De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries, ao se trabalhar a temática transversal “Respeito mútuo” espera-se que os alunos dos primeiros e segundo ciclos do Ensino Fundamental construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Ética, que lhes permitam ser capazes de:
O uso da vírgula em "uma fantástica astronave, que atravessa os vastos céus" (L. 4) justifica-se pelo mesmo motivo que em
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as escolas deverão estabelecer, como norteadores de suas ações pedagógicas:
Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:
E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:
Considerando os marcos de desenvolvimento infantil e, guardadas as proporções, é preocupante uma criança que se apresente excessivamente medrosa, tímida ou agressiva. Este fato constitui um sinal de alarme no desenvolvimento infantil da seguinte dimensão:
Para avaliação do desenvolvimento de uma criança, o Psicopedagogo pode propor à família da mesma que a solicitem em algumas tarefas da casa, como por exemplo, ajudar a arrumar as roupas dentro do cesto, como na imagem a seguir:
Uma vez realizada a atividade solicitada, o Psicopedagogo escutar a criança acerca da experiência vivida bem como suas impressões. De tal modo, esta atividade possibilitará ao profissional inferências e observações acerca do seguinte aspecto do desenvolvimento infantil:
É importante que o Regimento Escolar preveja ao aluno a perspectiva de tomar conhecimento do seu aproveitamento escolar e de sua frequência, no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, no âmbito deste documento, tal medida constitui: