O estilo artístico que surgiu na França, que refletia, portanto, os valores de uma sociedade fútil que buscava nas obras de arte algo que lhe desse prazer e a levasse a esquecer de seus problemas reais com cenas eróticas ou galantes da vida cortesã e da mitologia, caracterizado pelas linhas curvas, delicadas e fluídas, cores suaves, caráter lúdico e mundano dos retratos e das festas galantes, é o:
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.
A ______________ propõe uma revolução no universo das sensações e da forma, a __________________ propõe no campo das ideias, abrangendo esferas não artísticas como a política, o corpo, a sexualidade, a filosofia, a ética e demais interfaces estabelecidas pela produção cultural de nossos dias.
Em uma aula sobre pintores brasileiros, o Professor de Artes pode apresentar aos seus alunos a seguinte imagem:
Com a imagem apresentada, o Professor de Artes poderá destacar aos seus alunos que, no contexto das artes plásticas, os traços e as técnicas utilizadas são atribuídas do seguinte artista brasileiro:
Com o intuito de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Ficção que apresenta uma coisa para dar ideia de uma outra. Pintura ou escultura que representa ideias ou qualidades abstratas (por exemplo, a Fortaleza) por meio de um objeto ou figura, ou por um agrupamento de figuras. Desempenhou grande papel na arte clássica e neoclássica. No Renascimento eram associadas à mitologia e literatura greco-romanas"
No contexto das Artes, o fragmento acima conceitua:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado apreciar obras de artistas relacionadas a essas festas e lendas contadas e registradas no território brasileiro. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
Um Professor de Artes que deseja desenvolver o eixo norteador “espaços dedicados às artes” com alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
No Renascimento, enquanto movimento artístico, a razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passa a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo. Este movimento artístico teve como principal expoente:
A linguagem visual transmite ideias e sensações através de símbolos que causam um maior impacto e efeito no observador do que a linguagem conceitual em alguns momentos. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, são a matéria-prima de toda informação visual. Em relação ao elemento básico, o ponto, não é correto afirmar que:
Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram, ao invés de pedras preciosas como queriam, figuras aparentemente incompreensíveis gravadas nas pedras. No Nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba, encontra-se a maior concentração de arte rupestre do mundo. Analise as afirmativas abaixo em relação a arte rupestre.
I. Os temas estão ligados ao cotidiano, como caça, fertilidade, objetos domésticos ou de trabalho.
II. Desenvolve-se igualmente o senso de proporções e ornamentação.
III. Produz obras de grande qualidade estética, estruturada em segmentos geométricos.
IV. As pinturas são realizadas com os dedos ou com a ajuda de utensílios.
V. As substâncias líquidas, água, clara de ovo e sangue são empregadas nas pinturas.
Estão corretas apenas:
A Arte Contemporânea é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial e se prolonga até os dias atuais. Em relação a arte contemporânea, não é correto afirmar que: