Para avaliação do desenvolvimento de uma criança, o Psicopedagogo pode propor a ela um jogo que implica ligar os pontos pré-estabelecidos no papel Kraft no chão.
No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade possibilita observação do seguinte aspecto do desenvolvimento infantil:
Leia o trecho abaixo:
No fragmento em evidência, a palavra em negrito possui o mesmo valor morfossintático que a destacada em
A oração "que o mundo vem sendo espiritualmente unificado pela arte" (L.11) pode ser classificada da mesma forma que a indicada em
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, marque a alternativa INCORRETA.
Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:
E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:
Para avaliação do desenvolvimento de uma criança, o Psicopedagogo pode propor a ela uma atividade onde a mesma verbalize, fale a letra que será indicada pelo Profissional, como no painel da imagem a seguir:
No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade possibilita observação do seguinte aspecto do desenvolvimento infantil:
No contexto da temática transversal “Ética”, ao Professor que deseja desenvolver a temática transversal “Diálogo” com os alunos dos primeiros e segundo ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o mesmo deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Para desenvolvimento da escola é importante que o ritmo de instrução seja ajustado para atender aos alunos que aprendem com maior ou menor facilidade. No contexto do “ensino e aprendizagem" essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
Leia o trecho abaixo:
A alternativa em que a reestruturação mantém sentido do período acima transcrito é
É importante que a comunidade escolar possa tomar ciência, visando acompanhamento, de medidas adotadas pela equipe gestora da escolar nos casos de doenças contagiosas, irregularidades graves e soluções emergenciais ocorridas na escola. No âmbito da gestão democrática, essa atribuição:
Para avaliação do desenvolvimento de uma criança, o Psicopedagogo pode propor à família da criança que brinquem de cabana na caixa de papelão ou com material que for possível ou tiver disponibilidade (imagem a seguir).
Uma vez realizada a atividade solicitada, o Psicopedagogo escutar a criança acerca da experiência vivida bem como suas impressões. De tal modo, esta atividade possibilitará ao profissional inferências e observações acerca do seguinte aspecto do desenvolvimento infantil:
O Psicopedagogo pode incitar a criança a cantarolar a seguinte parlenda:
Essa formação literária pode auxiliar o Psicopedagogo a observar: