Marque a alternativa que se contrapõe ao dever do Assistente Social Relações com Assistentes Sociais e outros/as Profissionais.
O conhecimento interdisciplinar deve ser uma lógica de descoberta, uma abertura recíproca, uma comunicação entre os saberes. Diante desta afirmação, marque a opção que incorreta.
Entre as atribuições e competências da/o assistente social na sua interface com o controle social no SUS destacamos as práticas de mobilização, participação e controle social. Sobre esta concepção marque a ALTERNATIVA CORRETA
Considerando as especificidades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, marque a alternativa CORRETA:
As ações desenvolvidas na Proteção Social Especial (PSE) devem ter centralidade na família e como pressuposto o fortalecimento e o resgate de vínculos familiares e comunitários, ou a construção de novas referências, quando for o caso. Neste caso, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, cumpre um papel importante. Marque a alternativa INCORRETA:
Com base nas resoluções Nº 109, de 11 de novembro de 2009 e Nº 13, de 13 de maio de 2014 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) que aprovam a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, e prevê a oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), deve desenvolver as seguintes ações, exceto:
As mudanças que ocorrem no plano socioeconômico-cultural interferem na dinâmica e na estrutura familiar, provocando alterações em sua organização tradicional. Por isto, não se pode falar de família, uma vez que há vários arranjos familiares para contemplar a diversidade de relações que convivem no ambiente doméstico.
Assim sendo, analise as 3 afirmações a seguir e marque a resposta certa:
I. A família é a única a ser responsabilizada pela garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vêm se estruturando.
II. A família é uma construção social que varia segundo as épocas, e, por conseguinte, ela se ausenta do processo civilizatório responsável pela humanização e socialização das pessoas.
III. A família é um grupo de indivíduos ligados por laços de sangue e que habitam a mesma casa e, a partir do momento em que outras pessoas se agregam a este grupo, ele deixa de ser uma família.
O Serviço Social atua na satisfação das demandas sociais postas. A forma com que os profissionais atuam diante das demandas diárias reflete qual é o projeto profissional que ele defende. Assim, sabendo que não há uma homogeneidade na profissão, mas sim uma hegemonia de um determinado projeto de profissão – atualmente, o que convencionamos chamar de projeto ético-político da profissão. Desta forma, os diferentes projetos estão em constante disputa. Cada projeto determina uma interpretação da realidade e por isso interfere no papel e atuação do assistente social nos diferentes espaços sociocupacionais. Desse modo, a alternativa que mais se aproxima do que, em geral, se espera do papel do assistente social é:
Cabe ao assistente social pensar a ética como pressuposto teórico-político que remete ao enfrentamento das contradições postas à profissão, a partir de uma visão crítica, e fundamentada teoricamente, das derivações ético-políticas do agir profissional. Nessa direção, marque a alternativa que não expressa um princípio do código de ética profissional:
São elementos necessários para o processo de formação de equipes interdisciplinares. Considere V para verdadeiro e F para falso, conforme as afirmativas a seguir:
( ) superar a confusão entre o trabalho multidisciplinar, onde diversos profissionais trabalham em parceria resolvendo problemas ou executando programas e o trabalho interdisciplinar, onde um tema complexo é focado sobre o olhar de várias disciplinas, na busca de uma interpretação ou de uma resposta menos parcial do que a dada por uma área específica.
( ) A apreensão da realidade exige um acordo democrático entre as diferentes disciplinas. A objetividade e a subjetividade são ambas partes integrantes da realidade e a dicotomia entre sujeito/objeto, cultura/natureza, idealismo/materialismo, observador/observado é então consequentemente questionada, indicando o fim da dualidade entre as ciências naturais e sociais.
( ) O processo de formação de equipes interdisciplinares deve ter em conta o objeto de estudo e que disciplinas contribuirão na produção de conhecimento sobre esse objeto. A partir daí o trabalho interdisciplinar poderá responder as questões apresentadas, de modo que estas respostas sejam mais efetivas que as respostas dadas por uma produção de conhecimento fracionada, geradora de soluções fragmentadas.
( ) A questão da comunicação é relevante na formação de uma equipe interdisciplinar, pois cada profissional deve comunicar seu saber, dar sua contribuição, bem como expor suas limitações, do mesmo modo que ouvir as demais áreas e buscar compreendê-las, sem que isso signifique uma “invadir" ou "ser invadido" em cada área do saber. O processo de interlocução deve contemplar conceitos, teorias, disciplinas, métodos, bem como a realidade, na busca de clarificar a verdade
( ) O antagonismo presente nas relações sociais deve ser desconsiderado na formação de uma equipe interdisciplinar, que atuará no contexto de diferentes especializações profissionais, atendendo a demandas complexas – daí a necessidade de a equipe ser interdisciplinar - e dentro de determinações institucionais/organizacionais.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é