Ravena é uma garota que gosta bastante de tecnologia e sempre fazia os seus trabalhos estudantis digitados. Em um dia bastante cheio em sua rotina, ela teve que fazer um artigo científico e por conta disso precisou utilizar o seu software favorito o Microsoft Word 2010. Nesse trabalho Ravena precisava digitar um texto divido em duas colunas retratando informações sobre as parasitoses mais acometidas em animais. Iniciando a digitação, Ravena utilizou alguns comandos para configurar o documento em duas colunas de tamanho igual. Em seguida, ela digitou todo o texto na coluna da esquerda. Ao concluir a digitação, evitando que o texto não ficasse apenas nessa coluna, ela resolveu quebrar o texto a partir do cursor, de forma que, do ponto em que o cursor se encontrava em diante, o texto pudesse iniciar na coluna da direita. Para a realização dessa ação, Ravena posicionou o cursor no ponto a partir do qual o texto deveria ser quebrado e clicou em que aba:
Analise os itens a seguir. I. Quem escolhe o tema a ser investigado são os alunos e professores. Ele é gerado pelos conflitos , pelas perturbações dos envolvidos, num determinado contexto, em seu ambiente de vida. II. Os professores, além de serem especialistas, são também aprendizes e passam a ser ativadores da aprendizagem, articuladores da prática e orientadores. Os itens I e II fazem referência a(o):
Francisco Homem (2003. salienta que o grande problema está na crença errônea de muitos profissionais em educação física de que o esporte é somente para quem tem talento. Dessa forma, cabe aos professores de educação física criar condições para que o esporte seja assumido como um valor de referência na formação de crianças e jovens. Assim todas as afirmações abaixo sobre o esporte estão corretas, EXCETO.
Em Educação Física, a avaliação é uma exigência para professor e aluno, e necessariamente deve ser realizada:
Jogos Competitivos tem como sua essência estimular a competição entre os participantes, porém é importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, e sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum. Um dos problemas deste tipo de jogos é que quando se colocam os indivíduos em situação de rivalidade, se eles sentirem que a sua aceitação depende de vencer ou perder, provocam altos níveis de angústia e agressividade. Como educadores, no jogo competitivo se deve evitar: I. A competição sistemática como única motivação; II. Propor repetidamente o mesmo tipo de jogos; III. A discriminação do sexo, do físico, etc. e a eliminação; IV. A valorização excessiva dos vencedores e dos perdedores; V. Premiar os vencedores Após análise das afirmações acima podemos concluir que:
Analise a charge e o texto que seguem e responda as questões:
Texto 2
Alegoria da Caverna
Por Lucas Martins
A Alegoria da Caverna é o texto mais conhecido de Platão, que levanta muitas questões sobre a
realidade, conhecimento, etc.
Na história, dois homens prisioneiros estão acorrentados numa caverna, virados de costas para a
abertura, por onde entra a luz solar. Eles sempre viveram ali, nesta posição. Conheciam os animais e as
plantas somente pelas suas sombras projetadas nas paredes. Um dia, um dos homens consegue se soltar,
e vai para fora da caverna. Fica encantado com a realidade, percebendo que foi iludido completamente
pelos seus sentidos dentro da caverna. Agora ele estava diante das coisas em si, e não suas sombras.
Diante do conhecimento. Retornou para a caverna, e contou para o companheiro o que havia visto. Este
não acreditou, e preferiu continuar na caverna, vendo e acreditando que o mundo é feito de sombras.
Para Platão, as coisas que nos chegam através dos sentidos (tato, visão, audição, etc), são apenas
as sombras das ideias. Quem estiver preso ao conhecimento das coisas sensíveis apenas não poderá
alcançar o mundo das ideias, ficando como o prisioneiro. Disponível em <
http://www.infoescola.com/filosofia/alegoria-da-caverna/>
Ainda sobre os textos, marque a opção correta:
Assinale a alternativa em que está correta a regência verbal:
Na frase “ Havia alunos e professores na palestra ontem.”, o verbo está no singular porque: