Sobre essa relação, considere as seguintes afirmativas:
1.Ambos contribuem para criar valor e gerar lucro para a organização.
2.O marketing faz uso de estratégias de comunicação para criar necessidades de mercado.
3.A publicidade faz uso de uma comunicação dirigida em nível interno e externo, objetivando informar, persuadir e lembrar.
4.A publicidade está inserida no composto de marketing.
Assinale a alternativa correta.
As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e fazer frente a todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. Assim, sob a ótica do planejamento estratégico de comunicação, considere as seguintes afirmativas:
1.A visão estratégica é implementada por etapas, começando pelo plano de comunicação e, a partir dos seus resultados, incluindo-se o planejamento estratégico global da organização.
2.A alta administração deve entender a comunicação como fator estratégico na divulgação da missão e dos valores da organização perante todos os seus públicos.
3.A elaboração de um plano estratégico deve ser pensada a partir de uma tomada de decisão das autoridades da organização, após ouvir especialistas no assunto e profissionais de comunicação.
4.Ameaças do macroambiente não constituem fatores que devam ser observados na construção de um planejamento, uma vez que fatores externos não afetam a comunicação de uma organização.
Assinale a alternativa correta.
A passagem do marketing de massa para o marketing segmentado causou um dramático impacto sobre o processo comunicativo nas organizações. Assim, os programas de marketing estão cada vez mais focados na construção de relacionamentos mais fortes com os públicos estratégicos e mais afastados da comunicação massiva. Sobre esse impacto, considere os seguintes fatores:
1.O advento dos serviços de Streaming.
2.O impacto das tecnologias de informação e comunicação.
3.A ampliação dos canais de comunicação.
4.A fragmentação das mídias de massa.
São fatores determinantes para o cenário apresentado:
A manutenção da imagem corporativa é um importante instrumento de vantagem competitiva. Nesse sentido, a ferramenta mais indicada para avaliar e mensurar a imagem corporativa de uma organização é:
Segundo o CONAR, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:
( ) A classificação indicativa das campanhas publicitárias por faixa etária e horário é feita pelo CONAR.
( ) A palavra consumidor refere-se ao público-alvo do anúncio.
( ) O CONAR propõe a divisão da responsabilidade sobre o anúncio entre agência de publicidade, anunciante e veículo de divulgação.
( ) O CONAR trata como anúncio a publicidade realizada em espaço ou tempo pagos pelo anunciante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.