Em uma aula de Geografia, o Professor pode apresentar aos seus alunos das séries finais do Ensino Fundamental, a charge a seguir:
Esta charge representa oportunidade de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos a respeito da seguinte temática:
Em Geografia, há dispositivos para determinar a presença, distância e velocidade de um objeto por meio de transmissões de microondas. Atualmente, podem ser utilizados em diversos campos de navegação marítima e aérea, a orientação automática de satélites e mísseis; a medição de fenômenos atmosféricos; os estudos geológicos; o controle de velocidade e fluxos de veículos. Podemos corretamente associar tal definição ao seguinte conceito:
Observe os indicadores sociais abaixo:
Analisando os indicadores sociais acima, podemos corretamente associá-los ao seguinte país:
Um Professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “a formação dos blocos econômicos” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Sobre os recursos linguísticos usados no texto, é correto afirmar:
No contexto educacional, em que tendência pedagógica a “aprendizagem” é “baseada no desempenho”?
São temas referentes ao município de Caxias, o que trata a Lei Municipal nº 2.156/2014, exceto:
Considere o seguinte IDH – Índice de Desenvolvimento Humano (2010): 0,497. Dentre os países abaixo e, no contexto dos indicadores sociais, podemos corretamente associar este IDH ao seguinte país:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia, ao aluno é possibilitado relacionar as transformações identificadas nas paisagens terrestres à interação entre a sociedade e o meio natural. Essa habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia, ao aluno é possibilitado desenvolver noções de conservação ambiental. Essa habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia, ao aluno é possibilitado compreender a diferença entre a agricultura moderna e a agricultura tradicional. Essa habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Apenas em uma alternativa a forma pronominal “me” não exerce a mesma função sintática de “ao consumidor pobre” (L.52/53). Marque-a:
Não devem abranger obrigatoriamente, de acordo com a Lei nº 9.394/96, nos currículos do Ensino Fundamental: