Quem ama inventa. (Mário Quintana)
Quem ama inventa as coisas que ama...
Talvez chegaste quando eu te sonhava.
Então de súbito acendeu-se a chama!
Era a brasa dormida que acordava...
E era um revoo sobre a ruinaria.
Tangidos por uns anjos peregrinos
Cujo dom é fazer ressurreições...
Um ritmo divino? Oh! Simplesmente
O palpitar de nossos corações
Batendo juntos e festivamente
Ou sozinhos, num ritmo tristonho...
Oh! Meu pobre, meu grande amor distante.
Nem sabes tu o bem que faz à gente
Haver sonhado... e ter vivido o sonho!
No segundo verso do poema, há quatro palavras com encontros consonantais, são elas:
Sabendo que o determinante da matriz é 10, então o determinante da matriz é é:
Para se conseguir o efeito tachado duplo no editor de textos Microsoft Word, é usada qual combinação
de Teclas?
Leia as afirmativas sobre o município de Itapema e marque a alternativa correta.
1 - O Rancho que abrigava a embarcação de pesca artesanal "Normalista" foi transformado no "Acervo
Cultural do "Seu Niquinho", o qual registra a vida de sua família e de outros destacados pescadores de
Itapema.
2 - O Mirante do Encanto tem 26 metros de altura e sua base está 130 metros acima do nível do mar. No
ponto mais alto aberto aos visitantes está disponível uma visão 360º de toda Costa Esmeralda.
3 - No encontro do Rio Bela Cruz com o mar, a Ponte dos Suspiros serve de cenário para muitas
fotografias. Feita de pedras, com arcos nas laterais da cobertura, faz a ligação para pedestres entre dois
trechos da praia.
4 - No Parque Calçadão, aproximadamente 35 capivaras vivem entre as Ruas 318 e 320, na região próxima
ao Rio Perequê. Os animais são avistados com frequência pela população que trafega pela local. O Parque
das Capivaras foi idealizado com o objetivo de preservar a vida desses roedores e a vegetação local.
Epistaxe é a perda de sangue pelo nariz quando algum vaso sanguíneo se rompe.
Ao socorrer uma vítima com Epistaxe, é correto:
Quem ama inventa. (Mário Quintana)
Quem ama inventa as coisas que ama...
Talvez chegaste quando eu te sonhava.
Então de súbito acendeu-se a chama!
Era a brasa dormida que acordava...
E era um revoo sobre a ruinaria.
Tangidos por uns anjos peregrinos
Cujo dom é fazer ressurreições...
Um ritmo divino? Oh! Simplesmente
O palpitar de nossos corações
Batendo juntos e festivamente
Ou sozinhos, num ritmo tristonho...
Oh! Meu pobre, meu grande amor distante.
Nem sabes tu o bem que faz à gente
Haver sonhado... e ter vivido o sonho!
Veja sequencialmente estas palavras do poema: “coisas” (1º verso), “talvez” (2º verso), “sobre” (5º verso), e “tristonho” (11º verso). Quanto à classe de palavras, elas são:
Quanto tempo a mais um capital levaria para triplicar no regime de juros simples em relação ao regime de juros compostos, se considerarmos uma taxa de juros de 10% a.m.? (Use ln 1,1 0,1 e ln 3 1,1)
Analise a imagem a seguir para responder às duas próximas questões.
A fórmula foi aplicada em qual célula?
À luz do art. 2º da Lei nº 2103/2003, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens iniciados por
parênteses e assinale a alternativa correta.
O Plano de Cargos e Vencimentos será fundamentado na qualificação profissional e no desempenho,
visando a melhoria da qualidade do serviço, valorização e desenvolvimento da política de recursos
humanos, mediante, dentre outros, os seguintes procedimentos gerenciais:
( ) compatibilizar as atribuições dos cargos com a estrutura organizacional;
( ) hierarquizar os cargos conforme o grau de responsabilidade e complexidade das atividades
desenvolvidas;
( ) estabelecer as nomeações;
( ) estimular o aperfeiçoamento profissional, mediante a perspectiva de ascensão funcional e profissional;
( ) estabelecer uma tabela de vencimentos que represente a valoração do cargo pelo seu grau de
complexidade, pela escolaridade do ocupante, bem como pela necessidade de formação técnica e
qualificação profissional.
Assinale a alternativa incorreta.
Quem ama inventa. (Mário Quintana)
Quem ama inventa as coisas que ama...
Talvez chegaste quando eu te sonhava.
Então de súbito acendeu-se a chama!
Era a brasa dormida que acordava...
E era um revoo sobre a ruinaria.
Tangidos por uns anjos peregrinos
Cujo dom é fazer ressurreições...
Um ritmo divino? Oh! Simplesmente
O palpitar de nossos corações
Batendo juntos e festivamente
Ou sozinhos, num ritmo tristonho...
Oh! Meu pobre, meu grande amor distante.
Nem sabes tu o bem que faz à gente
Haver sonhado... e ter vivido o sonho!
Leia os itens e assinale a alternativa correta. I - O eu lírico dirige-se à pessoa amada. II - O eu lírico trata seu interlocutor na 2ª pessoa do singular (tu). III - O eu lírico mantém coerência no tratamento que dá ao seu interlocutor, porque ele sempre se dirige tratando-o na 2ª pessoa do singular (tu); a 3ª pessoa do singular é utilizada quando ele se refere ao tema do qual se ocupa, que é o amor. IV - De tanto querer amar ou de tanto amar o amor, o eu lírico sonhou ou inventou um ser amado, e com ele, viveu um sonho de amor. Assim, embora o ser amado não fosse real, o sonho de amor foi realmente vivido. V - As formas verbais “chegaste” (2º verso) e “sabes” (13º verso) estão respectivamente no pretérito perfeito do indicativo e no imperativo afirmativo para dar razão ao que o poeta sentia.
A figura abaixo é formada por 4 triângulos isósceles e um quadrado. Sabendo que a área do quadrado
é 27m², o perímetro de ABCDEFGH é:
Em uma determinada competição esportiva, uma equipe recebe 5 pontos caso vença uma partida e perde 2 pontos caso não vença a partida. As partidas dessa competição não podem terminar empatadas. Uma determinada equipe jogou 30 vezes no campeonato e obteve 24 pontos, então o número de derrotas dessa equipe foi:
Analise a imagem a seguir para responder às duas próximas questões.
Quais botões (comandos) foram usados para obter o resultado nas células A1, B1 e C1?
Fonética é a parte da gramática que estuda os sons da fala ou fonemas. Sabemos que existe a palavra falada e a palavra escrita. Para escrever, usamos letras, que pronunciadas, representam um som. Esse som é o fonema. Os símbolos que representam graficamente os fonemas são chamados de letras. Nem sempre o número de letras das palavras corresponde ao de fonemas. Diante disso, observe as palavras a seguir e assinale a alternativa incorreta: